Ciclagem sem peixes.

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Diego Shimizu » 14 May 2020, 21:54

Mas o nitrito baixou ou não houve alteração também?
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 14 May 2020, 22:04

Então, tive Uma resposta em outro fórum que postei essa mesma pergunta e Usuário me disse uma coisa que realmente fazia sentido.

Quando estou ciclando com amoníaco eu estava colocando no aquário todos os dias 0,5 ml de amoníaco e como as bactérias estavam transformando amônia em nitrito eu nunca conseguia fazer o nitrito abaixar porque sempre havia produção dele.
Esse usuário então me pediu para parar de aplicar o amônia pois era pra se ter amônia somente até o Pico de amônia e ele zerar como no meu aquário o pico de amônia já zerou a muitos dias não tinha mais necessidade de acrescentar ela diariamente.

Então já faz cerca de três dias que não coloco mais amônia no aquário e o nitrito já estava achando já caiu pra mais da metade do que tinha no dia que coloquei a pergunta aqui no fórum. No ritmo que estava caindo acredito que amanhã ou no máximo sábado já deve ter zerado o nitrito do aquário.

Quando ele zerar somente mais um teste de aplicar mais um pouco de amônia para ter um pico e ver se consigo zerar os dois picos em 24h.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Diego Shimizu » 15 May 2020, 19:12

Já li sobre, mas nunca fiz a ciclagem com amoníaco, então, não me recordo do processo.
Mas vamos pensar em algo: o ciclo do nitrogênio é Amônia > Nitrito > Nitrato.
Ou seja, para que haja Nitrito, é necessário que haja amônia sendo decomposta.
O que foi explicado parece fazer sentido em partes. O que talvez acontece com a adição do amoníaco é que a quantidade adicionada seja muto acima daquela que seria 'naturalmente' adicionada pelos peixes / matéria orgânica em uma montagem já estabilizada. Agora, no meu entendimento, deixar de adicionar qualquer fonte de amônia, seria interromper a primeira parte do ciclo, que dará origem ao nitrito. Logo, o nitrito disponível será consumido sem que haja uma "reposição" a altura...
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 15 May 2020, 20:10

Sim, concordo com você.

Acho que o problema no meu aquário deveria ser o excesso de nitrito sendo produzido e as bactérias não estavam da do conta de eliminá-lo para nitrato.

Acho que como você disse adicionar amoníaco diariamente seria uma fonte de amônia muito acima do que seria criado de forma natural e com isso meu sistema de filtragem não daria conta de eliminar e fechar o ciclo.

Nas minhas contas extrapoladas na quarta estava com 28 ppm ontem reduziu para 10 e hoje medi e estava com 1,75 ppm, provável que amanhã esteja zerado.

Aí vou fazer um teste de colocar de 2 a 3 ppm de amônia e ver se o sistema de filtragem consegue zerar o nitrito, nas minhas outras medições 2,5 ppm de amônia eu consigo zerar em 24h agora preciso ver se o nitrito também vai conseguir zerar.

Uma outra dúvida aproveitando a ajuda de vocês meu KH abaixou para 1,5 e estou com um pH de 7,2 alguma dica para elevar o KH e não mudar o pH, pois os peixes que vou colocar são molinesias.

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Diego Shimizu » 15 May 2020, 20:37

Ótimo.

Sobre o Kh, eu costumo adicionar bicarbonato de sódio ou sulfato de magnésio, mas ambos acabam alterando também o ph. Acredito que a solução seria usar algum tamponador alcalino associado com um tamponador ácido (nunca utilizei).

O vídeo abaixo explica melhor, acho que pode te ajudar

Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 15 May 2020, 21:39

Eu tinha visto em um vídeo e lido em outro fórum que poderia aumentar o KH e pH com bicarbonato ou sulfato de magnésio e depois abaixar o pH com ingestão de CO2.

Que não iria mexer no KH.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 24 May 2020, 13:59

Mas o nitrito baixou ou não houve alteração também?
Olá, então no domingo passado terminei a ciclagem do aquário onde estava praticamente zero 0,25 o nitrito e a amônia zerada.

Fiz algumas medições nos dias seguintes e hoje uma semana que os peixes estão no aquário 4 filhotes de molinesia (estão com 2 meses) e a amônia e nitrito zerados.

Agora vou continuar a acompanhar durante as próximas semanas para colocar algumas plantas e mais peixes do mesmo porte.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

renardbh
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 03 Jun 2020, 23:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby renardbh » 04 Jun 2020, 00:04

Olá amigos. Acompanho sempre as postagens deste fórum. Respeito e valorizo muito o conhecimento de todos pois sou iniciante no hobby.
No entanto, estou tendo dificuldades com a ciclagem do meu aquário. Gostaria do auxílio de vocês.

Meu aquário tem 40 litros. Subtrato areia de rio, que lavei bem antes de inserir no vidro. Plantas artificiais. Um termostato de 55w e um filtro hangon com cerâmica que comprei a parte.
Iniciei a ciclagem há mais de 12 dias e não consigo fazer com que o nitrito suba. O que me faz pensar que as bactérias que digerem a amônia não estão atuando. (Certo?)

Estou colocando meia tampa de stability e algumas gotas de amônia diariamente. Nos meus testes, a amônia está fixa em 1 ppm e o nitrito em 0,25. Não altera nunca.

Não tenho peixes, pois estou aguardando a ciclagem. Alguém poderia me dar uma luz sobre o que estou fazendo de errado?

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 05 Jun 2020, 21:44

Olá amigo, qual filtro está utilizando e qual a quantidade de mídia biológica você tem?

Por acaso já fez o teste de ver se a quantidade de amônia zera se você não acrescentar mais, eu estava com um problema parecido, mas foi uma falha minha meu nitrito não reduzia, ficava colocando amônia diariamente e ela subia até 2 ou 3 e em 24 reduzia a 0 e meu nitrito só subia e nunca abaixava e o nitrato na mesma levada. Um amigo do fórum pediu para não colocar mais amônia e acompanhar parei os acréscimos e zerou e estabilizou.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

renardbh
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 03 Jun 2020, 23:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby renardbh » 06 Jun 2020, 13:31

Ei Gildásio. O meu filtro é um aquaone de 280l/h. Como meu aquario é de 40l penso ser mais do que suficiente. Certo? Quanto à midia, coloquei um pacote de cerâmica da ocean tech, de 70g. Na verdade, um pouco menos, pois não coube tudo no filtro.
Quando não coloco amônia, ela baixa, bem lentamente. Mas, pelo menos até agora não chegou a 0 em 24h.
O que estranhei, é que eu esperava o pico de nitrito, mas ele não acontece. Por mais amonia que eu coloque, ele está travado em 0,25.
17 dias com o aquario rodando e nitrito travado em 0,25.

O vendedor me recomendou hoje que simplesmente descartasse toda a agua, tratasse a nova com stability durante 7 dias e colocasse os peixes. Ponto final. Mas nunca confio muito em papo de vendedor.

O que será que está dando errado?


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests