AqOL em servidor novo e que venham mais 20 anos!

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

AqOL em servidor novo e que venham mais 20 anos!

Postby Marne Campos » 25 Oct 2019, 12:34

Olá Pessoal

Nos últimos dias, concluímos uma importante atividade que para muitos talvez tenha passado despercebida mas era fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento do nosso Fórum e até do Portal AqOL. Trata-se da migração para um novo servidor, concluída essa semana com a ajuda do meu irmão mais novo e sócio na Pró-Aquarista, Matheus Campos! (já fui o cara da TI um dia, mas hoje confesso que não é muito mais a minha praia...)

Em 14 de Novembro de 2019, daqui a exatamente 20 dias, o AqOL completa 20 anos! Nesse período, vivenciei fases muito distintas do aquarismo no Brasil, vi a transição do FBM para os filtros externos com a abertura do mercado brasileiro para produtos estrangeiros e a euforia do pessoal aqui no fórum ao adquirir seu primeiro filtro externo, seu primeiro kit de CO2 e até seu primeiro substrato industrializado de alto desempenho. Vi o efetivo compartilhamento de informações através da internet, primeiro com os fóruns estrangeiros e depois com a criação de fóruns brasileiros, possibilitando que não somente pessoas com o domínio da língua inglesa pudessem aprender coisas novas dentro do aquarismo. Vi o Brasil se tornar uma referência no aquário plantado, principalmente no aquapaisagismo, com um início tímido mas em alguns anos se firmando como uma das grandes potências da área (acredito que dei um empurrãozinho nisso com a criação e manutenção do CBAP por 14 anos!). Vi aquaristas aqui no fórum se destacando entre os demais membros e anos depois se tornarem referências profissionais em nosso país e até no mundo. Vi grandes amizades surgirem, grupos se formarem e deslocarem dezenas de pessoas por centenas de quilômetros para poderem desfrutar da companhia de outros aquaristas. Bom, dá para passar o dia contando o que vi, mas o importante é dizer que nem tudo o que eu vi, eu gostei.

Eu não gostei de ver a falta de educação que se tornou comum nas recentes redes sociais e grupos de mensagens entre aquaristas e também não gostei de ver a falta de paciência e disposição das pessoas ao participar de discussões nesses locais gerando respostas vazias e muitas vezes de base duvidosa.

Por esse motivo, foi fundamental concluirmos essa atividade, para que o AqOL pudesse continuar sendo um refúgio de quem também não gostou de ter visto o que eu não gostei!

Dizem que eu sou louco e utópico insistindo no sistema de fórum de discussões com todo o trabalho e dedicação que eles exigem, enquanto quase todos os demais sites já migraram 100% de suas atividades para as redes sociais, porém se depender de mim, o AqOL continuará provendo um local onde outros "loucos e utópicos" possam se reunir para aprender juntos e facilitar a caminhada de novos aquaristas nos primeiros meses de contato com esse fascinante hobby! Tenho certeza que se você viu algumas das coisas que eu vi e gostei, você entende o que estou falando, já se você só viu o que eu não gostei, dê uma navegada no fórum e leia algumas discussões que tivemos desde 2003, você vai entender a riqueza e a importância de um fórum de discussões.
Marne Campos

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: AqOL em servidor novo e que venham mais 20 anos!

Postby Marcio Vargas » 25 Oct 2019, 15:06

Marne,
Em primeiro lugar MEUS PARABÉNS pela tua dedicação em manter o AqOL vivo e vibrante. Como tu mesmo fala é algo raro na era de redes sociais.

Eu tenho o maior orgulho do mundo de ter participado de metade desta historia (e continuarei participando). Lembro ate hoje do dia em que você me convidou para ser moderador, eu estava em um almoço de família e corri feliz mostrar para a Dani. Foi sem duvida nenhuma um dia para entrar na lista dos mais legais.

O tempo passa e as prioridades e compromissos vão mudando, sai da moderação mas seguimos firmes como usuário e principalmente como amigos.

Tanto que ate no teu casamento a mil e poucos quilômetros nós fomos e por outro lado você também andou os mesmos mil e poucos quilômetros algumas vezes para vir nos nossos Aquachurras, evento este que nasceu no AqOL e leva o AqOL em seu logotipo.

O AqOL, alem de belos aquários, me deu amigos que hoje considero verdadeiros e para vida toda (o tio e o rafa ate hoje passamos anos novos juntos e churrascadas ao longo do ano).

PARABÉNS MARNE E AQOL.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: AqOL em servidor novo e que venham mais 20 anos!

Postby Rafael Compassi » 25 Oct 2019, 15:30

Excelente notícia!

Acompanho a muito tempo a história do aquarismo online, e fico muito feliz de ter sido parte desse time

Alguns fóruns não sobreviveram ao Facebook, mas felizmente o aqol foi um ganhador, pois muitos e muitos irão voltar aos fóruns, devido a efemeridade dia grupos de face.

Vida longa ao Aqol!

edustarling
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Jun 2019, 18:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: AqOL em servidor novo e que venham mais 20 anos!

Postby edustarling » 13 Feb 2020, 17:30

Marne,

Parabéns por acreditar nesse espaço e por mante-lo "de pé" durante todo esse tempo! Vim migrando de forum em forum, cheguei a pensar que não teríamos mais um espaço desses no Brasil (especialmente quando o AquaHobby "congelou") e tive a grata surpresa de encontrar o AqOL funcionando e com ótimo nível de discussões.

Também tenho que ressaltar o fato de você conseguir equilibrar o bom bate papo e indicações com sugestões da Pro Aquarista sem descambar para o jabá puro e simples. Isso só traz mais credibilidade ao espaço e ao seu negócio

Abraços e que venham os próximos anos

User avatar
thiagolimacp
Ciclador
Ciclador
Posts: 417
Joined: 21 Feb 2010, 23:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Cornélio Procópio, Paraná BR
Contact:

Re: AqOL em servidor novo e que venham mais 20 anos!

Postby thiagolimacp » 27 Feb 2023, 18:35

Parabéns pelo empenho e pelo trabalho em anos de Forum Marne!

Tudo o que sei sobre aquarismo veio deste canal e isso se deu por volta de 2010. Sou extremamente grato a tudo o que este forum me proporcionou e ficou feliz em saber que agora está com a casa nova!

Já estou a algum tempo longe do aquarismo devido a rotina que tenho tido e a falta de espaço na casa em que moro. Ano passado montei um nano de 7 litros lowtech com filtragem química, física e biológica com Siporax mini pra filtrar 30 litros e vazão de 200l/h para um Betta PK Red Dragon Blue Pacific e quando fui postar em uma rede social, foram 2 incentivando o trabalho, 50% ofendendo de graça e 20% com críticas rasas e totalmente sem fundamento nenhum, eu fiquei realmente travado, sem reação por algum tempo, mas, como fui moldado no padrão AqOL 8) , fiz algumas pesquisas em artigos e livros nacionais e não nacionais, resumi, coloquei em tópicos e postei em reposta a minha própria postagem, complementando com informações pertinentes a minha montagem e às "dúvidas/críticas", e ai, acabaram-se os comentários, conversas, diálogo, elogios, até ofensas acabaram... nem o complemento de pesquisa que fiz devem ter lido... :lol: :lol: :lol:

Resumindo, essa geração do aquarismo, necessita voltar ao forum Marne! Nem que tenhamos uma página de Facebook e Instagram só pra direcionar o pessoal para cá, por que, assim como em tudo, no aquarismo também está havendo um emburrecimento, infelizmente.

Britzke
Colaborador
Posts: 201
Joined: 16 Oct 2003, 12:23
Photography Portal AqOL: 13
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Lima, Peru

Re: AqOL em servidor novo e que venham mais 20 anos!

Postby Britzke » 17 Nov 2023, 11:01

Olá a todos,

Creio que já faz muitos anos (ou décadas) que não entrava por aqui, e me surpreendeu encontrar o forúm ativo até os dias de hoje.
Concordo com Marne, todos que estamos aqui, participamos desse clube de "loucos e utópicos", e principalmente recordando a época de ouro dos fóruns de aquarismo. As gerações mudam, a vida muda, mas seguimos com o mesmo ideal de quando os fóruns eram o melhor recurso para entender de algum tema, e onde todos ajudavam a todos.

Abraços e que venham muitos anos mais.
Image


Return to “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest