[EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby miltondoug » 20 Sep 2011, 15:13

Legal Marne, só temos um pequeno problema, os nomes cientificos, não foram de todas que eu achei.
Uns vc consegue o nome popular e o tipo de alga, outras vc consegue nome cientifico e nome popular, qual se encaixaria melhor na ficha?
Acredito eu que o nome popular seria melhor.
Qnd vc tiver pronto a ficha posta aqui para a galera opnar, se der logico!
Tem mais alguma alga das quais o pessoal conhece e não esta na lista que eu já enviei?

Abraço!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14312
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby Marne Campos » 26 Sep 2011, 00:21

Fiz a primeira como exemplo, assim que fecharmos como realmente vai ser, eu incluo no menu do site.

Por enquanto vamos acessar por aqui:

http://www.aquaonline.com.br/index.php/ ... log&id=258

Me passe o seu nome completo para os devidos créditos.
Marne Campos

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby Rafael Compassi » 26 Sep 2011, 07:39

Olá pessoal!

Estava vendo sobre as algas, no link acima.

Vi que está escrito que a causa da GSA é fosfato muito baixo.

Segundo li nos estudos práticos do Christian Rubilar (que postei a tradução), a GSA é causada pelo nitrato muito alto,
e não pelo fosfato baixo.

Na verdade é uma combinação dos dois (conforme vi na prática em meu aqua).

Aqui, quando estou com o nitrato em 30ppm e o PO4 em 1, aparecem as GSA, se aumentar o PO4 para 3 ou 4ppm, elas desaparecem
(que é como está agora).

Creio que ela ocorra devido a um desequilíbrio entre eles, e não causada por um deles somente.

Abraço

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14312
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby Marne Campos » 26 Sep 2011, 11:30

Rafael,

Eu já havia lido que era justamente o desequilíbrio mesmo, e que normalmente é o nitrato que fica muito baixo e o fosfato alto.

As Green Spot também obedecem à regra de 1/10 fosfato/nitrato?
Marne Campos

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby Rafael Compassi » 26 Sep 2011, 11:35

Opa, Marne!

Acho que você se confundiu, As green spot utilizam o gatilho nitrato alto e fosfato baixo para aparecerem.

Quem gosta de nitrato baixo e fosfato alto é a green dust e especialmente as cianos.

Ao menos aqui em casa essa alga respeita a relação 10:1 de NO3:PO4, eheheh.

Se eu deixar 15:1, tenho green spot, se tiver 7:1 tenho green dust (não consigo ter cianos, pois tenho uma circulação bem alta no aqua, além de dosar carbono orgânico, que não afeta as GSA e GDA).

Abraço

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14312
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby Marne Campos » 26 Sep 2011, 11:38

Realmente! A regra de 10/1 era para as cianos, fiz confusão!

Então podemos dizer que as Green Spot aparecem porque? Como você reescreveria o item Motivo de aparecimento no aquário:?
Marne Campos

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby Rafael Compassi » 26 Sep 2011, 11:43

Eu diria que o gatilho que desencadeia a reprodução dela seria um nitrato muito alto em relação com o fosfato baixo.

diria que se a relação estivesse 15:1 para cima (como 15 a 20ppm de NO3 e 1 ppm de PO4).

Mantenho religiosamente 20 a 30 ppm de NO3 e 2 a 3PPm de PO4, e não tenho nenhuma alga (e tenho que cuidar para não matar de fome o cascudo, que começou a roer as plantas, pois não tem mais algas).

Abraço

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby miltondoug » 26 Sep 2011, 14:14

Legal Rafael,
Qnd estive pesquisando sobre as algas, vi que algumas variam em algumas caracteristicas de uma para outra e com experiencias vividas por quem postou o artigo, por isso fiz de forma mais padrão das que eu fui achando, sobre esse eu tinha lido somente em um site de todos que pesquisei sobre essa relação de nitrato e fosfato, mas no proprio site uma outra pessoa corrigia a informação para somente a causa ser fosfato.
Outra contradição tbm é que em agluns falam que para população que ajuda a controlar essa alga é a Neritina e em outros falam que não tem nenhum que se alimentam dessa alga.

Marne meu nome completo é Milton Douglas dos Santos.

Grato

Galera caso haja mais informações postam para que possamos deixar essa base o mais proximo possivel da realidade.

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby Rafael Compassi » 26 Sep 2011, 14:24

Opa, milton!

Disse isso da GSA por ler em trocentos fóruns (americanos, da inglaterra, espanha (extinto drpez)), a causa ser nitratos altos, e não fosfatos altos.

E foi a experiência que tive em casa, em dois aquários já (um de CAs, extinto, e o atual plantado).

Consegui exterminar em uma semana as GSA somente dosando fosfato, e fazendo os testes (calibrados contra um padrão conhecido) para me certificar o que estava acontecendo.

E é verdade, nenhum bicho consegue remover as GSA, pois são algas duras, quase iguais as algas calcáreas dos marinhos, saindo com muita dificuldade com um limpador magnético, e saindo somente com um cartão de crédito ou lâmina.

A única alga que vi que está relacionada com fosfato alto é a GDA (poeira verde), que eu consigo remover em 3 dias somente dosando nitrato. Se continuar a dosar, além do que as plantas estão consumindo, acaba aparecendo GSA.

Abraço

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Postby miltondoug » 26 Sep 2011, 17:03

Blz cara, legal, tem mais alguma ai da lista que por sua pesquisa/experiencia esta divergente?


Return to “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest