PetSA 2017- Pet South America

Aqui você vai saber dos encontros de aquaristas que estão acontecendo no Brasil, além de outros eventos relacionados ao aquarismo.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

PetSA 2017- Pet South America

Postby Marne Campos » 24 Aug 2017, 14:13

Olá Pessoal

Na semanada passada conseguir dar uma escapadinhas de outros compromissos e visitar a PetSA 2017. PAra quem nunca ouviu falar da PetSA, é a maior feita do segmento pet da América do Sul, uma espécie de "Interzoo" no Brasil, só que bem menor e voltada mais para cães e gatos, os animais de estimação mais populares do Brasil, sendo que o aquarismo não deve representar nem 5% da feira, diferente da Interzoo.

Ah, uma curiosidade, o grupo que organiza a PetSA no Brasil é o mesmo que organiza a Interzoo na Alemanha, ou seja, o grupo NurnbergMesse.

As fotos abaixo dão uma ideia da parte de aquarismo da feira para quem não pôde comparecer.

O primeiro stand, logo na entrada da feira, era o da Seachem. O stande deles foge bastante ao padrão das demais empresas de aquarismo da feira, parece até que você está na interzoo em Nuremberg. Conversando com o pessoal do stand parece que é o único que é totalmente custeado pela marca original (entenda dinheiro gringo), ao contrário dos demais que são custeados pelas empresas que importam os produtos para o Brasil ou fabricantes nacionais.
Image

Logo depois, ao fundo da feira, encontra-se o "pavilhão" destinado ao aquarismo.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Obs.: Apareci em uma foto! Onde está o Wally?

Image

Image

Image

Image

Image

Image


Bom, espero que tenham gostado! Créditos das fotos à minha namorada pois se dependesse de mim, esse tópico ia ficar só no texto. :lol:

Para quem quiser comparar com a Interzoo, aqui tem algumas fotos da minha visita à feira em 2014.
Marne Campos

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: PetSA 2017- Pet South America

Postby Marcio Vargas » 24 Aug 2017, 14:48

Legal Marne,

Realmente não tem nem o que comprar com a Interzoo. A começar pelos estandes, parecem aquelas feiras itinerantes de pechinchas. Ate mesmo a postura do pessoal que representa as marcas é de desleixo (ao menos a impressão pelas fotos).

Gostei de uns Skimmers que vi ali.

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: PetSA 2017- Pet South America

Postby Aioria Jackson » 24 Aug 2017, 17:34

Também tive essa impressão Marcio.

Comparado com Alemanha ainda estamos engatinhando no aquarismo, mas é legal saber que tem esses eventos.

Apesar que faltou uma divulgação melhor.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: PetSA 2017- Pet South America

Postby Marne Campos » 24 Aug 2017, 18:08

Apesar que faltou uma divulgação melhor.
É que como o evento é voltado para profissionais da área, eles não fazem divulgação para o grande público. Teoricamente você precisa ter uma ligação com alguma empresa do setor para poder se credenciar. Só para ter uma ideia, é proibido entrar com crianças na feira.
Marne Campos

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: PetSA 2017- Pet South America

Postby Aioria Jackson » 24 Aug 2017, 18:33

Entendi. Não sabia que era voltada a profissionais.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: PetSA 2017- Pet South America

Postby Marne Campos » 25 Aug 2017, 13:50

Na Interzoo funciona da mesma forma e no último dia (normalmente domingo), eles abrem ao público em geral, dia inclusive que é permitido vender os produtos que estão expostos nos stands. Aqui não tem isso.
Marne Campos

balvaro
Colaborador
Posts: 300
Joined: 27 Aug 2013, 19:33
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: PetSA 2017- Pet South America

Postby balvaro » 25 Aug 2017, 19:19

Ainda existe a ABLA. Era essa associação que mandou uma carta não oficial para os fóruns ameaçando judicialmente a área de classificados, uns anos atrás, não?

Sent from my Moto Z2 Play using Tapatalk

Marcos Kim
Colaborador
Posts: 299
Joined: 25 Dec 2012, 22:31
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas, SP

Re: PetSA 2017- Pet South America

Postby Marcos Kim » 26 Aug 2017, 21:13

Entendo as críticas aqui colocadas, mas acho que é preciso colocar em perspectiva. No ano passado, os estandes estavam muito mais simples,
e embora estivessem agrupados, não tinha cara de um setor organizado, como neste ano. E tinha menos estandes. Ou seja, houve uma melhora
em qualidade e quantidade.

Não importa que a melhora seja de nota 3 para 4, o importante é ver esta melhora, em um setor que está tomando uma surra no mercado pet. O Marne
falou em 5%, mas acho que está longe disso. Gatos, sim, cresceram claramente no mercado pet e na ocupação da feira. Lojas e veterinários
com quem conversei fora da feira atestam isso. E dentro da feira, é notório este crescimento.
No ano passado eram raríssimos os estandes dedicados apenas a gatos. Neste ano havia vários.
Diria que a proporção neste ano era 90% cães, 9% gatos e 1% aquários. Ano passado devia ser mais de 95% só cães.

Falando em perspectiva, acho curioso algum noticiário veicular que o aquarismo é o segundo maior pet-hobby do Brasil. Contam pelo número de
peixes. Mas não avaliam que é fácil e barato ter 200 neons. Mas manter 3 cachorros é trabalhoso e caro. A feira mostra a real perspectiva do mercado.
O brasileiro ama cachorros, começa a curtir gatos, e liga pouco pra aquário.

E vamos ser justos, a maioria dos estandes (falo de forma geral) não eram grande coisa, visualmente.
No ano passado o foco era mais o mercado profissional. Este ano muitos estandes colocavam as coisas à venda.
Existe a restrição de visitação aos lojistas pets e veterinários, mas muito público amador consegue entrar.

Criticar o setor de aquarismo chega a ser leviano, nesta perspectiva. Entendo que somos todos hobbystas apaixonados pelo aquarismo,
mas não adianta esperar um mega-investimento do setor numa feira pet, se o mercado não tem porte pra comportar isso.

Por outro lado, o setor de cães faz a aposta certa, com vários estandes (lotados!) dedicados ao ensino (tosa basicamente). Se o aquarismo,
as empresas de aquarismo principalmente, bancassem palestras e cursos gratuitos de aquarismo em escolas, por exemplo, estariam semeando
o hobby no lugar certo e na idade certa. Bancassem mais programas de TV, ou um canal REALMENTE bem feito no Youtube.
O programa do André Longarço, por exemplo, é muito bem feito, mas com acesso em TV paga, dentro de um programa de pesca,
ou só para assinantes da internet, tem um público baixíssimo. Com um patrocínio maior, poderia ser um conteúdo gratuito e aberto ao público.

Enfim, desculpem o longo texto.

Abs!
Kim

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: PetSA 2017- Pet South America

Postby Marne Campos » 28 Aug 2017, 15:02

Concordo com você Kim, comparado aos anos anteriores, eu achei a parte de aquarismo mais caprichada, porém acho que criei uma expectativa com os seus comentários sobre a feira e chegando lá fiquei um pouco decepcionado, apesar da visível melhora.

Eu não rodei a feira toda, mas minha namorada que fez isso disse que tinha muito stand vendendo lacinho e coleira, que imaginava algo mais profissional e de alto nível na feira. Essa foi a visão de uma pessoa que não é do meio e nunca foi na PetSA. Uma coisa que reparei, foi que não tinha stand da Royal Canin, Bayer etc, coisa que vi em anos anteriores. O que será que houve?

Quanto à adesão ao aquarismo em nosso país, uma vez conversando com um pessoal na Interzoo, eles comentaram que o aquarismo tende a ter menos força em países onde a escolaridade é mais baixa e as pessoas são mais emotivas. Primeiro porque aquarismo envolve um pouco de estudo, não é igual ao cão ou gato que o cara larga no fundo do quintal e ele sobrevive lá, a gente sabe que estudar ainda não é algo que está entre as prioridades da maioria da população em nosso país e qualquer sigla que você menciona ou conta matemática que você precisa fazer, muita gente já arregala o olho e quer desistir. Segundo porque em países "emotivos" como o Brasil, o emocional quase sempre prevalece sobre o racional e nisso as expressões fisionômicas que os mamíferos possuem fazem com que eles ganhem de lavada dos "frios" peixes e répteis, nessas horas a pessoa esquece o trabalho que um cachorro pode dar e pensa "aaaaaa que fofinho", algo não muito comum em países como a Alemanha, por exemplo
Marne Campos

Marcos Kim
Colaborador
Posts: 299
Joined: 25 Dec 2012, 22:31
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas, SP

Re: PetSA 2017- Pet South America

Postby Marcos Kim » 28 Aug 2017, 15:36

Marne, é como eu disse. Se antes era nota 3, agora foi nota 4. E nesse momento de crise, tá todo mundo com um pé atrás.

Quanto aos estandes, sua namorada está certa, este ano estavam mais "varejistas" do que no ano passado. Acho também que é um reflexo da crise.
Quase um desespero. Talvez a ausência de grandes empresas seja em função disso também.

A análise da questão do aquarismo tem coerência. Acho até que o mercado de gatos está crescendo justamente pela percepção
de quem tem cachorro: dá muito trabalho. Faz xixi e cocô no lugar errado e pega muito mais doenças do que gato. E não vai muito bem
em apartamento. Nos EUA, por exemplo, tem mais gato do que cão.

Abs!
Kim


Return to “Agenda - Encontros e Eventos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest