[Concluído] O que há de errado - Kinguios em Aquários

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Magáli
Colaborador
Posts: 840
Joined: 19 Sep 2003, 06:25
Photography Portal AqOL: 26
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Fuji - Japão
Contact:

[Concluído] O que há de errado - Kinguios em Aquários

Postby Magáli » 12 Apr 2005, 10:33

Olá pessoal!

Dando início ao proposto neste tópico, proponho que analisem o aquário nas fotos abaixo e apontem falhas e sugestões de como melhorar a qualidade de vida do Kinguio.

Lembramos que:

*Não serão aceitas respostas como "eu acho" ou "pode ser", todas as respostas que não forem postadas dentro de algo que realmente mostre o interesse e a pesquisa serão apagadas, bem como aquelas que não somem nada, ou seja, manteremos o tópico limpo para as respostas coerentes e exatas. APONTEM OS ERROS E AS SOLUÇÕES...
*Os membros experientes não poderão participar, essa brincadeira é dirigida apenas aos iniciantes.

Vamos lá pessoal, pesquisem, procurem, participem.

O que há de errado?

Image

Image
Last edited by Magáli on 21 Jun 2005, 21:38, edited 7 times in total.
"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes."
Khalil Gibran

Thiago Borges
Montador
Montador
Posts: 49
Joined: 08 Apr 2005, 11:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo - SP

Postby Thiago Borges » 12 Apr 2005, 11:20

Olá Pessoal!
Eu li em um livro sobre aquarismo que aquários redondos não são adequados pois prejudicam a troca de gas carbônico por oxigênio na água.
Esse seria o primeiro erro!

Dudu2005
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 08 Apr 2005, 09:37

coitado ...

Postby Dudu2005 » 12 Apr 2005, 11:28

Tenho piedade desse ser vivo, esse é um Kinguio Red Head , ele é um peixe de origem oriental, a temperatura da água deve estar em torno de 20º graus ... em seu tamanho adulto, lógico que em condições bem melhores que as oferecidas por vc, esse peixe atinge 30/40 cm de tamanho, é da mesma famíla que a carpa.
Acho que se vc. quer manter o peixe, compre um aquário de no minimo 40 litros para esse tamanho, tem que ter oxigenio, não adianta ser filtro biologico, esse tipo de peixe suja muita a água ...
Uma sugestão, troque de peixe, coloque um Betta nesse aquário, sozinho .
Last edited by Dudu2005 on 21 Apr 2005, 09:18, edited 1 time in total.

lularib
Colaborador
Posts: 253
Joined: 18 Mar 2005, 03:58
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro - RJ

Postby lularib » 12 Apr 2005, 14:30

O ideal seria um aquário retangular ou quadrado, onde haja pelo menos 40l para ele apenas, um sistema potente de filtragem (de preferência externa, com os três tipos de filtragem), pois o kinguio suja muito a água, água fria realmente, mas 20 graus é exagerado. Algo em torno de 22 graus seria o suficiente. pH neutro. Plantas ele vai arrancar, daí a maior importância que o normal da filtragem biológica, já que as plantas não vão poder ajudar na ciclagem. Que substrato é esse? É cristal ou vidro? Teria de varificar se ele é inerte. Melhor o cascalho de Rio. Numa mesa de jantar também não seria o lugar mais adequado para o bichinho, já que tende a ser um lugar muito agitado, estressante.
Abs
Lula
Aquarismo é uma forma de pacifismo.

User avatar
André Braga
Ciclador
Ciclador
Posts: 448
Joined: 14 Nov 2004, 18:13
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Niteroi RJ

Postby André Braga » 12 Apr 2005, 15:10

A pergunta mais certa para esse aquário é:

"O que tem de certo nesse aquário?"

Resposta: NADA!

1 - Aquário redondo com pouca troca gasosa da água com o ar.
2 - Sem filtragem alguma.
3 - Poucos litros para um peixe (mal deve chegar a um litro d'água). Ainda mais um kinguio que suja muito a água.

Ponto principal: Esse aquário aparentemente faz ornamentação em alguma festa e serve como "lembrança" da mesma. O erro fundamental é por parte do organizador da festa, pois nem sempre os convidados terão capacidade para dar uma vida saudável e responsável aos animais após a festa. A intenção desse aquário é para simples "transporte" e "embalagem" para presente.

Minha opnião.
"VAMOS DAR UMA FOLGA PARA A AMAZÔNIA?"
Evite animais coletados nesse período de seca!!!

User avatar
Bluepool
Montador
Montador
Posts: 92
Joined: 07 Feb 2005, 21:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba
Contact:

Postby Bluepool » 12 Apr 2005, 17:54

Coitado do peixe. É pouca água pra ele, não tem filtragem nenhuma e essas plantas não são plantas aquáticas. Fora o fato do aquário ser redondo, que deve distorcer a visão do pobrezinho..ele deve estar muito infeliz.

User avatar
Fidelis
Montador
Montador
Posts: 38
Joined: 26 Jan 2005, 00:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: MaringápPr
Contact:

erros

Postby Fidelis » 12 Apr 2005, 22:08

minha opinião...
não se deve usar peixes como parte de enfeite,ou ser enfeite,da pra perceber que as flores não esta em contato com a água utilizada no peixe,mesmo assim ainda é pouca água para o peixe,não tem oxigenação suficiente para o tamanho do vidro que nem pode ser chamado de aquário nessa ocasião,caso seja brinde de confraternização,deveria ter um folheto com recomendações de cuidados com a especie que se encontra ali.
"Os tristes acham que o vento geme; os alegres, acham que ele canta."

Magáli
Colaborador
Posts: 840
Joined: 19 Sep 2003, 06:25
Photography Portal AqOL: 26
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Fuji - Japão
Contact:

Postby Magáli » 19 Apr 2005, 11:38

Olá pessoal,

Encerramos a primeira parte do "jogo-teste".
A Equipe de Suporte - Aquarismo Geral parabeniza o usuário Lularib por ter enviado a melhor resposta à questão proposta.

Ressaltamos que mais que uma brincadeira, nossa intenção era que cada um procurasse, através de pesquisas, por fontes capazes de responder a um tema muito polêmico e que ainda hoje gera transtornos em diversos níveis, principalmente aos aquaristas novos, recém-chegados ao hobby.

Todos os dias nos deparamos com mensagens de novos usuários pedindo ajuda após aquisição desses peixinhos. Quase sempre por total desinformação; muitas vezes por indicação de um lojista nem sempre atento ou totalmente anti-profissional.

Na próxima mensagem há um pequeno texto esclarecendo alguns pontos. Continuem debatendo o assunto e pesquisando muito. Somente a informação correta e a pesquisa constante é que vão nos tornar melhores aquaristas. Boa leitura!

Ainda teremos mais etapas nessa brincadeira e contamos com a participação de todos os novos colegas. Aguardem!
"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes."
Khalil Gibran

Magáli
Colaborador
Posts: 840
Joined: 19 Sep 2003, 06:25
Photography Portal AqOL: 26
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Fuji - Japão
Contact:

Postby Magáli » 19 Apr 2005, 12:00

Kinguios e Aquários

Introdução

Há muitas razões porque peixes não devem ser colocados em aquários redondos e/ou tão pequenos. Focalizaremos em Kinguios porque esta é a pior espécie para pôr em um aquário desse tipo... E eles também são os peixes mais comuns postos em um aquário. Prossiga lendo, há coisas que você deve saber sobre Kinguios e aquários!

Exigências do Oxigênio

Kinguio é um peixe de água fria, que requer grandes quantidades de oxigênio em sua água (uma água mais fresca prende mais oxigênio). Um aquário pequeno não contém e não pode fornecer quantidades suficientes de oxigênio para impedir problemas. Sem uma provisão adequada, pode acontecer privação de oxigênio e sufocação. Qualquer um que alguma vez testemunhou um Kinguio (ou qualquer outro peixe) respirando desesperadamente na superfície viu de primeira mão como peixes podem sofrer quando há falta de oxigênio. Muitas pessoas parecem pensar que bolhas de ar é a resposta ao problema (geralmente as bombas de circulação e pedra porosa já vem com os aquários), mas esta é uma informação incorreta. A renovação da água e de seus elementos traço são mais importantes do que a aeração por pedras porosas, fato pelo qual as trocas parciais de água são recomendadas em maiores quantidades e com maior freqüência que para outros peixes.

Qualidade da Água

Por muitos anos as pessoas foram ensinadas que Kinguios podiam viver em aquários pequenos (e/ou redondos). Isto não é verdade. Não é verdade principalmente por causa da grande quantidade de excrementos que o peixe produz apenas em um dia. Você teria que trocar a água a cada duas horas para prosseguir com os índices de Amônia sob controle no aquário. A maioria das pessoas não faz ou não pode fazer isso. Este é mais um dos motivos para não usar aquários pequenos.

Além dos fatores Amônia e sujeira em demasia, um aquário pequeno pode ser propenso a "mini-ciclos". Isto poderia ser o resultado de uma mudança de água em excesso ou o ciclo nunca é completado corretamente. Leiam o Ciclo do Nitrogênio.

Crescimento

Kinguio é um peixe que cresce bastante, fica enorme! Seu tamanho varia entre 20~40cm e aquários tão pequenos não permitiriam que um peixe crescesse mais que um ¼ do seu tamanho normal.
O desenvolvimento será retardado, conduzindo a corpos deformados e morte prematura.
Você sabia que Kinguios podem viver mais de 20 anos? Mas seguramente não em um aquário!

Saúde e Felicidade

Todo peixe que for forçado a viver em circunstâncias não apropriadas estará condenado ao estresse, doenças e infelicidade. É muito comum nesses casos o sofriemnto e a morte prematura dos peixes.

Para aqueles que acreditam que manter um Kinguio vivo nestas condições por 3 anos (até a morte prematura) é muito tempo, considere o fato que um Kinguio pode viver 20 anos ou mais. Considere também a qualidade de vida do seu peixe. É muito improvável que um Kinguio mantido sob essas circunstâncias tenha uma vida boa, saudável, feliz ou que alcance a estimativa de vida longa própria da espécie.


Instalação Do Tanque

Posição

Talvez o fator mais importante (com exceção da qualidade da água) para assegurar que seu Kinguio tenha uma vida longa e saudável seja o local escolhido para instalar o aquário.

O local escolhido para o aquário é propenso a alterações bruscas de temperatura? O tanque pode sofrer essas alterações se for colocado próximo a uma janela, por exemplo.
Também se colocado junto a aquecedores (no inverno) ou ar-condicionado (no verão) há riscos de problemas. Ar frio ou quente incidindo diretamente sobre o aquário pode causar desastres. Como? Se o aparelho estiver programado para ligar/desligar a cada vez que atinge a temperatura ideal, isto não quer dizer que seu aquário manterá essa temperatura até que o aparelho volte a funcionar novamente.
Mantenha seu tanque distante desses aparelhos. Uma doença que costuma aparecer sem motivo aparente é o Íctio. Causado muitas vezes por variações bruscas de temperatura, pode dizimar um aquário em pouco tempo.
Correção: Na realidade os íctios que surgirem no aquário já existiam lá na forma de cistos. Sob determinadas condições, esses cistos permancem em estado de vida latente somente à espera de condições ideais para ser desenvolvimento. Logicamente existe um período limite de sobrevida nesse estágio e é por isso que recomenda-se sempre a quarentena de novos peixes. Nunca se sabe se esses peixes carregam consigo, cistos de íctio. Se mesmo após a quarentena não surgirem íctios, é porque o peixe não os carregava e portanto sua introdução no aquário pode ser feita sem problemas. Contribuição de Eiti Yamazaki


A luz solar penetra o aquário no período manhã/tarde? A luz solar por um breve período pode criar uma situação de calor dispersando-se desigualmente pelo tanque.
Em uma zona do aquário, que recebe essa luz solar direta pode elevar a temperatura. E a diferença entre essa zona e a que não recebe o calor pode surpreender. Isso aplica-se, em especial, aos aquários que não possuem uma movimentação de água constante – água estagnada, região/zona morta.

Esses são dois fatores importantes, que você deve controlar se quiser manter Kinguio, ou qualquer outro peixe, saudável. O mais irônico é que essas duas causas são as mais negligenciadas pela maioria dos aquaristas.


Sustentação do Aquário

Você precisa manter seu aquário bem apoiado para que tudo funcione corretamente. Se o aquário cair ou estourar é porque está suportado desigualmente. Mesmo tomando todos os cuidados necessários podem ocorrer problemas. Se o local escolhido não for plano, um ligeiro desnível pode provocar rachaduras ou “barrigas”. Você pode não perceber isto, mas com o tempo o aquário tende a se moldar a superfície desigual e ficar deformado. Somando o peso da água a isto é muito provável que sua casa seja inundada por dezenas de litros d’água, estragando móveis, tapetes, perdendo peixes e todo o investimento feito.
Por isso muita atenção na hora de escolher o móvel e a localização da montagem.


Tamanho do Aquário

Para saber o tamanho de aquário que você precisa é necessário entender que o Kinguio é um peixe que atinge tamanho considerável. O Kinguio comum alcança aproximadamente entre 35~40 cm em comprimento. Obviamente você encontrará alguns ligeiramente maiores ou menores, mesmo assim este não é um peixe pequeno.
Sempre ouvimos que muitas pessoas recomendam lagos para esses peixes, pois eles superam facilmente aquários com 80, 100, 150 litros. Algumas pessoas não estão dispostas a dispensar aquários de considerável tamanho ou não dispõem de espaço físico. Se este for seu caso e não puder dispensar aquários com volume entre 100~150 litros, então Kinguios não são para você. Kinguios são também peixes que geram amônio em grandes quantidades, sendo assim o fator tamanho não é a única razão para precisarem de tanto espaço embora seja fator importante.

As diversas variedades de Kinguio são também grandes, embora possam ter necessidades um pouco diferentes das de um Kinguio comum. Eles podem alcançar entre 22~30 cm de comprimento. No entanto necessitam também de aquários grandes para alcançarem seu desenvolvimento pleno. O recomendado é 75 litros para o primeiro peixe e entre 40 e 60 litros para cada exemplar a mais. Por exemplo, se você tiver 3 Kinguios o aquário ideal é aquele com volume entre 150~190 litros.

Fonte:
Original, em inglês: Care4Fish & Aquaria

Ficha do Peixe

Nome Científico: Carassius auratus
Nomes Populares: Peixe Japonês, Peixe Vermelho, Goldfish
Origem: China
pH: 7,2 a 7,6
Temperatura: 18ºC
Dureza: 10 DH
Tamanho adulto: 30cm
Tamanho do aquário: 150L
Alimentação: onívoro
Reprodução: ovulíparo
Observação: Um outro pequeno detralhe é sobre o Kingyo ser ovulíparo e não ovíparo. A Fêmea de Kingyo deposita óvulos que precisarão ser fertilizados pelos machos. Diferentemente de um casal de galinhas, onde a fêmea deposita o ovo já fecundado pelo macho. Nesse caso, dizemos que as galinhas são ovíparas. Contribuição de Eiti Yamazaki


Fonte: AqOL
Last edited by Magáli on 21 Apr 2005, 02:39, edited 1 time in total.
"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes."
Khalil Gibran

lularib
Colaborador
Posts: 253
Joined: 18 Mar 2005, 03:58
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro - RJ

Postby lularib » 19 Apr 2005, 15:28

Valeu, Magáli,

Acho que minha resposta só poderia ser considerada a melhor porque a galera parece que ainda não descobriu o "jogo". Foram poucas respostas. Para um principiante como eu (com quarenta dias de hobby depois de ter um nano quando adolescente uns vinta anos atrás), ainda que tenha cometido um erro quanto ao pH, foi muito estimulante o resultado e me anima a continuar estudando e aprendendo sobre nosso hobby. Com certeza muita gente aqui, mesmo principiantes poderiam dar respostas muito melhores que a minha.
Tenho certeza que o amb por exemplo poderia fazer melhor que eu.
Vamos continuar com o jogo que com o tempo mais gente vai se interessar. Estou esperando o próximo tópico.

Abs
Lula
Last edited by lularib on 19 Apr 2005, 16:40, edited 1 time in total.
Aquarismo é uma forma de pacifismo.


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest