Redimensionamento de imagens postadas

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Redimensionamento de imagens postadas

Postby Marne Campos » 27 Jul 2013, 06:32

Olá Pessoal

Percebemos que era comum algumas pessoas postarem imagens muitos grandes e que ficavam cortadas aqui no Fórum. Tentando resolver isso, fizemos algumas alterações para que todas as imagens sejam redimensionadas para, no máximo, 800 pixels de comprimento horizontal. Acreditamos que a grande maioria das pessoas utilizem resolução de 1024x768px ou superior em seus computadores, então 800 pixels se apresentou como um bom valor, descontando o espaço ocupado pelos dados de quem postou, localizados na lateral direita da mensagem.

Além disso, é possível ver a imagem e tamanho original, simplesmente clicando sobre ela. O que facilita para quem utilizar uma resolução inferior a 1024x768px.

Como é uma alteração recente, estamos em fase de teste e precisamos da ajuda de todos. Caso percebam algum problema na exibição das imagens ou qualquer outro efeito colateral gerado por essa melhoria, por favor, informem aqui.
Marne Campos

dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Redimensionamento de imagens postadas

Postby dojo » 29 Jul 2013, 11:33

Oi Marne Campos,

Alterei algumas mensagens minhas com imagens para exibir direto a imagem no tamanho normal 1920pxX1080px, elas foram redimensionadas corretamente para 800X450, porém, eu acho que ficou muito lento para abrir, as imagens vão aparecendo devagarinho, demora a concluir.

De primeiro eu usava para exibir a imagem pequena com 500px largura, com um link para a imagem original (maior), e as páginas abriam instantaneamente.

Só para verem a diferença, cliquem nos 2 tópicos e veja quem abre mais rápido.

Um tópico com as imagens no novo sistema:
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 75#p217975

Outro tópico com as imagens em 500px
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 7&start=30

Eu gostei da ideia do redimensionamento automático, 800px largura é compatível com todo mundo. Mas já que ao clicar na imagem vai abrir ela no tamanho original, não seria melhor usar um tamanho de visualização menor como 500px largura para facilitar o carregamento e até não ocupar tanto espaço na tela?

Fica ai a sugestão...

Abs.
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Redimensionamento de imagens postadas

Postby Marne Campos » 29 Jul 2013, 11:54

dojo,

Essa alteração não diminui a mensagem de verdade, para isso teríamos que salvá-la no servidor do AqOL com um tamanho reduzido e sobrescrever o endereço postado pelo aquarista. Isso está fora de cogitação pois o AqOL viraria um servidor de imagens e não temos espaço para isso. O que essa alteração faz é simplesmente diminuir a visualização da imagem para caber na tela, porém se alguém postar uma imagem de 10MP, ela vai continuar com 10MP, levando o tempo que uma imagem dessas levaria para carregar, por mais que apareça com 800 pixels de largura.

Algumas pessoas como você tem o capricho de postar a imagem reduzida e colocar o link da imagem maior, porém você não é regra, é exceção. A maioria posta a imagem à partir do primeiro endereço disponibilizado pelo servidor de imagens onde ela colocou a foto e é aí que temos o problema com as imagens sendo cortadas, como era antes. Agora isso não vai mais acontecer, porém o tamanho físico da imagem depende do dono da foto, não do AqOL.
Marne Campos

dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Redimensionamento de imagens postadas

Postby dojo » 31 Jul 2013, 11:17

Oi Marne,

Tudo que eu faço sempre crio 2 imagens justamente para não pesar as páginas, realmente a maior parte das pessoas não tem nem o conhecimento destes detalhes.

Então por isto que a página está demorando a carregar... Não está sendo modificado o tamanho efetivo das imagens. Eu enfrento o mesmo problema com alguns clientes, não só com imagens muito largas mas também muito grandes em megabits, e consegui uma solução.

Eu tenho um script que faz o seguinte, ele lê a imagem maior, cria uma nova imagem pequena automaticamente e descarrega para o browser do usuário. Então a foto pode ter 10 megas 6.500px largura que ela vai para a pessoa proporcionalmente com 200px largura (ou outra medida) e 74kb. A página carrega rapidamente e sem custos de armazenamento para o servidor, já que estas novas imagens pequenas, na verdade elas vão direto para o navegador do usuário.

O restante do post continuo MP.
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.


Return to “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest