Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Este é o espaço do forum para sugestões, críticas, elogios, e tudo mais destinado ao desenvolvimento da Comunidade AqOL.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby Marne Campos » 30 Jun 2011, 21:19

Olá Pessoal

Entre 2010 e 2011, a nossa seção Peixes de Água Doce passou por uma reformulação geral, além das fichas serem recriadas com mais informações, a organização das espécies foi feita se baseando em alguns grupos, sendo eles:

1 - Peixes de Cardume
2 - Peixes de Fundo
3 - Peixes Territoriais
4 - Killifishes
5 - Grandes Predadores
6 - Arraias, Enguias e Moréias
7 - Outros

Inicialmente essa organização pareceu ótima e realmente foi muito elogiada pelos aquaristas que visitam o AqOL e a utilizam diariamente, porém, felizmente, a nossa seção cresceu bastante desde então, e já estamos com mais de 400 espécies, sendo que algumas dessas categorias já ultrapassaram uma centena de fichas.

Gostaria de receber sugestões sobre como organizar (ou dividir) de forma ainda melhor a nossa seção Peixes de Água Doce. A idéia é reunir diversas opiniões e depois, quem sabe, colocá-las em prática. Afinal, ninguém melhor que as pessoas que utilizam a seção Peixes de Água Doce do AqOL, talvez a mais completa do gênero na língua portuguesa, para dizer como ela deve ser. :wink:

Obs.: O objetivo nesse momento não é sugerir uma reformulação no formato das fichas, mas em como elas são agrupadas.

Conto com a ajuda de todos!
Marne Campos

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby Senfft » 01 Jul 2011, 11:19

Marne, eu tentei pensar aqui alguma modificação, mas acho que atualmente o agrupamento está ideal ao meu ver.

Abraços,
Rafael Senfft

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby FabioFreitas » 01 Jul 2011, 11:37

Parabes pela seção marne está crescendo bem, logo mandarei fotos dos meus camarões Blue Pearl p/ a ficha tb :D

Vou levantar uma questão, pensando em grupos o Botia palhaço estaria em 3 vendo por cima, PEIXEs DE FUNDO, PEIXES ASIÁTICOS e PEIXES DE CARDUME.
Então porque não colocar ele fazendo parte das 3 fichas e não só da de fundo?

Separações que acho legal:
1 - Peixes de Cardume
2 - Peixes de Fundo
3 - Peixes Territoriais
4 - Killifishes
5 - Grandes Predadores
6 - Arraias, Enguias e Moréias
7 - Outros
8- 50 litros ou menos
9- de 50 a 150 litros
10 - de 150 a 400 litros
11- mais de 400 litros
12- Asiáticos
13 - Ciclidios Malawi
.... (todos biotipos)
98 - p/ plantados
99- não pode em plantados

claro que é muita coisa, mas seria bem completo.

pensem numa coisa, um cara novo entra no site , bom ele terá um aquario de 150 litros e nõa tem ideia do que colocar de peixes, mas quer um aquario comunitario.
Então ele entra na parte de até 150 litros e como sub conjunto os de cardumes, pronto, ele ja tem uma listra ( meio por cima) de todos peixes que pode ter no aquario.

Levantando outra bola. A um tempo atras postei no forum uma tabela de compatibilidade de especies, podiamos fazer uma nossa e alimentando conforme novas especies vão aparecendo, o que acham? posso ajudar nisso. Fazer uma completona :twisted: :twisted:

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby Senfft » 01 Jul 2011, 11:55

Fabio, existe uma ferramenta na sessão dos peixes que você define o tamanho do aquário, pH, etc... Então separar por tamanho do aquário acho que não é interessante.

Separar por região também não acho muito interessante, porque cairia naquilo que você falou de ter um peixe em diversas categorias. No caso da botia, a predominância é como peixe de fundo, mas a sua idéia de colocar a ficha duas vezes (espelhada) eu achei interessante.

Abraços,
Rafael Senfft

EltonBerns
Montador
Montador
Posts: 94
Joined: 13 May 2010, 13:13
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Blumenau - SC

Re: Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby EltonBerns » 01 Jul 2011, 12:25

Boa tarde Marne!

Eu gosto do atual modelo, pois contém a imagem e o nome do peixe...ficando fácil localizar caso seja um peixe que você tenha visto e não sabe o nome.

Minha sugestão é quanto aos filtros de pesquisa:
- Não abrir os filtros em uma nova janela, e sim, colocar os filtros na página principal (com todas as espécies), e conforme o usuário vai incluindo os filtros, vai ajustando a lista na mesma página.

Espero ter ajudado.

Abraços

Elton

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby FabioFreitas » 01 Jul 2011, 12:41

- Não abrir os filtros em uma nova janela, e sim, colocar os filtros na página principal (com todas as espécies), e conforme o usuário vai incluindo os filtros, vai ajustando a lista na mesma página.
Curti tb.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby Marne Campos » 01 Jul 2011, 14:45

Como o Senfft disse, já temos a nossa ferramenta de busca que acaba abrangendo o escopo que o Fábio sugeriu em sua primeira mensagem, aliás essa ferramenta é algo que foi adaptado ao sistema do Portal AqOL, não é algo próprio dele, ao contrário de outros recursos.

A funcionalidade de ir excluindo espécies do resultado conforme vai se optando por mais filtros é interessante, mas válida para consultas em bases de dados pequenas. Imaginem o cara colocando a letra "a" no campo nome, e o sistema já trazer todas as espécies correspondentes, certamente virão mais de 400 (só hoje! A secão Peixes cresce 1% por mês), o que seria muito pesado para o servidor, tanto que a opção TODOS até existe mas reparem que foi colocada no final na seção, para que preferencialmente não seja usada.

Mexer em qualquer coisa que envolva a estrutura das fichas é bastante trabalhoso, tanto que o trabalho de reformulá-las levou mais de 1 ano e isso porque muita gente aqui do forum arregaçou as mangas e ajudou, caso contrário poderia demorar 2 ou 3 anos. Mexer na organização ou como elas ficam divididas já é mais fácil, ou seja, podemos obter um bom benefício com menor esforço e é nesse caminho que devemos seguir nesse momento.

Replicar as fichas em mais de uma categoria, por exemplo, o Acará Disco em "Peixes Territoriais" e "Peixes de Cardume" seria ótimo, podem na arquitetura que o site foi construído, ele não permite que um conteúdo (entenda a ficha como um conteúdo, assim como é um artigo) pertença a duas categorias ao mesmo tempo. Teríamos que realmente duplicar a ficha e com isso nossas estatísticas ficariam totalmente furadas, coisa que gostaria de evitar.

Tentei pensar numa divisão melhor e a única coisa que me veio à cabeça até o momento foi:

1 - Peixes de Cardume

2 - Peixes de Fundo

3 - Peixes Territoriais

Se dividiria em Ciclídeos Americanos e Ciclídeos Africanos, acho que 95% das espécies dessa categoria hoje se enquadram em uma dessas duas.


4 - Killifishes

5 - Grandes Predadores

6 - Arraias, Enguias e Moréias

7 - Outros

O problema é que a categoria ciclídeos africanos e ciclídeos americanos passa a ser muito específica, e como faríamos, por exemplo com o Acara Disco? Ele é um peixe de cardume e é bom enfatizar isso pois muita gente simplesmente ignora o fato e quem sofre é o peixe, mas por outro lado é indiscutível que ele é um ciclídeo americano.
Marne Campos

EltonBerns
Montador
Montador
Posts: 94
Joined: 13 May 2010, 13:13
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Blumenau - SC

Re: Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby EltonBerns » 01 Jul 2011, 17:10


A funcionalidade de ir excluindo espécies do resultado conforme vai se optando por mais filtros é interessante, mas válida para consultas em bases de dados pequenas. Imaginem o cara colocando a letra "a" no campo nome, e o sistema já trazer todas as espécies correspondentes, certamente virão mais de 400 (só hoje! A secão Peixes cresce 1% por mês), o que seria muito pesado para o servidor, tanto que a opção TODOS até existe mas reparem que foi colocada no final na seção, para que preferencialmente não seja usada.
Marne,

Para melhorar nesses casos, você pode limitar a quantidade mínima de caracteres que ele informa no campo. Por exemplo, aqui na empresa utilizamos um mínimo de 3 caracteres para localização de registros, isto ajuda muito na performance quando se trata de cadastros de pessoas físicas ou atendimentos, por exemplo.

Abraços

Elton

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby Senfft » 04 Jul 2011, 09:40

Eu também acho que não devemos desmembrar o "territoriais" para Ciclideo americano e Cliclideo africano...

Até porque tem muita gente que não sabe se aquele ciclideo é americano ou africano. Por exemplo, o Kribensis, que por ser pequeno e similar a um apistograma, muitas pessoas o confundem como americano. E isso atrapalharia na hora da pesquisa.

Abraços,
Rafael Senfft

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Organização da seção Peixes de Água Doce - Opine!

Postby Marcio Vargas » 03 Aug 2011, 12:55

Amigos, chegando atrasado, mas acho que ainda vale né?

Vou colocar uma situação que enfrentei a pouco, para os amigos perceberem a minha dificuldade.

Minha esposa sismou em comprar os Paraisos Albinos. Assim que cheguei em casa fui reto no Portal para procurar sobre eles. A unica coisa que eu sabia era que eram "paraisos albinos". Eu não tinha nem ideia se eram de cardume, de fundo ou qualquer outra coisa, eu simplesmente não encontrei eles aqui no forum (grande parte por minha "burrice"). Precisei ir no Dr. Google, encontrar o nome cientifico (e uma porrada de informações sobre ele) para depois com o nome Cientifico voltar no Portal e então encontra-los. Isso se repete seguido comigo.

Sei que isso deve-se ao fato de eu não saber lidar muito bem com os comandos (e nem buscar aprender de forma mais eficiente), porem penso que a ferramenta deveria ser mais intuitiva para aqueles que não fazem parte da comunidade AqOL não passarem por este tipo de dificuldade ao tentarem pesquisar alguma coisa, já que se vc coloca no google "especies de peixes de aquario" ou coisa parecida, um dos primeiros resultados é o Portal, trazendo para este local muita gente pouquíssimo familiarizada com este mundo;,

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Comunicados, Dúvidas & Sugestões sobre o AqOL”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest