Duvidas de iniciante

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

Duvidas de iniciante

Postby KoreiaSM » 08 Sep 2020, 15:16

Olá, estou montando um novo aquário apos 13 anos de uma falha tentativa em minha infância. Apos muita leituras, videos e muito estudo cheguei a algumas escolhas para minha nova aventura nesse mundo tão amplo.
Determinei que vou ter um cubo (40x40x40) de 64 litros, aproximadamente 54 litros reais, e busco em inúmeras possibilidades uma opção de peixes que vão compor o meu aquário. Inicialmente tinha pensado em apenas lebistes, porem, venho pesquisado outras variedades e configurações.
Para tais configuração do aquário, e frisando que sera plantado low tech, quais peixes e/ou configurações fariam ou me indicam para compor?

User avatar
LMuhlen
Ciclador
Ciclador
Posts: 105
Joined: 12 Jul 2004, 15:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Duvidas de iniciante

Postby LMuhlen » 08 Sep 2020, 19:24

Eu tinha um aquário nessas dimensões. As principais restrições são peixes pequenos e peixes que não gostam de ficar nadando muito, afinal em um cubo temos menos comprimento do que em um aquário de mesmo volume, mas comprido.

Coridoras se dão bem, pode colocar um cardume delas, se gostar. Também tetras mais paradões, como neons. Eu tinha mato grossos, e achava que eles estavam suficientemente bem, mas agora que eles foram para um aquário maior, vejo que eles gostam de nadar. Se gostar, um único ciclídeo anão, ou mesmo um casal, se conseguir formar obstáculos com a decoração. Acredito que colisas pequenas ficariam bem também, até mesmo os lebistes, se mantiver um pH não muito ácido.

KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

Re: Duvidas de iniciante

Postby KoreiaSM » 08 Sep 2020, 20:09

Acho que esse é um dos casos em que a estética compromete a utilidade... Rs.
Com pesquisas eu vi que ficaria realmente mais limitado pelo formato cubico, por isso achei os lebistes mais viáveis. Acha que os mato grosso se sentiam realmente muito presos?

User avatar
LMuhlen
Ciclador
Ciclador
Posts: 105
Joined: 12 Jul 2004, 15:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Duvidas de iniciante

Postby LMuhlen » 08 Sep 2020, 20:21

Eles alternavam períodos de nadar em cardume em que ficavam bem, e períodos de gerar hierarquia, em que claramente faltava espaço pra eles se perseguirem.

KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

Re: Duvidas de iniciante

Postby KoreiaSM » 08 Sep 2020, 20:27

Ah sim, então de certa forma isso era estressante para o animal, obrigado por compartilhar comigo seus conhecimentos!
Vou me decidir em relação aos peixes, mas por hora vão ser lebistes mesmo. Quando eu terminar a montagem e estiver povoado deixarei aqui o registro do meu avanço.
Novamente obrigado! Abraços...

edustarling
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Jun 2019, 18:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Duvidas de iniciante

Postby edustarling » 09 Sep 2020, 07:30

Eles alternavam períodos de nadar em cardume em que ficavam bem, e períodos de gerar hierarquia, em que claramente faltava espaço pra eles se perseguirem.
Eu tive essa situação com tetras limão no meu aquário que nem é tão pequeno assim (70x40x40). Arranjei alguém com aqua maior para ficar com eles e coloquei mais neons (do verdadeiro, tenho evitado comprar o comum). Cheguei a pensar em rásboras, mas como não os conheço o suficiente fui na 'bola de segurança'

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Duvidas de iniciante

Postby leninrj12 » 09 Sep 2020, 08:10

Eu tenho um cubo exatamente nessa medidas, plantado Low Tech também.
Nele tem como fauna:
- uns 12 nenos (não sei ao certo quantos)
- 1 Ramirezi Balão
- 6 Coridoras Anãs
- 1 Parotocinclus
- 3 Otocinclus
- 1 Mocinha
- 1 camarão fantasma.
Tinha um agulinha, mas ele se suicidou.

Ele está um pouco tomado pelas plantas, preciso fazer uma poda.

Image

KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

Re: Duvidas de iniciante

Postby KoreiaSM » 09 Sep 2020, 13:01

Eu tenho um cubo exatamente nessa medidas, plantado Low Tech também.
Nele tem como fauna:
- uns 12 nenos (não sei ao certo quantos)
- 1 Ramirezi Balão
- 6 Coridoras Anãs
- 1 Parotocinclus
- 3 Otocinclus
- 1 Mocinha
- 1 camarão fantasma.
Tinha um agulinha, mas ele se suicidou.

Ele está um pouco tomado pelas plantas, preciso fazer uma poda.

Image
Nossaa, lindo seu aquário, parabéns!
Qual as plantas que está utilizando nele?
E qual sua aparelhagem?

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Duvidas de iniciante

Postby leninrj12 » 10 Sep 2020, 13:58

Dei uma poda violenta nele ontem, agora está um pouco diferente.

Esse aquário é um cubo de 40 x 40 x 40 (64 litros).
Nele tem um filtro HangOn de 500 l/h com perlon e mídias, não sei a marca. No filtro também tem uma bag de purigen.
Termostato eu tive que tirar pra colocar em outro aquário que deu ictio, está a uns bons meses sem termostato.

De flora tem:
- Cabombas, não sei ao certo qual, mas são duas diferentes;
- Amazonense;
- Rotala;
- Musgo de Java.

Tinha tanto musgo que nem dava pra ver o tronco de aroeira, sem contar que podei e não consegui tirar tudo, então estava crescendo java pra todo lado, virou quase que uma praga.

Nele eu aplico 10ml de co2 liquido, mas não especifico para aquarismo, utilizo glutaraldeido 2% a cada uns 15 dias.
Faço TPA de 20% mensal.

Iluminação é um refletor de led de 30W, mas estava muito forte, então fiz umas camadas de vidro com celofane azul entre eles e resolveu. Acendo quando chego em casa, por volta das 18h e fica ligado até as 23h.

Obs: Substrato não é fértil. Ganhei um pouco desse Mbreda, ai por baixo dele é areia de filtro de piscina para dar volume.

Basicamente isso.

KoreiaSM
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 08 Sep 2020, 15:01
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Sete Lagoas/MG
Contact:

Re: Duvidas de iniciante

Postby KoreiaSM » 11 Sep 2020, 01:48

Dei uma poda violenta nele ontem, agora está um pouco diferente.
p
Esse aquário é um cubo de 40 x 40 x 40 (64 litros).
Nele tem um filtro HangOn de 500 l/h com perlon e mídias, não sei a marca. No filtro também tem uma bag de purigen.
Termostato eu tive que tirar pra colocar em outro aquário que deu ictio, está a uns bons meses sem termostato.

De flora tem:
- Cabombas, não sei ao certo qual, mas são duas diferentes;
- Amazonense;
- Rotala;
- Musgo de Java.

Tinha tanto musgo que nem dava pra ver o tronco de aroeira, sem contar que podei e não consegui tirar tudo, então estava crescendo java pra todo lado, virou quase que uma praga.

Nele eu aplico 10ml de co2 liquido, mas não especifico para aquarismo, utilizo glutaraldeido 2% a cada uns 15 dias.
Faço TPA de 20% mensal.

Iluminação é um refletor de led de 30W, mas estava muito forte, então fiz umas camadas de vidro com celofane azul entre eles e resolveu. Acendo quando chego em casa, por volta das 18h e fica ligado até as 23h.

Obs: Substrato não é fértil. Ganhei um pouco desse Mbreda, ai por baixo dele é areia de filtro de piscina para dar volume.

Basicamente isso.
Primeiramente meus parabéns pelo aquário, realmente apresenta uma estética muito linda e transmite uma sensação muito boa de tranquilidade.
Por sua experiencia, acho que um refletor led de 12w ficaria bom para essa dimensão?
Outra coisa, utilizar CO2 sem ser o próprio para aquário apresenta alguma desvantagem? E mais barato também?
Sobre o glutaraldeido, utiliza 2% da litragem total? E é realmente eficaz contra bactérias, esporos e fungos?
Novamente, meus parabéns pelo belo aquário e obrigado por compartilhar sua experiencia.
Abraços!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest