Cacatuóides e suas variedades

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
stefan grube
Colaborador
Posts: 29
Joined: 28 Oct 2003, 20:36
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Curitiba PR
Contact:

Postby stefan grube » 28 Oct 2003, 21:31

Comprei dois machos do apistograma cacatuóides o vendedor da loja me falou que eles são do tipo double-red gold estou esperando chegar duas femeas, só que elas são do tipo double-red. Alguem sabe quantos "tipos" de cacatuóides existem? e Qual a diferença entre eles?Sera que posso cruzar estes dois tipos?

Casado
Colaborador
Posts: 294
Joined: 17 Sep 2003, 22:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasí­lia-DF

Postby Casado » 28 Oct 2003, 21:50

Cara, existe um monte.

Vc pode crusalos sem problemas. So que a prole não vai ter uma linhagem homogenia.

Cara, vc sabe que tem que deixar os dois casais separados ne?
Quando eles acasalarem eles vão ficar muito teritorialistas.

Te mais

stefan grube
Colaborador
Posts: 29
Joined: 28 Oct 2003, 20:36
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Curitiba PR
Contact:

Postby stefan grube » 28 Oct 2003, 22:51

Casado se você puder me dar umas dicas de como reproduzi-los: tamanho do aqua de reprodução, temperatura ,como o aquario deve ser, estas coisas gerais eu agradeceria um monte!!

Casado
Colaborador
Posts: 294
Joined: 17 Sep 2003, 22:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasí­lia-DF

Postby Casado » 28 Oct 2003, 23:31

Beleza Stefan

Cara, lógico que posso dar uma força, ainda que não tenha muita experiência nessa parte.

O aqua não precisa ser muito grande, 30L já ta de bom tamanho, se for maior melhor.
A temperatura deve ser por volta do 28/29°C, pH baixo 6,6 Mais ou menos. e dureza na media de 1 ou 2.

Em termos de filtração e melhor usar um filtro de esponja ou um de garrafa tocado por uma bomba.

No meu aqua de reprodução, ta com cascalho, e um pouco de musgo de java, e um vazo de barro pra eles poderem desovar. Tem muita gente que não coloca substrato, outro usam casca de coco com superfície pra desova.
Isso fica a seu critério.

Seria bom colocar um locais pra servir de esconderijo, tipo umas 2 ou 3 cacas de coco. Assim eles se sentem mais a vontade.

Cara, se tiver como vc dar comida viva, isso ia ajudar muito, eu tenho dado freqüentemente minhocas e equitreias.

Bom s eu tiver esquecido de alguma coisa é só perguntar.

Abraços
Casado

mikaelbsb
Planejador
Planejador
Posts: 5
Joined: 12 Oct 2003, 13:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Brasà­lia-DF
Contact:

bomba

Postby mikaelbsb » 04 Nov 2003, 00:07

Fala Casado!!
Cara, desculpe me intrometer nas suas explicações, mas tenho uma errata a fazer: bombas submersas, por mais que sejam fracas, causam um certo fluxo de água para dentro do filtro de espuma. Em termos de filtragem isso é muito bom. Entretanto, os apistos nascem muito pequenos e demoram até ter boa agilidade. Sendo assim, podem ficar presos ao filtro quando estiverem por perto dele( o que não é difícil, já que a parte de baixo dele é uma bela toca....hehehehe). Ainda não vi criadores usando bombas subemersas na criação de apistos, e sempre ouvi esta explicação. Aqui em casa vai tudo bem com aerador mesmo( o silencioso né....hehehehe...senão minha mãe me mata.... :wink: ). Falou!!
Espero ter contribuído com a discussão. Abraços!!
Mikael

Casado
Colaborador
Posts: 294
Joined: 17 Sep 2003, 22:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasí­lia-DF

Re: bomba

Postby Casado » 04 Nov 2003, 10:18

Fala Casado!!
Cara, desculpe me intrometer nas suas explicações, Mikael
Desculpe!?...Porque? Vc tem mais é que participar mesmo, afinal de contas vc sabem muito mais sobre esse assunto doque eu. :D

Tambem não arriscaria colocar uma bomba, os alevinos são muito pequenos e seria facil serem sugado. Porem o Gutto me disse que usava aquele esquema de filtro caseiro de garrafa tocado por bomba.

Te mais.

Eduardo Vicente
Colaborador
Posts: 440
Joined: 18 Sep 2003, 10:54
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo - Mooca

Postby Eduardo Vicente » 04 Nov 2003, 10:52

Olá pessoal!!!!!!!!


Bom to com uma duvida, então conforme vcs falaram a reprodução de apistos não preisa ser de duas espécies identicas, como duas double red, pode ser double red com trifaciata? Desculpem a confusão sobre as espécies, nem sei se postei os nomes corretos mas.......sei que vcs podem ajudar.......um grande abraço!!!!!!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Postby Marne Campos » 04 Nov 2003, 11:09

Ops...

Aí você está querendo cruzar duas espécies diferentes, o que é possível é cruzar duas variedades diferentes mas da mesma espécie.

Veja:

Apistogramma cacatuoides

Gênero - Apistogramma

Espécie - cacatuoides

Variedade - double red, triple red, orange flash, gold etc



Apistogramma trifasciata

Gênero - Apistogramma

Espécie - trifasciata

Variedade - guaporé, haraldschultzi, maciliense, trifasciata etc

Entendeu?

Obs.: Pela lógica, as variedades da mesma espécie podem ser cruzadas, mas no caso do trisfaciata nunca ví as variedades que listei acima, então espero que ele não seja uma exceção à regra. 'Apistófilos" de plantão, se necessário, me corrijam.
Marne Campos

Eduardo Vicente
Colaborador
Posts: 440
Joined: 18 Sep 2003, 10:54
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo - Mooca

Postby Eduardo Vicente » 04 Nov 2003, 11:38

Olá...

Agora sim !!!!!!!!!.......... :idea: Tava uma tremenda salada na minha cabeça :idea: !!!!! muito obrigado :lol: !!!!!! se continuasse desse jeito logo iria postar algo sobre a reprodução entre neons e rodostomus :oops: , caramba :shock: !!!!!!! uma pena não poder apagar as postagens com alto teor de burrice que as vezes deixo registradas por todo forum :oops: :oops: :oops: !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um grande abraço a todos!!!!!!

User avatar
Dansoler
Ciclador
Ciclador
Posts: 359
Joined: 18 Oct 2003, 20:20
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: RIO DE JANEIRO
Contact:

pergunta

Postby Dansoler » 09 Jun 2004, 15:07

Como faço para diferenciar o double do triple ?


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest