Adaptando gobião eurialino a agua doce

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Agulhinha
Colaborador
Posts: 19
Joined: 09 Jun 2011, 20:05
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Adaptando gobião eurialino a agua doce

Postby Agulhinha » 25 Jul 2012, 20:34

Falem pessoas:

Nessa quinta feira eu fui até a praia de Boa Viagem, e como a uns poucos quilômetros de lá tem um estuário, resolvi fazer uma experiência: Como alguns peixes estuarinos têm fama de tolerar diferentes salinidades, principalmente os gobiões, coletei esse mocinho aí embaixo (o Eleu, é o nome dele, pensei que fosse um eleotrídeo, quando o vi pela primeira vez, rs!) junto com uma esponja, para verificar sua tolerância a baixa salinidade.

Image

Levei comigo um pote extra de água salgada para devolvê-lo ao oceano caso mostrasse sinais de que não estava se adaptando. Mais ou menos a cada 12 horas eu colocava um pote de água do meu aquário em seu potinho. Estou alimentando-o com artêmias, visto que até o momento ele recusou todas as rações.

Ontem por volta das 7:30 da manhã, o coloquei no aquário. ele também passou a se alimentar das algas ali presentes.

Algumas fotinhas no aqua (algumas tiradas hoje de noite)

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Continuarei atualizando vocês com meu relatório, vou ver se consigo alimentar esse rapazinho com ração. Se puderem ajudar na identificação desta espécie, eu ficaria agradecido.

PS: O Eleu está lá firme e forte. A esponja explodiu e virou comida de dojô.

Agulhinha
Colaborador
Posts: 19
Joined: 09 Jun 2011, 20:05
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Adaptando gobião eurialino a agua doce

Postby Agulhinha » 12 Aug 2012, 18:38

Boas notícias, pessoal, finalmente hoje eu vi o Eleu mordiscando um pouco de ração! E de brinde, algumas fotos novas, tiradas hoje.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14303
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Adaptando gobião eurialino a agua doce

Postby Marne Campos » 14 Aug 2012, 13:53

Agulhinha,

Esse peixinho é bem interessante e se começou a se alimentar até de ração, é um ótimo sinal!

A água está 100% doce nesse aquário?
Marne Campos

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Adaptando gobião eurialino a agua doce

Postby Katsuzo Koike » 14 Aug 2012, 16:05

Olá, Marne e Agulhinha. De fato, bem interessante esse peixinho. Os Gobios são peixes que vivem no mar, em mangues, estuários e água doce mesmo (mas aqui, ainda assim ficam perto do mar). A melhor água para eles é a salobra. Essa coisa de adaptar peixes do mar em água doce e vice-versa não é nada nova, e tem virado moda. No Youtube tem aquário em exposições internacionais com Kinguios e Peixe-palhaço (Nemo) nadando junto com Guppies, Tricogasters e Lebistes. Lembro que no Ceará, os moradores da praia pegavam peixes de mangue e colocavam em lagoas doces, para criação e alimentação (exs: camurins-robalo, camurupins, tainhas, carapitangas, etc.). Muitos morriam mesmo, mas alguns viviam bem. Claro que peixes do mar colocados direto na água doce e vice-versa, morrem em pouco tempo. Mas essas lagoas eram bem perto da praia, e claro, não eram totalmente doces. É sim possível ir adaptando um peixe a uma qualidade de água diversa (doce-salgada) da sua natural. Pelo que andei lendo (sem querer ser estraga-prazer) peixes trocados de água não viverão o tempo normal de sua vida, pois estarão mais frágeis diante de doenças...mas não sei se isso procede cientificamente. De experiência própria, já tentei criar tainha em tanque de água doce, e elas morreram em menos de um mês. Tentei criar Dorminhocos também, outro Góbio, que se adapta bem em água doce, mas morreram após um ano ou dois. O melhor, mesmo, é colocar tipo 10% de água salgada nesse tanque do Agulhinha, para manter a saúde desse peixe. Como os Góbios são peixes de estuário, isso conta a seu favor, para que se adaptem para sempre à água doce. Muita gente gosta de aquários de água salobra, com espécies próprias (incluindo Molinésias, Lebistes, Espadas, Gobis, Tetraodon, Baiacu Amazônico, Gato Colombiano, entre outros, e conseguem ter grande sucesso. Bem, é isso aí! abçs.

Agulhinha
Colaborador
Posts: 19
Joined: 09 Jun 2011, 20:05
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Adaptando gobião eurialino a agua doce

Postby Agulhinha » 14 Aug 2012, 19:26

Marne, eu diria 99% doce e uns traços de sal, pois despejo as artêmias junto com água do seu recipiente.

PS: Marne, eu tava olhando a seção de gobiões e blênios do portal e reparei que o ambiente do B. mystacium é o único que não lembra nem de longe um reef. Por quê será? :wink:

Katsuzo, se meu cascudinho pingo de ouro e o Rodin (Meu rodóstomo) puderem se adaptar a esse sal extra sem se machucar, eu poderia fazê-lo.

Mas rapazes, gostaria de atualizar esse tópico com uma coisa chata que aconteceu, ontem e hoje. :x

O Eleu não foi com a cara das minhas agulhinhas... duas delas apareceram com a cauda mordiscada, sendo que uma vez, vi ele atacando na minha frente, sendo que o Irineu (Miinha iriaterina macho) amanheceu com um pedacinho da cauda faltando.

O Irineu está perfeitamente bem e uma das agulhinhas bulinadas está se recuperando com rapidez.

Já a outra está com problemas na flutuação (nadando de cabeça pra baixo). Estou apreensivo, pois suas únicas chagas estão na cauda (praticamente as mesmas da outra agulhinha) e não sei o que fazer, pois não sei se foi o gobião que causou isso ou se foi alguma doença que a atingiu após o ataque. :(

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Adaptando gobião eurialino a agua doce

Postby Katsuzo Koike » 14 Aug 2012, 19:40

Rapaz, não tenha dúvida que foi esse Gobinho o autor desses crimes, hehehe. Os Góbios, em geral, são peixes notívagos, e por natureza, são caçadores natos. Meus Dorminhocos saiam à noite das tocas e aterrorizavam meu tanque, como verdadeiros monstros pré-históricos, hehehe. Era isso que eu gostava neles. Nesse passo, é melhor retirar suas agulhinhas, senão vais perder todas. Ou então devolve o Góbio ao habitat natural, meu amigo. Abçs.

Agulhinha
Colaborador
Posts: 19
Joined: 09 Jun 2011, 20:05
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Adaptando gobião eurialino a agua doce

Postby Agulhinha » 18 Aug 2012, 14:33

Qual é, mermão? Vai encarar?

Image

Tirei essa na quinta.

Agulhinha
Colaborador
Posts: 19
Joined: 09 Jun 2011, 20:05
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Adaptando gobião eurialino a agua doce

Postby Agulhinha » 25 Aug 2012, 19:39

Hoje faz um mês que o peixinho está no aquário e não mostrou nenhum sinal de anormalIdade.


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest