[EM ANDAMENTO] Projeto: AquaCalculadora

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

[EM ANDAMENTO] Projeto: AquaCalculadora

Postby FabioFreitas » 04 Aug 2011, 15:21

Tópico originado a partir do tópico: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?
Lá em cima onde tem Portal AqOl poderia ter uma parte de calculos, onde calcula mm de vidros indicados p/ aquas FVM, vasão de bomba recomendado, termostato, isso de acordo com as medidas do aquario, poderia ser aperfeiçoada ainda, e ter opção de plantado ou não, onde mudaria a quantidade de iluminação e CO2, isso ajudaria muito os iniciantes, e até mesmo nois.

Vc colocaria as medidas e se é plantado ou não e teria todas as resposta.
exemplo: http://www.aquallun.com.br/calculos1.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Marne Campos » 05 Aug 2011, 01:05

Idéia interessante e nem tão complicado de implementar, vamos tentar amadurecê-la.

Chamaremos de "Calculadora", ok?

Dado as dimensões do aquário, que informações acha interessante ele dar?
Marne Campos

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby FabioFreitas » 05 Aug 2011, 01:23

Colocar tudo que vem em mente, ai vamos conversando o que seria viável.

- Litragem;
- Espessura recomendado do vidro;
- Quantidade de watt p/ aquecimento;
- Quantidade de substrato aproximadamente;
- Quantidade de Iluminação p/ plantado;
- Quantidade de Iluminação p/ não plantado;
- Vazão de filtros;
- CO2 bolhas por segundo ( isso eu penei p/ descobrir) , cheguei em 1 bolha por segundo a cada 100 litros no final.
-TPAs (quantidade).

Poderia ter no final uma lista padrão do que seria legal ter ou necessário, como termômetro, cerâmica, perlon, purigen, carvão ativado.
Não sei se é o caso escolher logo no começo se é plantado, CA ou normal.
Abrs .

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Senfft » 05 Aug 2011, 10:15

Uma coisa muito boa que poderia aparecer é a lista de todos os peixes que são compatíveis com o tamanho desse aquario. Não sei se é possível, mas como nas fichas dos animais possui o tamanho minimo do aquário, então acredito que dê para ligar essas informações, não?

Abração !!
Rafael Senfft

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Marne Campos » 05 Aug 2011, 11:51

Boa Senfft!

Quase certeza que dá.
Marne Campos

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby FabioFreitas » 05 Aug 2011, 12:55

Boa mesmo senfft, isso ajudaria demais os iniciantes.

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby FabioFreitas » 05 Aug 2011, 14:43

- Talvez quantidade de iluminação UV tb.
- mm de vidro com e sem travas.

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Senfft » 05 Aug 2011, 15:40

Opa Fabio, a questão da espessura do vidro é interessante, mas não acho que a questão do UV seja necessário, até porque o próprio uso deste filtro não é obrigatório.

Abração !!
Rafael Senfft

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Marne Campos » 05 Aug 2011, 16:48

Até agora temos:

Dada a dimensão: comprimento, largura, altura

O sistema calcula:

- Volume do aquário em litros; (ok)

- Espessura recomendada do vidro; (vou precisar de ajuda, não conheço bem as regras, além disso há a questão de travado ou não, vidro lapidado ou não, tudo isso influencia)

- Quantidade de watt p/ aquecimento; (ok)

- Quantidade de substrato aproximadamente, (alguém sabe onde podemos encontrar uma regra boa para isso?)

- Quantidade de Iluminação p/ plantado; (esse ponto é bastante complexo, acho que a unidade de medida ideal seria Lúmens/Litro, pois a quantidade de Lúmens/Watts varia muitod e lâmpadas para lâmpadas, o que inviabilizaria o resultado me Watts/Litro, concordam?)

- Quantidade de Iluminação p/ não plantado; (eu descartaria isso, já que não há uma exigência real de iluminação artificial para aquários não plantados)

- Vazão de filtros; (Outro assunto complicado, pode deixar claro que é adotada uma regra de 5x o volume do aquário por hora, porém todos sabemos que isso varia muito de modelo para modelo e fabricante para fabricante, o que sugerem?)

- CO2 bolhas por segundo; (Isso será influenciado pelos parâmetros da água, o cara teria que informá-los também, vou conversar com o Maurício Xavier da Aquamazon se ele pode nos ajudar nesse assunto)

- Quantidade de TPAs; (Isso depende muito da quantidade de peixes, teremos que estipular um aquário populado adequadamente como base e iniciantes que superpopulam pode se enganar com essa regra)

- Espécies de peixes adequadas; (ok, mas ficará restrito à nossa base de dados de espécies e não levará em conta a compatibilidade entre as espécie, somente o tamanho que atingem)

- UV. (acho que cai no mesmo critério da iluminação para aquários não plantados, ou seja, não é necessário e um iniciante pode achar que é pelo resultado da calculadora)
Marne Campos

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: O que você mudaria/criaria/extinguiria no AqOL?

Postby Senfft » 08 Aug 2011, 10:33

Opa Marne, vamos lá...
- Quantidade de substrato aproximadamente, (alguém sabe onde podemos encontrar uma regra boa para isso?)
A regra é simples: (comp x larg x alt)/1000 (onde a altura pretendida deverá variar entre 5 e 10 cm). Assim se chega a quantidade de Kgs. Tenho usado essa fórmula e tem dado certo.
- Quantidade de Iluminação p/ plantado; (esse ponto é bastante complexo, acho que a unidade de medida ideal seria Lúmens/Litro, pois a quantidade de Lúmens/Watts varia muitod e lâmpadas para lâmpadas, o que inviabilizaria o resultado me Watts/Litro, concordam?)
Concordo. Eu adicionaria também uma opção para selecionar: low-tech / high-tech, já que a quantidade de lumens para uso nos dois também é diferente.
- Vazão de filtros; (Outro assunto complicado, pode deixar claro que é adotada uma regra de 5x o volume do aquário por hora, porém todos sabemos que isso varia muito de modelo para modelo e fabricante para fabricante, o que sugerem?)
Sugiro colocar a regra padrão, e postar um aviso informando sobre isso.
- Quantidade de TPAs; (Isso depende muito da quantidade de peixes, teremos que estipular um aquário populado adequadamente como base e iniciantes que superpopulam pode se enganar com essa regra)
Podemos colocar os valores para as três categorias: pouco populado, população mediana e muito populado.

No resto concordo em tudo.

Abração !!
Rafael Senfft


Return to “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest