[EM ANDAMENTO] Projeto: AquaCalculadora

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Marne Campos » 08 Aug 2011, 11:14

- Quantidade de substrato aproximadamente, (alguém sabe onde podemos encontrar uma regra boa para isso?)
A regra é simples: (comp x larg x alt)/1000 (onde a altura pretendida deverá variar entre 5 e 10 cm). Assim se chega a quantidade de Kgs. Tenho usado essa fórmula e tem dado certo.
As medidas você coloca em que, centímetros mesmo? O resultado dá em quilos? Porque essa fórmula calcula o volume em litros, como cada litro corresponde a um decímetro cúbico, funciona bem para água. Como a densidade da água (1kg/L) é diferente da do substrato (? kg/L), ela não deveria funcionar. Alguém já encheu uma garrafa de 1 litro com substrato e viu se pesa próximo de 1 quilo também? Agora fiquei curioso hehehe
- Quantidade de TPAs; (Isso depende muito da quantidade de peixes, teremos que estipular um aquário populado adequadamente como base e iniciantes que superpopulam pode se enganar com essa regra)
Podemos colocar os valores para as três categorias: pouco populado, população mediana e muito populado.
Tenho receio de estimular a "super-população" do aquário, lembrando que para alguém fazer algo inadequado, basta ouvir que aquilo é praticável.
Marne Campos

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Senfft » 08 Aug 2011, 11:43

Marne, o certo é ser igual mesmo, porque 1kg = 1litro. De qualquer forma, se houver variação,esta será pequena. Tanto que eu mesmo não identifiquei diferença na hora de encher o aquário com substrato. Mas pode ocorrer uma certa variação dependendo da granulometria. Mas para uma regra base, pode ser usada.

É em centímetros mesmo, exatamente igual ao cálculo da litragem do aquário.
Tenho receio de estimular a "super-população" do aquário, lembrando que para alguém fazer algo inadequado, basta ouvir que aquilo é praticável.
Concordo. Neste caso poderíamos também adicionar a quantidade de peixes que será considerado pouco populado, população mediana e muito populado. Que vai ser bem complicado vai, mas se conseguirmos fazer, a ferramenta vai ficar bem interessante. Neste caso o "muito populado" seria com relação a uma quantidade de peixes praticável. Ex: Aquario de 50 litros -> pouco populado (de 5 a 8 neons), população mediana (9 a 12 neons) e muito populado (13 a 16 neons). Lógico que nesse caso estamos tratando de um aquário que tenha somente neons...

Abração!!
Rafael Senfft

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Marne Campos » 08 Aug 2011, 11:46

Senfft,

1 quilo = 1 litro no caso da água. Não necessariamente isso ocorre com outro material, vai variar de acordo com a densidade do material. Todo caso, se sua regra funciona, podemos levá-la como base.

O problema é que ela pode funcionar para um certo volume pois a diferença é praticamente descartada, porém em aquários maiores pode começar a aparecer e a ferramente precisa servir para aquários de 1 a 10.000 litros.
Marne Campos

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Senfft » 08 Aug 2011, 11:52

Entendi sua colocação Marne, e concordo sim. Realmente 1kg = 1l de líquido. E certamente a diferença será maior dependendo do aquário. Bem, meu aquário de 288l foi montado dessa forma, então pelo menos até essa litragem a regra funciona. Mas é válido tentar usar um incremento com base no tamanho do aqua.

Abração !!
Rafael Senfft

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby FabioFreitas » 08 Aug 2011, 13:54

Tenho receio de estimular a "super-população" do aquário, lembrando que para alguém fazer algo inadequado, basta ouvir que aquilo é praticável.
O receio que tenho é que se os iniciantes verem " 2 TPAs semanais p/ aqua super populado" eles acharem que podem super popular seus aquas desde que façam bastante TPA.
O maior problema do iniciante é justamente esse, querem pegar todos peixes possiveis. e se no calculo tiver a opção de "super populado " eles vão superpopular.
Acho que poderia ter a opção "com peixes" e "sem peixes" só.

Sobre a quantidade de Iluminação acho interessante ser dividido sim, pois um iniciante não tem idéia de quanto de iluminação colocar, então se tiver opção de "plantado" e "não plantados" vai ser bem legal. Só uma base, podemos usar como referencia um tipo de lampada, cabe a pessoa calcular como seria com outra lâmpada.

Achei isso sobre expessura de vidro, mas não sei o quento esta certo:
http://www.viviparos.com/Aquariofilia/vidro.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Abrs.

User avatar
miltondoug
Plantador
Plantador
Posts: 571
Joined: 10 Jul 2010, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby miltondoug » 08 Aug 2011, 14:48

Tarde galera.

Posso fazer só uma observação?
Primeiramente gostei muito dessa ideia, parabens Fabio pela sugestão.
Outra coisa essa de 1 litro = 1 quilo serve somente com agua, outras materiais liquidos podem variar, como o proprio Marne observou depende da densidade do material, comparando a grosso modo é como dizem naquela famosa pergunta de fisica: "O que pesa mais; Um quilo de Algodão ou um quilo de chumbo? Variaria muito na dimensão do substrato, qual vc usou essa regra Senfft? creio que para areia de filtro, visto que um substrato de maior granumetria preencheria muito mais rapido um espaço de um litro do que um de areia.
A opção do super populado poderia colocar uma observação assim que a pessoa escolhesse, algo do tipo "Inadequado super população" ou " 3 TPA's ajudaria, mas não resolveria o problema".

Abraço
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Senfft » 08 Aug 2011, 14:58

Opa Milton, foi o que eu disse anteriormente, realmente dependendo da granulometria do susbtrato poderá interferir. Mas de qualquer forma utilizei essa regra com areia de filtro de piscina e com cascalho de rio fino. Nos dois casos funcionou.

Abração !!
Rafael Senfft

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Projeto: AquaCalculadora

Postby FabioFreitas » 10 Aug 2011, 12:44

Calculadora ganhando vida =P
Em baixo da calculadora , beeeem embaixo poderia ter tipo:

COMEÇANDO AGORA COM AQUARIO??? LEIA OS ARTIGOS:
(Lista de artigos p/ iniciante, alguns só)

Abrs.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: AquaCalculadora

Postby Marne Campos » 10 Aug 2011, 17:12

Com certeza! As possibilidades começam a aparecer hehehe
Marne Campos

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: [EM ANDAMENTO] Projeto: AquaCalculadora

Postby Senfft » 10 Aug 2011, 17:14

Poderia também sugerir produtos para o início da montagem, sem precisar citar marcas... Por exemplo: O que irá precisar: Anti-cloro, teste de PH, etc...

Como estes produtos são padrão para o início da montagem, acho que a lista não vai variar muito.

Abração !!
Rafael Senfft


Return to “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest