Ciclagem sem peixes.

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Gabriel_Albuquerque
Planejador
Planejador
Posts: 19
Joined: 04 Feb 2018, 21:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Gabriel_Albuquerque » 28 Jun 2018, 22:35

Durante o período de ciclagem, com os parâmetros ainda oscilantes, o ph pode se alterar. Geralmente ficando mais alcalino, mesmo. Mas depois da ciclagem concluída a tendência é a água acidificar. Aguarda tudo zerar e refaz o teste.

absnetto
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 21 Jun 2018, 10:43
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: RE: Re: Ciclagem sem peixes.

Postby absnetto » 28 Jun 2018, 22:40

Durante o período de ciclagem, com os parâmetros ainda oscilantes, o ph pode se alterar. Geralmente ficando mais alcalino, mesmo. Mas depois da ciclagem concluída a tendência é a água acidificar. Aguarda tudo zerar e refaz o teste. Image
Obrigado, Gabriel

Enviado de meu moto g(6) usando o Tapatalk

absnetto
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 21 Jun 2018, 10:43
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby absnetto » 12 Jul 2018, 13:41

Continuo com a ciclagem, amônia já zera menos de 12 horas é o nitrito está fora da escala pra cima, está com 25 dias, porém agora começou a surgir algas verde escuro, li que pode ser muita agitação da água, procede? A bomba do meu filtro tem regulagem de 400 a 1000 litros/hora, está no máximo e com a mangueira de ar toda aberta... Alguma dica ?ImageImageImageImage

Enviado de meu moto g(6) usando o Tapatalk

gabrielgustavoo
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 03 Oct 2018, 13:10
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gabrielgustavoo » 03 Oct 2018, 15:03

Galera, aproveitando o tópico.
Estou começando com um aqua de 25l, fazendo a ciclagem sem peixes. Porém comecei tudo no dia 11/09 e ate o dia 25/09 a amônia teve seu pico e zerou. Agora o nitrito está mais alto do que tem na tabela do teste (estou usando o da labcon) e até hoje, dia 03/10, ele não abaixou praticamente nada. Demora tanto assim pra zerar o nitrito? Existe algo que eu possa fazer pra ajudar? Ou só devo esperar mesmo?

Informações:
- Aquário de 25l (ainda sem peixes)
- Filtro Atman Hf300 (estou usando as mídias que vem nele, vou colocar umas Aquamazon x100 mini pra ajudar, só estou esperando chegar)
- Termostato Sebo 50W (estou mantendo 30-32 graus que dizem ajudar na ciclagem)

naldosama
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 25 Dec 2019, 15:42
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby naldosama » 25 Dec 2019, 15:53

Boa tarde amigos do aquarismo estou ciclando meu aquario a 7 dias e a amonia continua alta.Coloquei aceleradores biologicos da marca microbe lift mais nada da amonia abaixar o que eu faço?

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 22 Apr 2020, 11:00

Olá amigos, estou ciclando o meu aquário a 17 dias com acelerador biológico adicionei amoníaco para alimentar as bactérias e a amônia está zerando com 24 horas o nitrito não está abaixando já faz uns 6 dias que ele começou a subir sem freio hoje ele já estourou a escala do teste da Labcon está muito acima de 2,8 ppm. Hoje fui fazer uma medição de nitrato com o teste da Prodac e ele já está com o valor de pelo menos de 50 mg/L.
Pessoal queria saber se continuo colocando amoníaco para alimentar as bactérias?
E saber o que faço para reduzir o nitrito e nitrato, o que já li que para reduzir nitrato devemos fazer TPA, será que faço para reduzir a quantia no aquário.

Meu setup é:
Aquário 70L
Água doce
Filtro Tidal 55
Mídia Matrix que veio no filtro (estou querendo comprar mais um pouco para aumentar no filtro, o que acham)
Temperatura: 33 °C
pH: 8,2 desde o início da ciclagem
Bomba submersa mini C

Obrigado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Diego Shimizu » 22 Apr 2020, 13:57

Gildasio,

Nunca usei a técnica do amoníaco para fazer a ciclagem então, não sei dizer se deve continuar adicionando ou não. Você pode dar uma pesquisada aqui no fórum que vai encontrar a explicação do método.

Quanto ao nitrito, é normal que ele tenha um pico. Esse é o processo de ciclagem. Recomendo que estudo mais sobre o assunto para entender melhor. Não faça TPA neste momento. Aguarde o período da ciclagem e o nitrito em breve baixará (talvez mais uns 10-15 dias). Aquarismo é paciência. Essa é uma virtude fundamental para o sucesso no hobby.

A Matrix é uma excelente mídia. Toquei meu aquário (300 litros) por anos com apenas um litro. Se deve adicionar mais ou não, depende da quantidade que possui atualmente (não foi mencionada na postagem), mas mídia biológica nunca é demais.

Qual fauna pretende manter aí? Achei seu ph muito alto. Nessa faixa, vai conseguir manter apenas ciclídeos africanos...
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 22 Apr 2020, 14:44

Obrigado pelo retorno.

Então, sobre a quantidade de mídia vou olhar quanto vem no filtro (250 mL). O que você acha da mídia Siporax mini, qual seria melhor para o Hang-on ela ou a Matrix?

Sobre o pH também estou achando muito alto, pois quando comecei a coclear ele está em 7.4 e foi subindo, como li que nesse momento da ciclagem o pH alto não é um problema não fiz uma correção. Ao terminar a ciclagem devo corrigir ele para voltar aos 7.2 ou 7.4.

Pretendo ter nesse aquário por agora molinesias, Guppy e alguns peixes pequenos e talvez algumas plantas (não muitas).
Queria colocar alguns outros tipos de peixes mas ele é pequeno....


Obrigado de qualquer forma.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Diego Shimizu » 22 Apr 2020, 14:47

Nunca usei a siporax mini, mas acredito que seja a melhor opção devido ao seu tamanho de filtro.

Quanto ao ph, não há nenhuma rocha que esteja alterando ele?
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

gildasio
Montador
Montador
Posts: 28
Joined: 18 Apr 2020, 11:46
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby gildasio » 22 Apr 2020, 15:04

Olha sobre as mídias, não conheço o tamanho da Siporax mini, mas a Matrix é bem pequena também, vou visitar alguma loja para ver se pego a referência, pois dependendo prefiro colocar mais Matrix, acho que mais 250 mL consigo colocar na mesma bolsa que veio nele...

Sobre o pH meu substrato é cascalho que acredito ser inerte o que tem de diferente são 3 pedras de Dolomita #4 e 3 conchas marinhas que meu filho colocou no aquário.

Serão que elas subiram o pH?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest