Iniciante! ;)

Poste aqui as fotos do(s) seu(s) aquário(s) e habitantes.

Moderador: Equipe AqOL

Regras do fórum
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
AliceBusch
Montador
Montador
Fotos no Portal AqOL: 0
Artigos publicados no Portal AqOL: 0
Aquário do Mês do AqOL: 0

Iniciante! ;)

Mensagempor AliceBusch » 24 Nov 2010, 22:33

Imagem

Olá gente!
Fiz meu primeiro aqua (low tech) há 4 semanas, mas estou com um problema sério de algas verdes. Li que é algo comum em aquários recém montados. Existe algo que eu possa fazer para dar uma melhorada nas plantas sem aumentar a proliferação de algas? Estou achando-as bem caidinhas, apesar de estarem colocando raízes.

Segue o setup do aqua:

Litragem: 9 litros reais.
Iluminação: Lâmpada 15W com timer (8hs por dia).
Filtro: Externo, da Boyu, 150l/h, com esponja perlon e carvão ativado.
Temperatura: 26ºC controlado por termostato de 25W.
Flora: Musgo Pseuditaxiphyllum distichaceum, Vallisneria sp. "finissima", Alternanthera reineckii “rosaefolia”, Anubia nana e Microsorum.
Decoração: um tronco de aroeira (acho eu! heheh).
Substrato: areia de rio.
Ph: 6.6.

Beijo,
Alice.

reyns
Ciclador
Ciclador

Re: Iniciante! ;)

Mensagempor reyns » 24 Nov 2010, 22:49

olá Alice

Uma vez em um aqua pequeno meu eu sofri com algas verdes tb, no ínicio como vc deve ter lido e normal por excesso de nutrientes, para resolver minha situação eu soltei no aqua umas mudas de elódea soltas mesmo na água, por ser uma planta de crescimento rápido ela auxilia no consumo desses nutrientes.

Vc esta injetando CO2 no seu aqua???

Se não eu aconselho a fazer uma garrafada caseira mesmo pq isso tb auxilia nesse problema pois as plantas necessitam dele pra crescer saudáveis, pensa da seguinte forma... No aqua existe uma disputa plantas versus algas então vamos ajudar as plantas dando força pra elas e colocando mais mudas... pensa nisso da elódea.

se caso vc quiser faça um apagão tb três dias sem luz, as plantas não morrem e as algas perdem força....

espero ter ajudado se quiser estou te passando o meu msn por mp...

aaaahhhhh e seja muito bem vinda ao mundo do aquarismo....

Beijo
Aqua plantado HI-Tech 72 Litros

reyns
Ciclador
Ciclador

Mensagempor reyns » 24 Nov 2010, 22:52

esqueci faça trocas parciais de água pelo menos uma vez a cada dois dias de possível no começo agora faça todos os dias, até estabilizar aqua pequeno e um pouco complicado mesmo mas não desista...

Lord_Wolf
Colaborador
Fotos no Portal AqOL: 1
Artigos publicados no Portal AqOL: 12
Contato:

Mensagempor Lord_Wolf » 25 Nov 2010, 12:31

Olá
Sugestão? Injete Flourish Excel... compre uma seringa de 3ml para dosar a quantidade do excel a ser inserida, porque será necessário uma quantidade bem pequena. Aumente as trocas parciais de agua, talvez efetue duas por semana. Mas não troque apenas a aqua, tenta raspar as algas e sugá-las com o sifão, que pode ser de mangueira de compressor de ar, essas de silicone.

Muito bom esse layout, meus parabéns!

Até
Valeu
Imagem

Imagem

Senfft
Colaborador
Fotos no Portal AqOL: 19
Artigos publicados no Portal AqOL: 3
Aquário do Mês do AqOL: 3

Mensagempor Senfft » 25 Nov 2010, 15:17

Acredito que a quantidade de luz está muito alta para plantas de crescimento lento como anubias e microssoriuns e musgos. Acredito que somente a Alternanthea necessite de bastante luz. Você poderia substituir esta lampada por uma de 9w.

Abraços,
Rafael Senfft

AliceBusch
Montador
Montador

Mensagempor AliceBusch » 25 Nov 2010, 18:15

Gente, antes de tudo, muito obrigada pelas respostas!

Estou conseguindo algum progresso com TPAs mais frequentes e com a diminuição do tempo de luz (reduzi de 10hs diárias para 8hs. Quando postei o setup tinha recém feito a alteração). As algas ainda estão aparecendo, mas não estão crescendo tão loucamente como antes.

Vou trocar a lâmpada do aqua essa semana - trocá-la por uma de 9W, como sugerido - mas daí fica a dúvida: deixo 8hs ainda ou aumento novamente o período de exposição à luz? Ou é algo que eu teria que experimentar para chegar a um resultado bom?

Não estou colocando CO2 por enquanto não. Alguém me disse que beneficiaria não só as plantas, mas também as algas. Daí, na dúvida, achei melhor não fazer... Fiquei com medo de criar uma explosão ainda maior de algas, na tentativa de ajudar as plantas. É bobagem isto?

Sobre a elódea, gostei muito da idéia. É uma plantinha bonita e parece ser ótima para iniciantes... mas teria que baixar a temperatura do aquário. não? Li em algum lugar que ela se dá melhor em águas mais frias. Está correto? Ou ela resistiria a 26ºC?

Mais uma pergunta, não querendo abusar: afinal, que tipo de alga eu estou tendo no meu aquário? Estou com dificuldade de dizer que tipo é realmente... Segue a foto, se vocês puderem me ajudar!

Imagem

Mais uma vez, obrigada pela força! Estou aprendendo horrores! Meu namorado faz aquários a anos, e juro que várias vezes já pensei em sabotá-los porque ele dava muito mais atenção para eles do que para mim... mas agora estou entendendo a fascinação dele! Hahaha =D

Beijo!

reyns
Ciclador
Ciclador

Mensagempor reyns » 25 Nov 2010, 21:02

Respondendo suas perguntas ....

Sobre a Elódea eu já tive elas em aqua com temperatura constante de 28 graus sem problema e o crescimento dela era absurdo.

Sobre o tipo de alga tenho 98% de certeza que é Filamentosa.

A luz mantenha em 8 horas mesmo vc tem plantas de crescimento lento não vai sentir muito não.Trocando a lâmpada para uma de 9w

E sobre o CO2 eu sou a favor de injeção sim....depois que vc fizer vc irá ver a diferença...

Espero estar ajudando

Reyns

AliceBusch
Montador
Montador

Mensagempor AliceBusch » 26 Nov 2010, 22:00

Reyns

Comprei hoje umas mudinhas da Elódea, e substituí as minhas Valisneria por elas! Achei que ficou mais bonito, os espaço ficou mais preenchido. Além disso, as Valisneria não estavam muito bonitas, estavam perdendo várias folhas...

Na empolgação, também comprei um par de ampularias, para me ajudar com a infestação de algas. Como o Ph ideal para elas é alcalino, estava em dúvida se tinha feito uma boa escolha. Estava com medo de acabar matando os bichinhos. Li um pouco a respeito, e descobri que o grande problema para elas não é exatamente o PH, mas a reserva alcalina. Com uma reserva alcalina baixa, a acidez do aqua pode vir a prejudicar as conchinhas. Uma reserva alcalina decente (principalmente quanto o KH, em compensação, daria conta do que a acidez corroesse. Você sabe algo sobre o controle da reserva alcalina? Sabe qual seria o ponto ideal entre acidez e reserva alcalina para as ampularias? Cara, to completamente perdida... cheia de teoria e com pouca idéia de prática!

Estou considerando seriamente fazer a garrafada, já que me ajudaria com os caramujinhos, ajudaria com o desenvolvimentos das plantas e me ajudaria no controle das algas. Mas não sei como planejar a coisa toda. A primeira providência certamente será comprar um teste de KH, mas sinceramente nem sei o que fazer com o resultado...

Para ser um aquarista é preciso ser um artista ou um engenheiro? Um pouco dos dois? To lascada! Alguém pode me ajudar?

Beijos!

reyns
Ciclador
Ciclador

Mensagempor reyns » 26 Nov 2010, 22:38

Alice nem artista nem engenheiro....precisamos ser curiosos e bota curiosidade nisso rsrsrsrs,
quanto esse trem de reserva alcalina não faço a mínima idéia de como usar isso na prática (nem na teoria nunca me informei sobre isso), as ampulárias que eu tive nos meus aquas eu sempre coloquei sem analisar nada sempre viveram bem em aquas comunitários, plantados, muvucados rsrsrsrs e assim sempre viveram bem e por um longo tempo...creio que vc não terá problema tb.

Fica calma que o começo eh assim mesmo depois piora rsrsrsrs.

vá por partes arrisque, invente, erros serão inúmeros e acertos serão grandiosos.

Nossa tô meio filosófo hoje rsrsrsrsrs

Até

AliceBusch
Montador
Montador

Mensagempor AliceBusch » 27 Nov 2010, 07:49

Hahahahah Valeu por me acalmar! Estou completamente viciada no meu aqua, tentando estudar bastante e tal... mas parece que quanto mais eu leio sobre, com mais dúvidas eu fico! :?

Voltar para “ExpoAqua - Mostre seu Aquário”