Ciclagem sem peixes.

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
livionakano
Colaborador
Posts: 170
Joined: 05 Aug 2004, 16:24
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0

Ciclagem sem peixes.

Postby livionakano » 27 Oct 2006, 16:44

Ciclagem sem peixes

Em um sistema fechado, como é um aquário doméstico, é indispensável a existência de, mecanismos que garantam a sustentabilidade desse sistema de maneira segura, preservando a saúde e o bem-estar da fauna e flora contidos em seu interior.
Portanto, uma fase fundamental na montagem de um aquário é o período em que há a proliferação e maturação de determinadas bactérias, com a capacidade de metabolizar tanto a amônia quanto o nitrito (processo conhecido como a nitrificação) convertendo-os em compostos menos tóxicos, sendo que o período em que essas colônias de bactérias se desenvolvem e multiplicam até o ponto de poder garantir que as concentrações de amônia e nitrito não atinjam níveis tóxicos é conhecido como Ciclagem.
A maneira mais difundida de se adicionar amônia de forma controlada durante o período de ciclagem, é a introdução de “peixes cicladores”, tolerantes à concentrações mais elevadas de amônia, que os permite sobreviver às flutuações e picos de NH3 comuns durante esta fase e possam continuar produzindo a amônia, e indiretamente, o NO2 necessários para o desenvolvimento de colonias de bactérias nitrificantes.
A proposta deste tópico é de apresentar uma maneira alternativa para garantir que haja uma ciclagem efetiva sem a utilização de “Peixes cicladores”.
Para este fim, ao invés de contar com a produção de amônia a partir da alimentação e dejetos da fauna, é possível adicionar diretamente NH3 para se alcançar concentrações adequadas para o desenvolvimento das colônias de bactérias nitrificantes. É a chamada “Ciclagem sem peixes”.

MATERIAL NECESSÁRIO
Aquario cheio com água sem cloro, com volume conhecido
Amoníaco (encontrado em farmácias, puro, sem corantes ou aditivos) – ATENÇÃO! não inale
Conta-gotas
Testes de amônia e nitrito
Filtro instalado e pronto para funcionar.

COMO INICIAR
Deve se adicionar uma quantidade suficiente para que a concentração de amônia atinja um pico (níveis de 2 a 5 ppm). Como existe muita variação nas diferentes marcas e apresentações de amoníaco disponíveis, em geral é impossível uma regra que funcione para todas as ocasiões. Por isso, muitas vezes é necessária encontrar essa quantidade através da adição parcimoniosa e de testes seriados, e registrando essa quantidade encontrada, pois será utilizada em todo o período (por exemplo, em meu caso, para um aquario de 72 litros, precisei adicionar o total de 45 gotas para atingir essa concentração-alvo).
Não fazer TP durante o período inicial de ciclagem.
Manter a temperatura alta (30) e aeração adequada.

Monitore diariamente o nível da amônia. No momento em que a amônia começar a cair, adicione novamente a metade da dose inicial (no meu exemplo, usei 22 gotas), e monitore diariamente os níveis de amônia e nitrito.
Sustentar as concentrações de amònia nessa fase é indispensãvel, mas a concentração pode se manter menor, em torno de 2-3 ppm de NH3, por isso a adição regular de metade da dose inicial (faça o teste antes de adicionar o amoníaco).
A concentração de nitrito (NO2) vai apresentar então um pico crescente, ate o momento que hajam colônias suficientes para transformar todo o NO2 produzido em NO3.
O processo será concluído quando a concentração de nitrito for zerada.
Nesse momento, faça uma TP volumosa para reduzir o Nitrato e adicione a dose inicial de Amonia – se em 24 h não houver nem Nitrito e nem Amonia, o aqua estará ciclado.
Mantenha uma dose diaria de manutenção de amonia para sustentar as colonias até a colocação dos peixes

User avatar
Dennis Quaresma
Montador
Montador
Posts: 76
Joined: 28 Sep 2005, 23:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Belém / Pará

Postby Dennis Quaresma » 27 Oct 2006, 22:21

Muito bom tópico Sílvio, também sou contra a ciclagem com peixes. Parabéns.
Image

Ricardo.Fuji
Plantador
Plantador
Posts: 877
Joined: 30 Mar 2004, 16:31
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo

Postby Ricardo.Fuji » 28 Oct 2006, 10:03

Olá Lívio.

Muito bom mesmo. Faço coro com o Dennis sobre os "peixes cicladores". Na minha opinião, é uma crueldade sem tamanho para com os seres que nos comprometemos a cuidar e que, definitivamente, não pediram para estarem conosco.
Mantenha uma dose diaria de manutenção de amonia para sustentar as colonias até a colocação dos peixes
Bom lembrar que, antes da colocação da fauna, de preferência, poucos peixes por vez, aguardando alguns dias de intervalo entre um e outro, fazer outra generosa TPA.

Até

livionakano
Colaborador
Posts: 170
Joined: 05 Aug 2004, 16:24
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0

Postby livionakano » 28 Oct 2006, 12:49

Oi Ricardo

Na verdade, o que é recomendado é a realização de testes na manhã do dia das compras, que vai garantir que a amônia e nitrito estejam em níveis adequados. A opção de realizar nesse momento uma generosa TP acredito ser de muito bom tom.

O que quis dizer foi que muitas vezes o aquario fica ciclado antes de podermos ir à compra dos peixes, então, até esse dia, é necessário manter as colônias de bactérias vicejando "alimentando" elas com a amônia (no caso, o amoníaco), e indiretamente, com o nitrito produzido.

Ah, esse sistema garante uma boa eficiência da filtragem biológica, e muitos tem colocado peixes em quantidade maior sem que haja prejuízo dessa filtragem ou da saúde dos peixes, pois 5 ppm de amonia processada em menos de 8 horas é um sinal de uma filtração biológica muito eficiente (Por exemplo, deixei em um aquario quarentenando que havia ciclado desta maneira, e introduzi imediatamente um cardume de 14 neons chocolate, que mantive por um mês sem absolutamente nenhuma perda).

Abraços

Lívio

User avatar
macblaster
Ciclador
Ciclador
Posts: 143
Joined: 06 Feb 2007, 00:19

Postby macblaster » 22 Feb 2007, 13:25

Fazendo uma pergunta:

Pode-se fazer essa ciclagem com Plantas no Aqua? Imagino que essa quantidade de Amonia poderia prejudica-las, não?

Pois até onde andei lendo por aqui, tenho que colocar as plantas ANTES de encher o aqua de água, correto?

livionakano
Colaborador
Posts: 170
Joined: 05 Aug 2004, 16:24
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0

Postby livionakano » 22 Feb 2007, 13:58

Existem duas opções:

Uma, a de ciclar aquario e filtros sem ainda a presença das plantas. A amônia não costuma ser tóxica, pois ela é assimilada como fonte de nitrogênio. O problema é que num ambiente com iluminação intensa e CO2, ela pode e vai induzir a surtos de algas. Aguarda-se então o termino da ciclagem para proceder a plantação. Se vai manter muitos peixes, ou peixes mais delicados, eu prefiro esta opção. Para nanos também.

A outra, é de simplesmente optar por fazer uma montagem densamente plantada, com muitas plantas de crescimento rápido (Rotalas, Hemianthus, Ludwigias, Bacopas, Cabombas) com iluminação adequada e CO2 a todo o vapor. Nesse aquario, voce adiciona a filtração, mas não se preocupa com a ciclagem num primeiro momento, podendo adicionar ao filtro midias como Zeolita, o Purigen da seachem para evitar picos de amonia. Neste setup, as próprias plantas ajudam a manter os compostos de nitrogênio abaixo dos niveis tóxicos (desde que se não exagere na população da fauna ou se negligencie a ponderação na hora da alimentação). A ciclagem ocorre de maneira um pouco mais lenta, e pode ser acelerada com um bocadinho de "lodo" de algum aquario já equilibrado. Ah sim, desta maneira dificilmente voce vai observar grandes picos de amonia e nitrito.

User avatar
macblaster
Ciclador
Ciclador
Posts: 143
Joined: 06 Feb 2007, 00:19

Postby macblaster » 22 Feb 2007, 19:20

No primeiro caso então, eu poderia deixar as plantas lá sem problemas, certo? No caso de algas, acho q consigo segurar com um bom filvro UV, rodando de vez em quando, certo?

livionakano
Colaborador
Posts: 170
Joined: 05 Aug 2004, 16:24
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0

Postby livionakano » 23 Feb 2007, 19:15

Filtro UV é bom para agua verde (Euglena e outras livres)
Para algas sésseis, não tem muita eficácia, salvo algum esporo livre destas
A melhor coisa é plantar densamente, manter CO2 no maximo que puder, manter todos os nutrientes de forma a nao limitar as planas

inesscvo
Planejador
Planejador
Posts: 19
Joined: 05 Feb 2007, 16:56

Postby inesscvo » 25 Feb 2007, 16:36

boas!
heh... sou principiante em tudo isto, mas depois de ler esta secção achei que fazer a ciclagem sem peixes era o correcto. Estou a seguir as instruções e ja passaram pouco mais de 2 semanas desde que iniciei o processo... tenho tido que adicionar metade da dose inicial de amónia todos os dias...e quando meço no dia seguinte ja esta a zeros de novo.... os nitritos subiram...mas não descem. Será que estou a fazer algo de errado?
(a pergunta pode parecer tonta...mas os nitritos estão a manter-se no maximo... e nunca fiz isto antes)

obrigada pela atenção :D

livionakano
Colaborador
Posts: 170
Joined: 05 Aug 2004, 16:24
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0

Postby livionakano » 26 Feb 2007, 08:25

Então sua filtragem já está populado com bactérias que processam a amônia, faltando apenas que aquelas que metabolizam o nitrito se estabeleçam em quantidade necessária. É assim mesmo, aguarde agora o nitrito começar a abaixar, mesmo com a adição diária de amônia. Algumas certamente já estão estabelecidas, mas precisam de se multiplicar a ponto de zerar o pico de nitrito (é o famoso ponto onde sua ciclagem se encontra neste momento).
É só ter um pouco mais de paciencia e em pouco tempo o nitrito desce também, assim como foi com a amônia.


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest