Aquário com especificações

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Edmundo
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 04 Aug 2020, 15:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Aquário com especificações

Postby Edmundo » 04 Aug 2020, 16:14

Olá a todos! Sei que pode parecer bobeira, mas já li tanto na internet que estou confuso. Por isso, peço uma simples ajuda por aqui, sem grandes discussões.
Meus filhos ganharam um aquário com um kinguio e mais dois peixes que li serem incompatíveis com o primeiro. Deixei apenas o kinguio até que, em menos de uma semana ele adquiriu ictio, quando comecei a estudar sobre peixes ornamentais. Descobri que, além da incompatibilidade, haviam outros pontos a se considerar. Como solução, devolvi o peixe para tratamento e para ficar em um aquário maior, já que o meu é pequeno demais para um kinguio. Agora estou tratando o aquário e gostaria de sugestões para criar outros peixes, enquanto ele faz a ciclagem
O meu aquário tem as seguintes dimensões; 40 x 20 x 25. Além de pequeno, não disponho de tempo para acompanhar o aquário durante o dia e meus filhos são muito pequenos. Quais peixes recomendam para compor o aquário, de acordo com o tamanho e pela compatibilidade de peixes, preferencialmente que não precisem de água aquecida (a temperatura do aquário, mesmo nesta época do ano, fica em torno de 25º, em Minas Gerais)? Agradeço desde já a ajuda. Se preferirem, pode me indicar algum artigo para leitura com indicações.

edustarling
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Jun 2019, 18:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Aquário com especificações

Postby edustarling » 04 Aug 2020, 17:07

Olá Edmundo!

Em primeiro lugar, parabéns por entrar no hobby já pensando no bem estar dos habitantes!

Em relação ao aquário, seu tamanho e possível fauna, estava aqui pensando... Se você manda essa mensagem há 10 anos, talvez te dissessem que esse aquário só serviria para quarentena ou sump de um aquário maior. Hoje em dia vejo muita gente montando aquários pequenos muito bonitos e com fauna/flora de acordo.

Você pretende ter plantas também? O aquário tem luz/filtro/cascalho? Eu no seu lugar colocaria um betta ou então alguns guppies (2 femeas e 1 macho), a depender da proposta.

Abraços,

Edmundo
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 04 Aug 2020, 15:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Aquário com especificações

Postby Edmundo » 04 Aug 2020, 22:24

Agradeço a resposta. Penso em algo simples mesmo. Só tenho filtro de fundo, o cascalho e uma rocha alcalina. Sem plantas, a princípio. Quero algo que dê um bom passatempo e mostrar algo para os meus filhos, mas sem grandes complicações. Criei peixe quando criança e era outra época...
Estou um pouco resistente quanto ao beta por ser muito solitário. Mas a outra sugestão, os guppies, seria uma boa. Alguma outra sugestão? Reconheço minhas limitações, mas se deixasse os meus filhos escolher algum (desde que adequado às milhas limitações), faria com que eles fizessem parte do processo.

edustarling
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 14 Jun 2019, 18:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Aquário com especificações

Postby edustarling » 10 Aug 2020, 23:19

Minha filha foi uma das minhas razões de voltar a dedicar tempo ao aquarismo (+- 6 anos atrás). Adianto que envolve-los no processo vai ser uma ótima experiência - ainda que seja necessário explicar por que este ou aquele outro não sejam tão bons assim pro aquário

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk


User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Aquário com especificações

Postby Marne Campos » 29 Dec 2020, 00:08

Eu iria de peixes que se movimentam bastante e costumam ser bem resistentes a pequenos deslizes nossos quando estamos começando. Paulistinhas, Tanictis, Barbo Ouro... Esses são os que mais indico para quem está começando e possui um aquário pequeno.
Marne Campos

Marcosk
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 17 May 2014, 02:11
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Araraquara/SP

Re: Aquário com especificações

Postby Marcosk » 31 Dec 2020, 18:06

Platis tb seriam uma opção Marne?
Se sim, e o Edmundo fosse aqui da minha região teria vários pra doar.
Marcos

Aquário de kinguios
200L com filtro sump caseiro + elódeas e microsorum pteropus

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Aquário com especificações

Postby Marne Campos » 15 Aug 2021, 22:42

Até seriam, mas confesso que não acho os poecilídeos tão resistentes quanto os ciprinídeos.
Marne Campos


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest