Ciclagem sem peixes.

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Diego Shimizu » 22 Apr 2020, 15:08

Certeza que são as pedras e conchas. Dolomita e conchas alcalinizam (e muito) a água.
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 22 Apr 2020, 18:33

Vou retirar elas para verificar se tenho mudanças nesses dias


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 10 May 2020, 10:46

Pessoal até hoje continuo com o pico de nitrito, consegui ver do ph alcalino e conseguir estabilizar ele em 7,4.
Tive um problema com o meu aquecedor e com isso estou com dificuldades em manter a temperatura estável, estou utilizando um aquecedor sem termostato com isso preciso ficar ligando e desligando ele, logo durante as noites ele cai a temperatura até uns 25-26 graus durante o dia consigo deixar ele mais estável numa faixa de 30-31.
Isso pode estar afetando a ciclagem?

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Diego Shimizu » 10 May 2020, 10:54

Não acho que a temperatura seja o problema aí. Ela pode afetar a ciclagem se for muito baixa, mas vai atrasar o processo apenas em alguns dias.
Se continua tendo problemas com nitrito, verifique primeiro se o teste que utiliza está correto. Descartada essa opção, eu partiria pra uma melhora no sistema de filtragem (filtro e mídias). Se está com problemas sem peixes, quando colocá-los a tendência é piorar. Inclusive, antes de adicionar os peixes, seria importante corrigir a questão do termostato, senão será mais um problema que terá pra resolver (doenças).
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 10 May 2020, 11:06

Entendo, coloquei no domingo passado um kit da Prodibio com uma ampola do Bidgest nele para ver se poderia ajudar na questão das Nitrobecter, pois a minha amônia zera 24h ou até menos agora o nitrito como disse não se mexe... pensei em comprar mais mídia para colocar no filtro mas estou em dúvida...
Uma outra dúvida que fiquei agora foi com relação ao teste como você disse utilizo o teste de nitrito da labcon hoje realizei os teste e se mantiveram altos como sempre só que o seguinte fui tomar café e não limpei o tubos de ensaios e deixei eles parados e vi que a água dentro dele ficou turva e como se tivesse com uns sedimentos nela, veja a foto. Image

Será que estou esperando pouco tempo para se fazer as leituras agora se for olhar as cores pós formação desse sedimentos ela está mais clara, ou o teste pode está com algum problema?

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Diego Shimizu » 10 May 2020, 17:36

É, realmente pode ser problema com o teste. Eu particularmente já tive esse tipo de situação. O que você pode fazer é adquirir outro teste pra servir de contra-prova. Se os resultados divergirem, escreva ao SAC da Labcon. Eles costumam enviar um produto novo para repor àquele com defeito.
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 10 May 2020, 17:46

É, realmente pode ser problema com o teste. Eu particularmente já tive esse tipo de situação. O que você pode fazer é adquirir outro teste pra servir de contra-prova. Se os resultados divergirem, escreva ao SAC da Labcon. Eles costumam enviar um produto novo para repor àquele com defeito.
Sim vou escrever para eles para saber sobre esse tipo de situação.

Vou comprar mais mídias de qualquer forma para incrementar no filtro.

Volto a falar sobre algum retorno da Labcon.

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 14 May 2020, 09:48

Então pessoal conversei com a Labcon e eles me responderam ontem falando que a questão dos sedimentos no pote de teste.

A causa pode ter vido devido a dois fatores como meu aquário está ciclando os sedimentos podem ter sido causado pelo excesso de bactérias que estão dispersas na água do aquário, provável que na água que fiz a coleta vieram essas bactérias e como eu deixei a amostra com os reagentes muito tempo parada essas bactérias podem ter causado esses sedimentos.

Mas nós testes que eles fizeram no laboratório nada foi constatado de divergente nas amostras.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Diego Shimizu » 14 May 2020, 09:52

Puxa, nunca tinha ouvido falar nada parecido com isso.
Mas e hoje, como estão os testes?
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 14 May 2020, 21:19

Hoje fazendo os testes não estão aparecendo mais os sedimentos...

Como não estou deixando os fracos de amostras mais do que 10 minutos com as amostras.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest