Duvidas de iniciante

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Duvidas de iniciante

Postby leninrj12 » 11 Sep 2020, 08:18

Bom dia amigo, vou responder por partes. kkkkk
Primeiramente meus parabéns pelo aquário, realmente apresenta uma estética muito linda e transmite uma sensação muito boa de tranquilidade.
Muito obrigado, eu não esperava que ele fosse ficar desse jeito. Nem tenho coragem de mexer nele. kkkkk
Por sua experiencia, acho que um refletor led de 12w ficaria bom para essa dimensão?
Eu recomendaria um de 15w, o de 20w eu acho que pode ficar forte, mas lembrando que não depende só de quantos watts tem, o que acaba importando mais são os Lumens que o refletor emite. O meu tem 2500 lumens, acho que um por volta de 1600 lumens fica bom. Isso se for manter um aquário como mantenho o meu.
Como pretende fazer com o seu ?
Outra coisa, utilizar CO2 sem ser o próprio para aquário apresenta alguma desvantagem?
Eu não utilizo CO2 no aquário, eu utilizo Carbono Líquido. O Carbono Líquido da uma fonte de carbono para as plantas, mas não substitui o CO2, mas ele ajuda bastante no crescimento. Meu musgo de java só foi pra frente depois que passei a inserir Carbono Líquido.
E mais barato também?
O Carbono Líquido na minha cidade, da marca Base Flora, custa por volta de R$35,00 a R$40,00 o fraco de 500ml, que é o próprio para aquarismo, o que eu uso é um desinfetante hospitalar, Glutaraldeido é o principio ativo mas seu nome comercial é Glutaron, eu paguei R$18,00 no frasco de 1 litro. Sai muito mais em conta.
OBS: Caso decida usar Glutaron, quando compra esse produto ele vem com um ativador, não use ativador, se possível, nem leve pra casa, deixe na loja.
Sobre o glutaraldeido, utiliza 2% da litragem total?
Não, o 2% é a concentração dele. O Carbono Líquido próprio para aquarismo tem concentração de 1%, o Glutaraldeido é 2%, ou seja, você tem que usar uma dosagem menor no aquário, metade do que usaria com o próprio para aquarismo.
E é realmente eficaz contra bactérias, esporos e fungos?
Eu tive peteca no meu aquário, tratei usando água oxigenada e depois aplicava o carbono líquido em cima delas, não existe mais peteca. Quanto a esporos e fungos, esporos ainda tem, as vezes aparece aquela bolinha verde no vidro do aquário, mas é muito pouco, talvez seja por conta da minha iluminação que está um pouco forte, não sei dizer. Agora contra fungo... nunca tive problema com fungo nesse aquário.

Espero ter sanado todas as dúvidas.

KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

Re: Duvidas de iniciante

Postby KoreiaSM » 22 Oct 2020, 03:00

Bom dia amigo, vou responder por partes. kkkkk
Primeiramente meus parabéns pelo aquário, realmente apresenta uma estética muito linda e transmite uma sensação muito boa de tranquilidade.
Muito obrigado, eu não esperava que ele fosse ficar desse jeito. Nem tenho coragem de mexer nele. kkkkk
Por sua experiencia, acho que um refletor led de 12w ficaria bom para essa dimensão?
Eu recomendaria um de 15w, o de 20w eu acho que pode ficar forte, mas lembrando que não depende só de quantos watts tem, o que acaba importando mais são os Lumens que o refletor emite. O meu tem 2500 lumens, acho que um por volta de 1600 lumens fica bom. Isso se for manter um aquário como mantenho o meu.
Como pretende fazer com o seu ?
Outra coisa, utilizar CO2 sem ser o próprio para aquário apresenta alguma desvantagem?
Eu não utilizo CO2 no aquário, eu utilizo Carbono Líquido. O Carbono Líquido da uma fonte de carbono para as plantas, mas não substitui o CO2, mas ele ajuda bastante no crescimento. Meu musgo de java só foi pra frente depois que passei a inserir Carbono Líquido.
E mais barato também?
O Carbono Líquido na minha cidade, da marca Base Flora, custa por volta de R$35,00 a R$40,00 o fraco de 500ml, que é o próprio para aquarismo, o que eu uso é um desinfetante hospitalar, Glutaraldeido é o principio ativo mas seu nome comercial é Glutaron, eu paguei R$18,00 no frasco de 1 litro. Sai muito mais em conta.
OBS: Caso decida usar Glutaron, quando compra esse produto ele vem com um ativador, não use ativador, se possível, nem leve pra casa, deixe na loja.
Sobre o glutaraldeido, utiliza 2% da litragem total?
Não, o 2% é a concentração dele. O Carbono Líquido próprio para aquarismo tem concentração de 1%, o Glutaraldeido é 2%, ou seja, você tem que usar uma dosagem menor no aquário, metade do que usaria com o próprio para aquarismo.
E é realmente eficaz contra bactérias, esporos e fungos?
Eu tive peteca no meu aquário, tratei usando água oxigenada e depois aplicava o carbono líquido em cima delas, não existe mais peteca. Quanto a esporos e fungos, esporos ainda tem, as vezes aparece aquela bolinha verde no vidro do aquário, mas é muito pouco, talvez seja por conta da minha iluminação que está um pouco forte, não sei dizer. Agora contra fungo... nunca tive problema com fungo nesse aquário.

Espero ter sanado todas as dúvidas.
Olá, onde você costuma encontrar o glutaron? e qual a dosagem adequada para cada litro?

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Duvidas de iniciante

Postby leninrj12 » 27 Oct 2020, 13:25

Olá, onde você costuma encontrar o glutaron? e qual a dosagem adequada para cada litro?
Encontra em loja de produtos médicos hospitalares. Aqui na minha cidade tem uma loja que vende coisas de dentistas, lá que comprei.
Caso ache pra comprar o Glutaraldeído, lembre-se de não levar pra casa o ativador, é um produto químico fortinho, melhor deixar na loja.
O carbono líquido usado no aquarismo é de 1%, glutaron é 2%. No rótulo do carbono líquido da base flora recomenda 3ml para cada 100 litros, então seria aplicar a metade, 1,5ml para cada 100 litros.
Você pode aplicar uma ou duas vezes na semana, depende da quantidade de planta.


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest