Ciclagem sem peixes.

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Xica » 17 Jan 2018, 10:34

E como está agora? Já colocou peixes?

novaesjr
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 18 Feb 2012, 17:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby novaesjr » 11 Feb 2018, 19:15

Boa noite.

Atualizando o status.

A amônia estava aparecendo supostamente pela acidez da água (tava muito ácida), abaixo da tabela da labcon. Adicionei um pouco de bicarbonato até chegar a 7.0. No dia seguinte a amônia e nitrito estavam zerados, sem fazer mais nada. Fiz uma TPA de 50%, adicionei a dose máxima de amônia, e no dia seguinte estavam zerados novamente. Então adicionei alguns peixes e venho acompanhando.

A minha bomba de circulação/oxigenação transformei em outro filtro, desta vez fiz um canister horizontal (ou talvez um hang-on), coloquei pendurado no vidro traseiro e a bomba ficando dentro do aquário. Sinto mais seguro ter os 2 filtros, pois como às vezes é difícil encontrar algo com preço bom e minha cidade, se um der problema tenho o outro para segurar as pontas enquanto me viro. Outra utilidade que vi nisso é que posso fazer manutenções alternadas nos filtros, sendo um mês em um e no outro mês no outro, ficando um intervalo de 2 meses entre cada manutenção no mesmo filtro. Assim, creio que a perda de bactérias seja menor e não seja sentida pelo sistema.

Minha fauna creio que não seja das mais ideais em termos de compatibilidades de peixes, mas aqui na minha região não temos muitas opções. E como o aquário já tinha ciclado, tinha que por alguns peixes para que o alimento das bactérias seja "in natura", e não "in farmácia" rsrsr. Então tinha um amigo se desfazendo de alguns peixes, pois estava montando um aqua de ciclídeos africanos para ele. Eu desanimei com os ciclídeos, depois que vi os preços aqui na região.

O setup hoje está assim:
- Aquário de 200 litros, vidro 8mm (C=100cm x L=40cm x A=50cm).
- 1 Filtro Canister Caseiro com bomba Atman de 1200L/h (vazão real 800L/h, devido a coluna) + 2KG de mídia biológica (genérica) + 400g de purigen + um bocado de perlon.
- 1 Filtro Canister/hang-on traseiro com bomba Sb1000c de 1000L/h (não medi a vazão real mas deve ser próximo disso, por não haver coluna dágua) + 1KG de mídia biológica (genérica) + perlon. Não coloquei filtragem química.
- Areia de Filtro fina (3 dedos no vidro dianteiro e 4 dedos no traseiro).
- Não possuo plantas naturais
- Temperatura em 30 a 32º.
- PH: 6,8 a 7.0

A amônia e nitrito estão se mantendo zerados. Tive um pequeno aumento do nitrito depois de uma troca de perlon, porém uns 2 dias depois normalizou.

O pH estou conseguindo manter em 6.8 a 7.0 sem maiores problemas, e sem injetar nenhum produto no aquário. Tenho um tronco natural e um coral pequeno, acho que achei a fórmula ideal de que um anula o outro. rsrs Nas TPA's tenho que ajustar a água da torneira, pois é bem ácida. Então uso um pouco de bicarbonato de sódio. Já estou craque, normalmente acerto a dose de primeira rsrs.. Como condicionamento da água da TPA estou usando Prime. Estou fazendo de 15 em 15 dias, com sifonagem.

A fauna hoje está assim:

(peixes que peguei com meu amigo, todos jovens adultos)
2 Acará severum comum
1 cascudo albino
1 Green Terror

(demais comprei em lojas, todos pequenos)
4 Acarás bandeira (pequenas)
1 kinguio pérola (acho) - (pequeno)
6 paulistinhas red
5 guppyes

Os guppyes e os paulistinhas eu adquiri para servir de alimento vivo para o green terror, pois não estava comendo ração há vários dias. Testei várias rações emprestadas, sem sucesso. Foram os menores peixes que encontrei. Porém não comeu nenhum, acabaram virando habitantes. Tive a perda de 3 guppyes alguns dias depois de colocá-los, sobrando 5. Mas como estão se dando bem, acho que vou colocar mais alguns. São bem ativos. Depois da semana do carnaval os estoques devem melhorar, e estou querendo adicionar mais alguns acarás bandeira e 1 kinguio comum.

Aceito sugestões.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Xica » 13 Feb 2018, 17:59

Menino, tira este pérola que já tem e não coloque mais kinguio algum. Só vão sofrer tendo estes peixes como companheiros de aquário.

novaesjr
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 18 Feb 2012, 17:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby novaesjr » 19 Feb 2018, 14:19

Qual seria o comportamento dele que demonstrasse que está sofrendo?

Pelo que observei aparentemente o comportamento dele está normal. Ele está bem ativo, nada de um lado para o outro, remexe bem a areia, quando vou alimentar vai lá em cima buscar comida junto com os outros peixes. Andei observando se algum peixe estaria atacando, e pelo menos nos momentos que fiquei observando, não vi ninguém partindo pra cima dele.. A cauda não tem nenhum sinal de que foi atacada por outros peixes.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Xica » 19 Feb 2018, 17:32

Qual seria o comportamento dele que demonstrasse que está sofrendo?
Não é uma questão de comportamento mas de que dia mais dia menos ele tem grande chance de ser atacado por outros peixes.

Bruno Barbosa
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 04 Feb 2018, 20:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Bruno Barbosa » 19 Feb 2018, 20:20

É normal que durante o período de Ciclagem do aquário o PH altere ?

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Xica » 21 Feb 2018, 17:05

É comum que se mantenha alcalino.
"Se alterar" significa oscilar? Se puder explicar com mais detalhes o que está acontecendo ajuda bastante.

Fabio Masckiewic
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 15 Mar 2018, 11:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby Fabio Masckiewic » 15 Mar 2018, 13:26

No meu caso, estou em processo de ciclagem a 30 dias, a amônia esta zerada, mas o nitrito apresenta-se em 2,8 ppm. Pergunto: Será que o nitrito ainda vai demorar para baixar? Devo ainda continuar adicionando amoníaco para testar a biologia do aquário? Obrigado.

prog
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 12 Jun 2018, 15:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby prog » 12 Jun 2018, 16:53

boa tarde, começando hoje meu primeiro aquario, vou ciclar com as informações que obtive aqui.
muito obrigado pela ajuda. :D

absnetto
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 21 Jun 2018, 10:43
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Ciclagem sem peixes.

Postby absnetto » 28 Jun 2018, 22:21

Olá pessoal, estou fazendo a ciclagem desde 17/06 com solução de amônia para alimentar as colônias de bactérias iniciais... Meu aquário tem 100L... Quando a amônia chega em 2,0 eu adiciono mais algumas gotas e o nitrito está em 1,75... Gostaria de saber se é normal o ph estar em 8,3 sendo que a água inicial tinha ph 7,3... Tenho plantas artificiais e seixo de rio, é um enfeite que os filhos pequenos me obrigaram a colocar kkk

Image

Enviado de meu moto g(6) usando o Tapatalk


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest