Problemas com aquário com dojo

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
AlanArt
Planejador
Planejador
Posts: 18
Joined: 16 Aug 2012, 12:07
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Problemas com aquário com dojo

Postby AlanArt » 16 Aug 2012, 12:34

Ola pessoal, sou novo aqui, então não sei se seria o lugar correto em estar postando.
Mas enfim, ah uns dois mêses mais ou menos, comprei um dojo, antes dele, ja faz uns 3 mêses que estou com um betta. Ele é tranquilo, nunca deu problemas, tem uma cor bem viva, e parece bem saudável.

Já o dojo, vem me dando um certo trabalhinho. Logo quando comprei ele, comprei uma beteira maiorzinha, creio de uns 4 litros, e coloquei o dojo e o beta junto, infelizmente o beta não gostou muito, pois toda hora ficava avançando em cima do dojo, aí tive que separa-os novamente.

Deixei apenas o dojo nesta beteira de 4 litros, mas o que esta me incomodando é que não esta demorando nem dois dias para o aquário ficar completamente sujo. A água fica meio leitosa, com alguns detritos dentro, e eu não consigo imaginar o que seja.

Tirei umas fotos para verem melhor a situação:

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

E sem contar, que tem horas que ele começa a se debater no vidro, com uma agitação, por uns 10 segundos, e depois se acalma. Não sei se é o aquário que é muito pequeno para ele, ou o tipo dos cascalhos (pois vi em outros lugares, que deve ter areia no aquário, para ele poder se enterrar), bom, não sei. Quanto a alimentação, estou dando uma daquelas pastilhas da Bottom Fish na manha (umas 7:30h), e uma anoite (umas 21:00h).
Com isso, tenho que estar trocando a água a cada 2 dias.

Tem algo que estou fazendo de errado? Sou bem novato com aquarismo, então sei que tenho muitas coisas a aprender, e tenho receio de estar fazendo algo de errado, e acabar matando ele ):

Valeu.

Agulhinha
Colaborador
Posts: 19
Joined: 09 Jun 2011, 20:05
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Problemas com aquário com dojo

Postby Agulhinha » 16 Aug 2012, 18:59

O aquário é pequeno demais.

Misgurnus anguillicaudatus

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: Problemas com aquário com dojo

Postby leonegm » 16 Aug 2012, 19:21

Bom, vamos lá:
- Aquário pequeno demais
- Não tem filtragem nenhuma
- Aquário não ciclado

O certo seria trocar o aquário por um de pelo menos 50l com filtro de pelo menos 250l/h, aquecedor com termostato de no mínimo 50w, cascalho de rio com granulometria entre 1mm e 3mm e como é um Dojo, uma tampa no aquário (acredite, esse peixe é suicida).
Depois de tudo isso, tem que ciclar o aquário.
Sugiro dar uma lida nos artigos do site. O link fica no topo da página.

E como emergencial: providencie algum recipiente maior (o maior que puder COM TAMPA) e transfira o Dojo para lá, compre um condicionador de água (tetra Aquasafe por ex) e faça TPAs (trocas parciais de água) de 20% a cada dois dias para manter a qualidade da água até a ciclagem do aquário novo.
Para manter o Dojo mais calmo, providencie alguma toca para ele.
Alimente com o Botton Fish apenas quando estiver tudo apagado, pois este peixe é de hábito noturno. Pode alimentar apenas uma vez ao dia para poluir o mínimo possível a água até o aquário novo estar pronto.

Qualquer dúvida, estamos por aqui.

Abraço

User avatar
rborowski
Montador
Montador
Posts: 21
Joined: 01 Apr 2012, 13:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Raimundo das Mangabeiras-MA

Re: Problemas com aquário com dojo

Postby rborowski » 16 Aug 2012, 22:00

Além do que o pessoal falou, aparentemente o pequeno recipiente onde está seu peixe está sofrendo com muuitos fungos...

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Problemas com aquário com dojo

Postby Mateus Camboim » 16 Aug 2012, 22:53

Olá,

O pessoal já deu valiosas dicas! Recomendo seriamente, para o bem-estar dos seus peixinhos, que leia os artigos de Aquarismo Doce - O Básico para que compreenda os pilares fundamentais para a manutenção de um aquário adequado aos seus animais. Todo aquário precisa de basicamente três itens: filtragem, iluminação e aquecimento, além de ter um tamanho que seja adequado aos peixes. Eles serão extremamente úteis :)!

É importante lembrar que a maioria dos Dojos saltam do aquário na tentativa de escapar de temperatura altas demais. Isso acontece pois sua vesícula gasosa possui uma estrutura peculiar devido a anomalias (naturais) que fazem com que ela se infle muito rápido em temperaturas mais altas, causando tanta dor que o peixe procura por áreas mais frias e oxigenadas ou mesmo pula para fora do aquário. Quando digo temperaturas mais altas, é algo a partir dos 25ºC - como os Kinguios, dojos são peixes de água fria.

Saiba um pouco mais sobre o Dojo na ficha aqui mesmo do AqOL, Dojo (Misgurnus anguillicaudatus), que vai falar um pouco sobre seus cuidados. Boas informações também podem ser adquiridas sobre os Bettas, em sua ficha - Betta (Betta splendens).

Boa leitura,

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

AlanArt
Planejador
Planejador
Posts: 18
Joined: 16 Aug 2012, 12:07
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Problemas com aquário com dojo

Postby AlanArt » 17 Aug 2012, 14:39

Obrigado pela ajuda de todos! Já estou tomando as providências!

Mas surgiu umas dúvidas quanto a isso leonegm.
1. Poderia colocar ele em um aquário de 50l, mas fazer um aquário plantado? Ele não vai desorganizar tudo a flora do aquário?
2. Como tamparia um aquário e usaria filtro a mesmo tempo? Tem filtros internos que não necessitam de "espaço" na tampa?

Por hora é só, mais uma vez obrigado a todos.

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: Problemas com aquário com dojo

Postby leonegm » 17 Aug 2012, 19:18

Respondendo:
1- Com certeza ele irá se enterrar no substrato (é natural deste peixe), mas isso pode ser amenizado se fizer muitas tocas para ele.
2- Se for usar um filtro Hang On, vai ter que usar a criatividade e fazer uma tampa com o formato do filtro. Dá uma olhada NESTE tópico.
Também poderia optar por um canister (caseiro ou industrial).

Abraço

AlanArt
Planejador
Planejador
Posts: 18
Joined: 16 Aug 2012, 12:07
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Problemas com aquário com dojo

Postby AlanArt » 19 Aug 2012, 01:23

Bom pessoal, agradeço a ajuda em que estão me dando. Venho com novidades.
Depois de algumas pesquisas, orçamento, e etc, fui em um petshop que tem uma boa variedade de aquarismo aqui em Sorocaba, e comprei alguns produtos já para montar o novo aquário.

Iria fazer um aquário plantado, com flora e tudo mais, mas ouvi falar que não é uma boa ideia para dôjos, por eles se enterrarem muito no substrato e no cascalho.

Mas então, segue os itens que comprei, gostaria de opiniões do que ainda falta, e etc.:

- Aquário de 40Litros (45x27x28).
- Filtro Externo Azoo Mignon (http://www.aquaguppy.com/loja/produtos.asp?produto=1439)
- Siporax Mini Sache (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -midia-_JM), este não tinha la, então irei amanha em outro petshop, se não tiver, vou comprar deste do mercado livre mesmo.
- Lampada Boyu 10w (http://www.aquariushobby.com.br/ecommer ... 10W--35cm-)
- Cascalho: areia fina (0,45 a 0,55).
- E algumas plantas artificiais.

Como disse opiniões são bem vindas. Mas tenho algumas dúvida:

1. Em questão da ciclagem. Como não tem flora, e será tudo plantas artificiais, o que muda em relação ao processo de ciclagem tradicional ?!
2. Preciso de um termostato?
3. O dojo por ser de águas frias, que peixes poderia estar colocando com ele? (lembrando pela questão do tamanho até do aquário). Eu vi um peixe vendendo la, um Acará Leopardo, me apaixonei por ele :D , mas queria saber antes se é possível colocar os dois no mesmo aquário.

E quanto a situação do dojo de agora, aumentei as trocas parciais, troquei o cascalho por areia fina (a mesma que eu comprei), deu até para ver agora, ele não para de se enterrar hehe
E coloquei um tronco artifical, que tem um espaço para ele entrar dentro, pelo menos para servir como toca durante o dia. Pelo menos ele não sai de la durante o dia.
Ficou meio apertado para ele (mais do que já estava), mas é provisório, pelo menos até terminar a ciclagem do novo aquário. Estou sem câmera hoje, amanha posto umas fotos da alteração do aquario pequeno.

Mais uma vez, obrigado galera pela ajuda!

EDIT: Agora lendo novamente o tópico, que lembrei do condicionador, irei providenciar amanha tambem.

Rafael Abed
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Dec 2011, 13:39
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sorocaba-SP

Re: Problemas com aquário com dojo

Postby Rafael Abed » 19 Aug 2012, 12:48

Boa tarde, Alan.

Sou de Sorocaba também. Sugiro duas lojas aqui em Sorocaba. Worldfish na Santa Clara e Natureza na João Wagner Wey.

Quanto à ciclagem, não muda nada ter ou não plantas no aquário. Mas eu sugiro por algumas plantas no aquário, pois melhoram a qualidade da água e não dão muito trabalho. E se você colocar pedras em suas bases o Dojo não vai arrancá-las.

Sobre o termostato, se for manter só o Dojo e o aquário ficar num lugar "protegido", sem muita variação de temperatura, você não precisa dele. O Acará não gostará de água fria então creio que sejam incompatíveis.

Com 40 litros, compre mais um dojô, lembrando que ainda assim ficará um pouco apertado, pois o danado cresce. E pode pensar em algum outro casal de peixe pequeno para por ou um cardume de tanicts.

Boa sorte.

AlanArt
Planejador
Planejador
Posts: 18
Joined: 16 Aug 2012, 12:07
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Problemas com aquário com dojo

Postby AlanArt » 19 Aug 2012, 15:36

Bacana Rafael, já conhecia a WorldFish, mas não conhecia a Natureza. Vou dar uma passada la esta semana, valeu.

Eu vou ver o que faço quanto as plantas, por ser o primeiro aquário montado, fico com receio de fazer algo de errado com as plantas lol
Ainda tenho um betta, e quero colocar ele em um aquário maiorzinho também, assim que terminar o novo aquário. Com certeza no do betta farei uma boa flora :)

Vou dar uma pesquisada em peixes compatíveis, para colocar um casal. Se eu colocar um cardume de tanictis, não tem "riscos" em se reproduzirem?!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest