Admirável mundo novo. Aos iniciantes e recém-chegados.

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Admirável mundo novo. Aos iniciantes e recém-chegados.

Postby Xica » 22 Aug 2012, 14:15

Iniciantes planejando ou já com seu primeiro aquário montado, pessoal que está voltando ao hobby, quem chega e fica, ou resolve seu problema e vai, sejam bem vindos ao AqOL.
Para vocês que estão aqui há pouco tempo ou então chegando agora, gostaria de pontuar algumas coisas de tal maneira que possam usufruir o melhor do fórum e do acervo de informações que temos aqui.

Regras do fórum. São as normas de uso, conduta e convivência que regem o fórum e podem ser encontradas aqui.
Política da Comunidade AqOL.

Os recursos. As mensagens disponibilizam algumas ferramentas que devem ser usadas com parcimônia. “Citar”, por exemplo. Não há necessidade de citar a mensagem anterior na íntegra para então respondê-la. Isto apenas deixa o tópico cansativo e demasiadamente extenso, sem ganho real de informação. Cite apenas o necessário para correta compreensão de sua resposta. Use os recursos de negrito e sublinhado para enfatizar palavras ou orações. Prefira o itálico para nomes científicos ou citações de um livro, por exemplo. Sempre indique a fonte da informação citada.
Outro recurso bastante útil é o botão “Editar”. Se depois de enviar a mensagem constatou erro ou a falta de uma informação, clique em Editar, corrija e reenvie a mensagem.

Pesquisar no fórum. Uma ferramenta as vezes esquecida mas que pode ajudá-lo a obter respostas rápidas para suas dúvidas ou problemas. Antes de abrir um tópico verifique se o assunto de seu interesse já foi abordado anteriormente e se sana suas dúvidas ou parte delas.

Padrão. Os tópicos têm um padrão simples que deve ser adotado por todos nós. Isto facilita a compreensão, dá uniformidade e gera a estética do fórum.
Procure a sala mais adequada para abrir seu tópico. Não escreva o título utilizando apenas letras maiúsculas. Evite títulos como “Ajuda!!!!!!” ou “Socoooorro!”. Lembrem que o fórum é fonte de consulta para muitas pessoas e um título sem significado contribui para que informações relevantes deixem de ser lidas. Seja específico.

O português. Muita atenção com este item. Evitem o “internetês”, abreviações, cuidem da grafia correta e pontuação, usem parágrafos. Textos mal escritos são uma leitura cansativa, as vezes difícil de compreender e depõem contra o próprio autor.

Apresentação. No AqOL não temos uma sala específica para a apresentação de novos membros, normalmente lhes damos as boas vindas em seu primeiro tópico. Mas para quem preferir se apresentar formalmente (e nos conhecer também) pode fazê-lo aqui.
Vamos nos conhecer por fotos e conversar?
É o tópico mais eclético do fórum. De tatuagem a café, tem de tudo um pouco aqui.

Fotos. Gostamos demais, estamos sempre pedindo fotinhos por aqui. Além disto, há situações em que são essenciais, por exemplo em casos de doença.
Como postar fotos?

Setup. Não é incomum encontrarmos tópicos mais ou menos assim: “Meu kinguio não quer comer e só fica respirando na superfície. O que ele tem?”. Como ninguém por aqui possui o dom da vidência aquarística, o retorno é: passa o setup do aquário. Na terceira mensagem chegam as informações. Só a partir da quarta mensagem o problema se define e as soluções começam a surgir. Então, para agilizar respostas, incluam o maior número de informações referentes ao problema em questão.
Exemplos: tamanho e volume do aquário, tempo de montagem, equipamentos, uso de injeção de CO2, iluminação, fotoperíodo, fauna, flora, parâmetros da água (pH, amônia, nitrito, temperatura), regime de tpas, fertilização, entre outros.

Leituras. Isto é algo que encontrarão muito aqui, recomendação de leituras. Leia este artigo, ficha, tópico, link, leia, leia, leia. Dificilmente manteremos saudáveis peixes sobre os quais não nos informamos e aquários dos quais não conhecemos a dinâmica. Mantenha e aprimore este hábito.

Tem dúvida? Não sabe ou não compreendeu? Pergunte, mesmo que seja algo muito simples ou básico. Quando começamos nem tudo é tão óbvio quanto parece e mesmo as pequenas descobertas são fantásticas. Quem já passou por esta fase sabe como é e esclarecerá de bom grado as dúvidas.

Bom fórum a todos vocês.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Admirável mundo novo. Aos iniciantes e recém-chegados.

Postby Katsuzo Koike » 22 Aug 2012, 15:59

Olá, Xica, ótima mensagem esta, e muito importante! Ah, acabo de ver seu aqua de Kings no bate-papo, parabéns! Nota 10! Vlew

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Admirável mundo novo. Aos iniciantes e recém-chegados.

Postby Mateus Camboim » 23 Aug 2012, 00:27

Olá,

Ótimo texto para aqueles que são novos (e alguns mais antigos também) e que não estão muito bem familiarizados com a dinâmica do AqOL!!! Textos explicativos são sempre bem vindos e muito desejáveis.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.


Return to “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest