[Dúvida] Ramirezi Ouro

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

[Dúvida] Ramirezi Ouro

Postby KoreiaSM » 09 Sep 2020, 19:12

Estou montando um aquário de 54 litros reais e de medidas 40x40x40.
Nas minhas pesquisas atuais sobre peixes e faunas que posso compor em meu aquário me surgiu esse lindo ciclídio anão que me chamou muita atenção em seu tom amarelado. Com isso ele tem se tornado a principal escolha para compor minha fauna, porém tenho duvidas em relação a eles que não acho em nenhum lugar que é se estes peixes se adequam a um aquário cubico de 40x40x40 e se a litragem esta bom para ter 3 indivíduos, sendo 1 macho e duas fêmeas. E também, caso dê, quantos indivíduos no máximo posso por nessa litragem e dimensão e se posso adicionar outras especies como coridoras.

edustarling
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Jun 2019, 18:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [DUVIDA] Ramirezi Ouro

Postby edustarling » 10 Sep 2020, 10:04

Estou montando um aquário de 54 litros reais e de medidas 40x40x40.
Nas minhas pesquisas atuais sobre peixes e faunas que posso compor em meu aquário me surgiu esse lindo ciclídio anão que me chamou muita atenção em seu tom amarelado. Com isso ele tem se tornado a principal escolha para compor minha fauna, porém tenho duvidas em relação a eles que não acho em nenhum lugar que é se estes peixes se adequam a um aquário cubico de 40x40x40 e se a litragem esta bom para ter 3 indivíduos, sendo 1 macho e duas fêmeas. E também, caso dê, quantos indivíduos no máximo posso por nessa litragem e dimensão e se posso adicionar outras especies como coridoras.
Acho que dá pra ter um casal numa boa, eu não colocaria 3 não.

Falando especificamente da espécie, muita atenção com os parâmetros da água. É um peixe sensível, que vive bem com água ácida e aquário bem estabilizado. Eles sente bastante qualquer variação mais significativa de amônia e nitritos

Abraços,

KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

Re: [DUVIDA] Ramirezi Ouro

Postby KoreiaSM » 10 Sep 2020, 13:18

No caso eu estou montando meu aquário agora, li sobre eles exigirem um aquário bem mais estável que outros peixes com isso pensei em deixar ele ciclando por 1 mês e meio a 2, e apenas apos isso inserir os peixes.
Hoje também estive a medir o local onde o aquário iria ficar e descobri que cabe um aquário de 45x45x45 que dá 90 litros, acha que nesse caso posso fazer um harém de ramirezis ?

edustarling
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Jun 2019, 18:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [DUVIDA] Ramirezi Ouro

Postby edustarling » 10 Sep 2020, 15:22

No caso eu estou montando meu aquário agora, li sobre eles exigirem um aquário bem mais estável que outros peixes com isso pensei em deixar ele ciclando por 1 mês e meio a 2, e apenas apos isso inserir os peixes.
Perfeito, acho que esse é o caminho
Hoje também estive a medir o local onde o aquário iria ficar e descobri que cabe um aquário de 45x45x45 que dá 90 litros, acha que nesse caso posso fazer um harém de ramirezis ?
Ramirezis apesar de calmos ainda são ciclídeos - ou seja, territoriais. Se você colocar esconderijos (tocas, rochas, etc) acho que dá sim

Abraços,

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [DUVIDA] Ramirezi Ouro

Postby leninrj12 » 10 Sep 2020, 16:55

Já tive muito ramirezi, atualmente tenho um gold balão.
Acho um peixe muito bonito, mas como o amigo disse acima, é ciclídeo, tem hora que eles saem no tapa.
Eu não tive muito sorte com ramirezi, apenas um eletric blue e esse gold balão que tiveram longevidade. Os outros sempre davam barriga seca ou ficavam letárgicos do nada.

Já discuti com uma galera sobre isso aqui no fórum, parece que tem a ver com parâmetros da água, pois são peixes bem sensíveis. Aparentemente ele tolera a flutuação de parâmetros, mas a longo prazo ele sente e vem a falecer.

Li uma vez que esse peixe gosta de "água velha", tem dado muito certo com o meu gold balão. As TPAS que eu fazia de 15 em 15 dias agora faço de mês em mês, apenhas reponho a água, vamos ver se com esse eu tenho mais sorte.

Super indico a tentar criar, já tive desova no aquário, é muito legal ver os pais protegendo os ovos. Acredito que vá gostar, mas eu aconselharia a esperar um pouco mais de tempo para colocar eles no aquário, espera a ciclagem, coloque os peixes aos poucos, espera pra ver como o aquário vai se comportar e coloquei o ramirezi por último.

edustarling
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Jun 2019, 18:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [DUVIDA] Ramirezi Ouro

Postby edustarling » 10 Sep 2020, 20:27

Já tive muito ramirezi, atualmente tenho um gold balão.
Acho um peixe muito bonito, mas como o amigo disse acima, é ciclídeo, tem hora que eles saem no tapa.
Eu não tive muito sorte com ramirezi, apenas um eletric blue e esse gold balão que tiveram longevidade. Os outros sempre davam barriga seca ou ficavam letárgicos do nada.

Já discuti com uma galera sobre isso aqui no fórum, parece que tem a ver com parâmetros da água, pois são peixes bem sensíveis. Aparentemente ele tolera a flutuação de parâmetros, mas a longo prazo ele sente e vem a falecer. [...]

Meu caso... Os que duraram mais foram um casal que inclusive desovou no aquário (mas não vingou). Depois de uns 8 meses, primeiro foi-se a fêmea, 2 meses depois morreu o macho. Pelo que eu pude apurar, foram em momentos de variação nos parâmetros (provavelmente picos de amônia). Eu na época fazia TPA de 15 em 15.

Super indico a tentar criar, já tive desova no aquário, é muito legal ver os pais protegendo os ovos. Acredito que vá gostar, mas eu aconselharia a esperar um pouco mais de tempo para colocar eles no aquário, espera a ciclagem, coloque os peixes aos poucos, espera pra ver como o aquário vai se comportar e coloquei o ramirezi por último.

Pra quem não tem problemas em ler em inglês, tem uma sequência de mensagens bem bacana de uma americana que cria discos passando a criar (também) ramirezis. Pra quem quiser, começa aqui: https://www.plantedtank.net/forums/12-t ... pairs.html

Abraços,

KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

Re: [DUVIDA] Ramirezi Ouro

Postby KoreiaSM » 10 Sep 2020, 21:53

Já tive muito ramirezi, atualmente tenho um gold balão.
Acho um peixe muito bonito, mas como o amigo disse acima, é ciclídeo, tem hora que eles saem no tapa.
Eu não tive muito sorte com ramirezi, apenas um eletric blue e esse gold balão que tiveram longevidade. Os outros sempre davam barriga seca ou ficavam letárgicos do nada.

Já discuti com uma galera sobre isso aqui no fórum, parece que tem a ver com parâmetros da água, pois são peixes bem sensíveis. Aparentemente ele tolera a flutuação de parâmetros, mas a longo prazo ele sente e vem a falecer.

Li uma vez que esse peixe gosta de "água velha", tem dado muito certo com o meu gold balão. As TPAS que eu fazia de 15 em 15 dias agora faço de mês em mês, apenhas reponho a água, vamos ver se com esse eu tenho mais sorte.

Super indico a tentar criar, já tive desova no aquário, é muito legal ver os pais protegendo os ovos. Acredito que vá gostar, mas eu aconselharia a esperar um pouco mais de tempo para colocar eles no aquário, espera a ciclagem, coloque os peixes aos poucos, espera pra ver como o aquário vai se comportar e coloquei o ramirezi por último.
Li sobre a questão da água velha e do problema dos parametros, e acho que estou um pouco mais preparado para tentar com eles. Algumas pessoas me falaram que isso de estabilidade do aquário antes de colocar os ramirezes é besteira mas li em muitos lugares sobre essa fragilidade e pretendo fazer a ciclagem com ativador de biologia por pelo menos 30 a 45 dias.
Sobre as Tpas vou seguir seu sucesso de ser mensal. De acordo com minha experiência vou postar a atualização.
Obrigado por compartilhar sua experiência
Abraços!

KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

Re: [DUVIDA] Ramirezi Ouro

Postby KoreiaSM » 10 Sep 2020, 21:58

Já tive muito ramirezi, atualmente tenho um gold balão.
Acho um peixe muito bonito, mas como o amigo disse acima, é ciclídeo, tem hora que eles saem no tapa.
Eu não tive muito sorte com ramirezi, apenas um eletric blue e esse gold balão que tiveram longevidade. Os outros sempre davam barriga seca ou ficavam letárgicos do nada.

Já discuti com uma galera sobre isso aqui no fórum, parece que tem a ver com parâmetros da água, pois são peixes bem sensíveis. Aparentemente ele tolera a flutuação de parâmetros, mas a longo prazo ele sente e vem a falecer. [...]

Meu caso... Os que duraram mais foram um casal que inclusive desovou no aquário (mas não vingou). Depois de uns 8 meses, primeiro foi-se a fêmea, 2 meses depois morreu o macho. Pelo que eu pude apurar, foram em momentos de variação nos parâmetros (provavelmente picos de amônia). Eu na época fazia TPA de 15 em 15.

Super indico a tentar criar, já tive desova no aquário, é muito legal ver os pais protegendo os ovos. Acredito que vá gostar, mas eu aconselharia a esperar um pouco mais de tempo para colocar eles no aquário, espera a ciclagem, coloque os peixes aos poucos, espera pra ver como o aquário vai se comportar e coloquei o ramirezi por último.

Pra quem não tem problemas em ler em inglês, tem uma sequência de mensagens bem bacana de uma americana que cria discos passando a criar (também) ramirezis. Pra quem quiser, começa aqui: https://www.plantedtank.net/forums/12-t ... pairs.html

Abraços,
Muito obrigado pelo artigo! Com toda certeza será muito útil para minha aventura com esses incríveis peixes.
O que acredita ter causado um aumento de amônia na água que infelizmente pode ter levado os peixes a morte?
Obrigado por compartilhar sua experiência
Abraços!
Em breve postarei atualizações aqui sobre meu aquário e os ramirezis

edustarling
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Jun 2019, 18:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [DUVIDA] Ramirezi Ouro

Postby edustarling » 11 Sep 2020, 08:30

[...]
Muito obrigado pelo artigo! Com toda certeza será muito útil para minha aventura com esses incríveis peixes.
O que acredita ter causado um aumento de amônia na água que infelizmente pode ter levado os peixes a morte?
Obrigado por compartilhar sua experiência
Abraços!
Em breve postarei atualizações aqui sobre meu aquário e os ramirezis

No caso, eu errei na mão da alimentação por um tempo (era um comunitário), sobrou comida e eu não removi. Aí de um dia pro outro a fêmea ficou estática e horas depois morreu. Na superfície apareceu aquela película típica de aquário com muita matéria orgânica dissolvida. Já o macho morreu quando fiquei 3 semanas viajando e deixei um alimentador automático. Como era difícil regular, acabou caindo mais comida do que o necessário também. :(

Abraços,

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [DUVIDA] Ramirezi Ouro

Postby leninrj12 » 11 Sep 2020, 08:32


Meu caso... Os que duraram mais foram um casal que inclusive desovou no aquário (mas não vingou). Depois de uns 8 meses, primeiro foi-se a fêmea, 2 meses depois morreu o macho. Pelo que eu pude apurar, foram em momentos de variação nos parâmetros (provavelmente picos de amônia). Eu na época fazia TPA de 15 em 15.
Eu tive uma fêmea que desovou 4 vezes com um macho, nenhuma desova vingou e o macho veio a falecer, depois coloquei outro macho e ela desovou 2 vezes com esse macho novo, nenhuma das desosvas vingou, depois a fêmea e o macho morreram num intervalo de 2 semanas.
Pra quem não tem problemas em ler em inglês, tem uma sequência de mensagens bem bacana de uma americana que cria discos passando a criar (também) ramirezis. Pra quem quiser, começa aqui: https://www.plantedtank.net/forums/12-t ... pairs.html

Abraços,
Já cheguei a encomendar esse ramirezi negro, mas nunca chegou aqui na minha cidade.
Eu adoro ramirezis, mas ultimamente não tenho tentado criar.


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest