[EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Marne Campos
Administrador
Fotos no Portal AqOL: 260
Artigos publicados no Portal AqOL: 55
Aquário do Mês do AqOL: 3
Contato:

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: Guia de Algas

Mensagempor Marne Campos » 11 Ago 2011, 16:49

Existe mais de um tipo de peteca? Eu conheço vários tipos de filamentosas.
Marne Campos

Marne Campos
Administrador
Contato:

Mensagempor Marne Campos » 11 Ago 2011, 16:50

Está ficando legal, mas precisamos de fotos com autorização dos fotógrafos também, devo ter de algumas como ciano, petecas, e algumas filamentosas, mas não de todas.

Existe mais de um tipo de peteca? Eu conheço vários tipos de filamentosas.
Marne Campos

miltondoug
Plantador
Plantador
Fotos no Portal AqOL: 0
Artigos publicados no Portal AqOL: 0
Aquário do Mês do AqOL: 0

Mensagempor miltondoug » 11 Ago 2011, 16:56

Blz Marne e Senfft, amanhã estarei pesquisando mais sobre petecas, filamentosas e tbm tem a green spot que não consegui achar muita coisa na net, vou dar uma lida no livro do Rony hoje a noite.
Fotos infelimente eu não tenho de nenhuma, sera que o pessoal não poderia postar ai para nos ajudar?

Senfft
Colaborador
Fotos no Portal AqOL: 19
Artigos publicados no Portal AqOL: 3

Mensagempor Senfft » 11 Ago 2011, 17:36

Opa Marne, existe sim !! Tem uma espécie que se assemelha muito a uma filamentosa, costuma cobrir o tronco, e das petecas é a que tem o aspecto mais agradável.

Abração !!
Rafael Senfft

FlaviaPassos
Colaborador
Fotos no Portal AqOL: 1
Artigos publicados no Portal AqOL: 1

Mensagempor FlaviaPassos » 17 Ago 2011, 15:43

Valeu pelo tópico, descobri que minha alga é essa aqui http://aquariumalgae.blogspot.com/2006/ ... algae.html
Pena que tá na ciclagem ainda, tá na parte do pico de nitrito, se não colocaria uns peixes para resolver o problema.
Abraços.

miltondoug
Plantador
Plantador

Mensagempor miltondoug » 18 Ago 2011, 15:26

Pessoal mais duas, estou meio sem tempo de fazer muita pesquisa!
Alga Bolas de Musgo
Nome: Cladophora
Organismo filamentoso de hábitos conjuntos, a uma grande contradição nesse tipo de alga, onde; para alguns aquaristas elas são consideras como pragas e para outros são plantas comum da mesma família dos musgos, um exemplo dessa alga é o Marimo Balls.
Ambiente: Agua doce, rios e lagos de agua tropicais.
Motivo de aparecimento no aquário: Níveis baixos de Gás Carbônico (CO2) e fertilização insuficiente, introdução com novas plantas sem a devida limpeza ou quarentena, falta de rotina de manutenção e tpas.
Aspecto: Algas de finas folhas filamentosas, menores que um fio de cabelo com aparecem de nuvens aveludadas com forte odor de mofo, alga de fácil proliferação por possuir uma estrutura muito parecida com plantas.
Tratamento: Remoção manual com pinças ou escova de dente, limpeza ou quarentena de novas plantas, principalmente quando não conhecem sua procedência, aumenta a injeção de gás carbônico (CO2) e tratamento químico com Excel ou agua oxigenada (H2O2) diretamente no foco.

Agua Verde
Nome: Euglaema
Organismo protistas livres unicelulares compostas de clorofila do tipo A e B e a carotenoides que proporciona a fotossíntese, quanto em muita quantidade no aquário lhe oferece o aspecto de agua verde. Esta alga é uma das mais antigas formas eucariotas e das mais abundantes em todo o mundo.
Ambiente: Normalmente encontrada em aguas de muita claridade, proliferam tanto em agua doce quanto salgada, cobrindo grandes extensões facilmente, algas de extrema utilidade na criação de artemias e dafnias.
Motivo de aparecimento no aquário: Excesso de nutrientes dispersos na coluna de agua, excesso de medicação que prejudica as bactérias responsáveis pela biologia, excesso de iluminação e aquários recém-montados.
Aspecto: Algas pequenas em suspensão na coluna d'gua do aquário, ocasionando o fenômeno de agua verde quando em grandes quantidades.
Tratamento: Tpas constantes, utilização de filtros ultravioletas, blackout total por um período sem que entre até mesmo luz indireta, as plantas sofreram um pouco; mas não chegaram a morrer, pois as mesmas possuem reservas. Filtro micrométrico que retém minúsculas partículas. Introdução da Dafnias que se alimentaram dessas algas e flocuantes, essas são substancias que induzem minúsculas partículas a se aglutinarem formando partículas maiores que poderão ser sugadas pelo filtro.

Eita niguem vai dar uma ajudinha rsrs, bom pessoal ai esta a passos de tartaruga mas sainda alguma coisa, para aqueles já tem tem um conhecimento maior poderiam dar uma avaliada nessa informações e confirmarem se estão corretas, pois estou tirando tudo da interne e não por experiencia propria!
Abraço e obrigado novamente.

FabioFreitas
Colaborador
Fotos no Portal AqOL: 14
Aquário do Mês do AqOL: 1

Mensagempor FabioFreitas » 18 Ago 2011, 15:48

Milton posso te dar uma mão nisso sim, acho que primeiro precisamos separar todas algas que existem, fazer um padrão de ficha e depois preenche-las, vai ficar mais fácil.
Depois que acharmos todas fazemos as fichas só com fotos, o conteudo o povo pode ajudar, ja que pela foto é mais fácil reconhecer as nossas "amigas"
Abrs.

miltondoug
Plantador
Plantador

Mensagempor miltondoug » 19 Ago 2011, 08:11

Opa, blz Fabio obrigado, vou precisar de muita mesmo, até pq existem mais de 6000 tipos somente da algas verdes, o grande problema é catalogar tudo isso, e são tipo muito parecidas umas com as outras, concordo com vc que tenho, ou temos que defirnir um padrão de ficha, pq nem todas eu consiguo a familia e nome cientifico, Marne voce poderia determinar de como seria a melhor forma para divulgar isso no site, qual seria o melhor padrão na ficha de catalogo?

Marne Campos
Administrador
Contato:

Mensagempor Marne Campos » 19 Ago 2011, 10:07

miltondoug,

Eu acho que um padrão de fichas parecido com o da seção Doenças ficaria bem adequado.
Marne Campos

miltondoug
Plantador
Plantador

Mensagempor miltondoug » 19 Ago 2011, 11:10

Blz então Marne, valeu, já é nesse padrão que estou montando, depois é só separar por especies!

Voltar para “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”