Plantado 160 litros - Fase 01/02 e Fase 03 - pag 2

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Ivan Morais
Ciclador
Ciclador
Posts: 297
Joined: 27 Nov 2003, 18:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Parnaiba-PI

Plantado 160 litros - Fase 01/02 e Fase 03 - pag 2

Postby Ivan Morais » 31 Jul 2012, 14:53

:( Olá pessoal

Gostaria de mostrar meu aquário, que depois de um longo e penoso processo no qual me deu muito trabalho ficou do jeitinho que eu queria.
Foram 02 fases distintas; a fase 01 que foi apenas sofrimento e a fase 02 que até agora me deu mais alegrias do que tristeza.

Vamos lá:

FASE 1

O meu retorno se deu no ano passado e a princípio eu queria apenas um aquário com pedras, peixes e nada mais, porém com a sugestão dos amigos, sempre mostrando os benefícios das plantas naturais, resolvi tentar montar um aquário com plantas.
Iniciei com um tanque de 160 litros , com Húmus de minhoca, CO2 caseiro, areia de filtro de piscina, um tronco, iluminação de 0,7 W , filtro externo de 650 litros e um pouco de Siporax Mini + Purigem e bandeiras como foco principal.
Infelizmente minha alegrai durou pouco, pois logo após a ciclagem, tudo desandou e perdi dezenas de peixes, se contar que minhas plantas nunca progrediram, mostrando sempre sérios sinais de deficiência de nutrientes e outras coisas que nunca soube explicar.
Início da ciclagem: 04/10/2011
Image
Após a chegada das plantas:
Image
Após alguns dias, sintomas de deficiência nas plantas.
Image
Algumas plantas resistiram, mas o aquário nunca ficou livre das algas marrons.
Image
Image
Durante esse período eu dei muito trabalho aos membros do AqOL, pois meu aquário nunca se estabilizava e eu perdia muitos peixes com frequência, o mais intrigante é que a maioria dos meus peixes morriam logo nas primeiras 24 horas e os que aguentavam a adaptação jamais mostravam alegria, viviam pelos cantos e pouco se alimentavam, dessa maneira meu aquário vivia muito sujo devido ao excesso de comida que se acumulava no fundo, pois como disse, eles comiam muito pouco.
Finalmente, depois de tantas tentativas, um membro abençoado me perguntou de onde era proveniente minha areia de piscina e eu falei que ela era reutilizada, então dai surgiram muitas dúvidas quanto à inércia da mesma, pois como ela já tinha sido usada, provavelmente ainda continha muitos resíduos químicos que possivelmente estavam matando meus peixes e atrapalhando o desenvolvimento do aquário.
Resolvi então desmontar todo aquário e recomeçar do zero, dai por diante começou a fase 2.
Fim da fase 01 – Março/2012
Vamos a ela:

FASE 2 – Início em Abril 2012
Antes de iniciar a montagem, tratei de reforçar a filtragem com a construção de um canister caseiro.
Seguem as fotos:
Image
03 litros de cerâmica
Image
Fiz a nova montagem mudando algumas coisas, tirei a pedra que me parecia desproporcional ao aquário e deixei somente o tronco, tinha em mente copiar o Layout de um aquário que acho muito lindo, mas nunca consegui hehehe, segue o modelo de inspiração, mas que não consegui recriar hehehe
Image
Com esse modelo em mente iniciei a nova montagem somente com algumas plantinhas que eram remanescentes da outra montagem.
Image
Infelizmente não pude comprar as plantas que desejava para seguir com o projeto adiante, pois eu precisava de muitas coisas e não dispunha de capital no momento, então optei por manter o substrato inerte e fiz a aquisição dos produtos RC Flora, que até hoje nunca me decepcionaram e mostram que são realmente muito bons.
Após a mudança de planos, adquiri na cidade algumas plantas mais tradicionais e meu aquário ficou com a seguinte flora:
01 Amazonense
Valisnérias
01 Higrophila Disformis
03 mudas de Higrofilas Rio
5 mudas de Rotalas

Ficou assim:
Image

Image

Infelizmente as Valisnérias não se adaptaram com o Carbono liquido e a maioria morreu, no entanto todas as outras plantas evoluíram muito.
Após alguns dias resolvi colocar uma garrafada de CO2 pra dar um UP e realmente eles se desenvolveram bastante.

Fotos do dia 27/06
Image

Image

Image

Fotos dia 01/07
Image

Quando chegou nesse estágio eu parei como o CO2, fiz uma poda e replantio e decidi que de agora em diante eu só deveria manter o aquário.

Nesse mesmo dia tive a brilhante ideia de introduzir 20 neons + 05 Rodostomus no meu aquário de uma vez só.

O resultado não poderia ser outro, meu aquário quase entra em colapso e acredito que por ter parado com a adição de CO2 no momento que introduzi os peixes, a amônia subiu lá nas alturas e a água começou a turvar de maneira perigosa, felizmente alguns procedimentos de urgência foram feitos, tive o auxílio precioso do Katsuzo e do Rafael Compassi nessa hora, e finalmente consegui reverter à situação e estabilizar o aquário novamente.

Dias de preocupação:
Image

Image

Depois de muitas Tpas, administração correta dos nutrientes, apagão de 02 dias com adição de carvão ativo + purigem e filtragem a todo vapor tudo entrou nos eixos.

Image

De agora em diante pretendo manter o aquário apenas com a adição dos nutrientes e do carbono liquido, pois desejei desde o início um aquário com plantas e acho que finalmente atingi meu objetivo e confesso que ele ficou do jeitinho que eu queria.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

É isso pessoal, agora é só alegria.

Gostaria de agradecer imensamente ao pessoal do fórum que sempre estão dispostos a ajudar, seja através dos tópicos ou através das mensagens particulares.

Em breve pretendo montar um nano pra mim, mas tenho em mente um plantadão, com um belo carpete e espécies mais exigentes de plantas, mas enquanto esse dia não chega, vou curtindo o meu com essas plantas mais simples que tenho certeza me ajudarão a adquirir experiência, pois sei que dificuldades ainda surgirão isso me torna a cada dia que passa, um aquarista melhor.

Obrigado e abraço a todos
Last edited by Ivan Morais on 06 Feb 2013, 09:04, edited 3 times in total.
Pescar, uma verdadeira lição de igualdade, pois todos os homens são iguais perante os peixes!!!

Plantado 160 litros remodelado
Cubo 27 Litros

User avatar
Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Posts: 467
Joined: 27 Mar 2012, 14:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Americana/SP

Re: Aquário com plantas - Fase 01 :( e Fase 02 :D

Postby Jefferson Wonrath » 31 Jul 2012, 15:17

Que verdadeira saga ein colega :shock:. Mas no final o aquá ficou realmente lindo, parabéns ;).
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Aquário com plantas - Fase 01 :( e Fase 02 :D

Postby Xica » 31 Jul 2012, 15:45

Fala sério, Ivan: valeu a pena sua persistência, concorda?
Está show e está equilibrado, isto conta muito.
Parabéns e agora é aguardar pelo nano!

pedroka
Ciclador
Ciclador
Posts: 112
Joined: 12 Jul 2012, 19:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo SP

Re: Aquário com plantas - Fase 01 :( e Fase 02 :D

Postby pedroka » 31 Jul 2012, 19:57

Éééée, parabéns pela percistencia ficou muito bom seu aquario ! :D
Image Meu Plantado !!!
Vejam, comentem e deem sugestões !

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Aquário com plantas - Fase 01 :( e Fase 02 :D

Postby Rafael Compassi » 31 Jul 2012, 20:24

Image

Orgulho de ti, velho!

Soube seguir as orientações do pessoal mais experiente à risca, ouviu os conselhos e botou a mão na massa. Agora é só colher os louros da vitória!

Parabéns mesmo, Ivan! O aqua está lindão!

Abraço

User avatar
Ivan Morais
Ciclador
Ciclador
Posts: 297
Joined: 27 Nov 2003, 18:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Parnaiba-PI

Re: Aquário com plantas - Fase 01 :( e Fase 02 :D

Postby Ivan Morais » 01 Aug 2012, 07:15

Valeu pessoal

Agradeço a todos vocês sempre, pq sei que se não fosse a galera daqui, jamais teria conseguido.

Valeuzão
Pescar, uma verdadeira lição de igualdade, pois todos os homens são iguais perante os peixes!!!

Plantado 160 litros remodelado
Cubo 27 Litros

User avatar
claudiomendes
Ciclador
Ciclador
Posts: 165
Joined: 04 Aug 2011, 15:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Zona Sul
Contact:

Re: Aquário com plantas - Fase 01 :( e Fase 02 :D

Postby claudiomendes » 01 Aug 2012, 11:03

é isso aí Ivan... parabéns por sua vitória...
não pense que é diferente com outros membros, principalmente com nossas primeiras montagens...
normalmente nós preferimos aprender com nossos erros, ao invés de aprender com conselhos.... quando vemos que as coisas estao indo mal, aí escutamos os conselhos... hehehe

mas o importante de tudo isso é justamente o resultado final... e vc está alcançando o resultado que todos nós corremos atrás:
um aquário lindo, de encher os olhos de quem vê...

está muito bonito..

qual o PH do aquário?? pergunto isso pois vi um lebiste em uma das fotos... e como vc tem neons, imagino que seu aquário seja de água ácida, certo?? Lebiste aguenta água ácida??

Abs.
Claudio M. Oliveira
São Paulo - Z/S
Plantado 326lts (Ciclando)

User avatar
Ivan Morais
Ciclador
Ciclador
Posts: 297
Joined: 27 Nov 2003, 18:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Parnaiba-PI

Re: Aquário com plantas - Fase 01 :( e Fase 02 :D

Postby Ivan Morais » 01 Aug 2012, 14:22

Olá Claudio

Obrigado pelo elogio parceiro.

Quanto ao PH, geralmente fica na casa dos 6.6, porém o peixe que vc viu não é um lebiste, trata-se de um betta.

Já tive outros peixes de ph alcalino antes da introdução do neons, mas depois fui trocando todos, agora o único que não esta de acordo totalmente é o betta, mas ele parece aceitar bem essa água, pois já veio de uma beteira de água ácida, pois na cidade a agua da torneira ja sai com ph nessa faixa.

Abraço
Pescar, uma verdadeira lição de igualdade, pois todos os homens são iguais perante os peixes!!!

Plantado 160 litros remodelado
Cubo 27 Litros

User avatar
claudiomendes
Ciclador
Ciclador
Posts: 165
Joined: 04 Aug 2011, 15:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Zona Sul
Contact:

Re: Aquário com plantas - Fase 01 :( e Fase 02 :D

Postby claudiomendes » 01 Aug 2012, 17:04

kkkkkkkkkk

pode crer... viajei grandão... pensei em beta e escrevi lebiste... mas até que parece...
aliás, está muito bonito o peixe... coloração e tudo mais... se ele está saudável, creio que não há motivos para preocupação.

Abs,
Claudio M. Oliveira
São Paulo - Z/S
Plantado 326lts (Ciclando)

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Aquário com plantas - Fase 01 :( e Fase 02 :D

Postby Katsuzo Koike » 02 Aug 2012, 07:16

Valeu, Ivan, que luta, hein! Show de Bola o seu aqua! Água boa, plantas limpas e crescendo, e o principal, peixes saudáveis! Gostei tb do aplauso do Compassi, haha! Abç a todos!


Return to “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest