Peixes Goby (gobiidae)

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Peixes Goby (gobiidae)

Postby Katsuzo Koike » 20 Aug 2010, 22:27

Amigos, alguém já criou alguma espécie da família Gobiidae, de água doce? Pouco se fala desses estranhos peixes nos fóruns de aquarismo. Como moro em Recife, já criei uma espécie dessas, que eu adorava. Quando criança, um senhor que vendia camarões de água doce que ele pescava, passava lá pela rua, e eu perguntava se tinha "codundas" ou cudundas, e se ainda estavam vivos. Aqueles que ainda estavam, em geral bem pequenos, eu salvava, pagando uns trocados por eles. Também comprava alguns camarões vivos, para criar. Eu colocava todos em um laguinho que tinha em casa, e eles viviam bem, entre as pedras e plantas. Hoje, procurei saber desse peixe na Web, e nada encontrei, nem fotos! Eles passavam o dia entocados, gostavam de escuro, mas de noite saíam para procurar comida. Atingiam de 15 a 20 cm os maiores, e possuíam muitas cores no dorso. Lembro que perguntei ao senhor onde os pescava, e ele me disse que era no mangue. De fato, os peixes Goby vivem em estuários de rios, próximo ao mar, mas se encontram também em lagos e alagados de pura água doce. Sua aparência era de um mero ou garoupa de água salgada, embora mais roliços, e menores, é claro. Seu rabo não é como o de vários peixes, um V deitado, e sim é como um leque arredondado. Descobri, em uma pesquisa sobre a ictiofauna do rio Capibaribe (passa aqui perto de casa), que seu nome científico é Gobionellus Boleosoma. Meu zelador disse que os meninos por aqui ainda pescam muito esse peixe "codunda ou cudunda". Alguém conhece algo sobre essa espécie? Não encontrei sua foto nem no Atlas de peixes de Mr. Axelrodi. Quem souber algo, favor contactar. É um peixe muito interessante e excelente de criar, apesar de seu aspecto "feio"....

Na Web, o que achei de mais parecido com eles foram:
Image

Uploaded with ImageShack.us (esse pescado no lago Michigan)

E esse (em menor tamanho):
http://img844.imageshack.us/i/marbledsandgoby.jpg/]Image[/URL]

Mas o mais parecido foi esse, que achei vasculhando a Web (veja sua beleza):
Image

Uploaded with ImageShack.us

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Peixes Goby (gobiidae)

Postby Marne Campos » 24 Aug 2010, 18:06

Olá Katsuzo

Aqui no AqOL temos aduas espécies de Gobioides. Já viu se não é nenhuma dessas?

Awaous flavus

Gobioides broussonnetii
Marne Campos

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Peixes Goby (gobiidae)

Postby Katsuzo Koike » 24 Aug 2010, 20:01

Olá, grande Marne! Olhei esses do site, e não é nenhum deles, o que tem por aqui. Parece MUITO mesmo com esse da última foto que postei! Se eu desse R$:10,00 os meninos aqui perto pescavam alguns para mim, mas estou totalmente sem tempo de criar os gobis agora. Felicidades!

Dorii'
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 24 Nov 2011, 00:59
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Peixes Goby (gobiidae)

Postby Dorii' » 24 Nov 2011, 01:09

Olá!!
Eu conheço um pouco sobre gobideos. Trabalho com ictiologia e uma espécie frequentemente achada no mangue é exatamente o Gobionellus.
Porém os exemplares com que lido não ultrapassam em sua maioria de 8 a 10 cm.
A nadadeira ventral é modificada em forma de disco ( ou ventosa) pelos habitos desse animal. Geralmente ele permanece junto ao substrato e tem um padrão de manchas que se misturam com linhas na diagonal oposta, geralmente enegrecidas e fracas.
Se realmente for esse o que eu puder ajudar estou a disposição!

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Peixes Goby (gobiidae)

Postby Katsuzo Koike » 24 Nov 2011, 10:12

Olá, obrigado pelo retorno. Diga, de onde falas? Bem, os peixes Gobis existem em várias espécies. Os do Capibaribe, sem dúvidas, passam dos 10cm, pois já vi uns gigantes até, tipo 18-20 cm com a cauda. Inclusive tinha um. Vc é engenheiro de pesca? Abçs.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Peixes Goby (gobiidae)

Postby Katsuzo Koike » 06 Jan 2012, 20:12

Marne, o peixe que tem no Capibaribe é esse, que achei em um site de peixe de aquário (bem, a espécie poderia constar na lista de espécies do AqOnline, né - mas falta alguém postar e dispor de uma foto):

http://www.peixedeaquario.com/2009/04/barrigudo.html

A única coisa da qual discordo é o tamanho alegado que ele atinge: posso garantir que os do Capibaribe ultrapassam os 15cm informados. Já criei alguns de quase 20cm. Há sites que informam um tamanho máximo de 70cm, mas nunca encontrei registro algum desse peixe com tal medida. Nome científico é Dormitator maculatus, um Goby que tem conquistado aquaristas principalmente nos EUA. O Gobi Dorminhoco (nome em português) come peixes menores, mas não se pode dizer que seja agressivo. Bom para criar com peixes de seu tamanho, como ciclídeos, oscars, beijadores, synodontis, dânios gigantes, etc. Ele tolera bem água salobra, pois muitos vivem em estuários de rio. Passam a maior parte do tempo em tocas, como se hibernassem, mas de noite saem mais, na escuridão, em busca de comida. Também ficam em local de sombra, em sentido vertical, às vezes, como que escalando um tronco, o vidro do aquário ou uma planta. Seu nado é muito lento, normalmente, mas pode dar escapadas rápidas, quando assustado. O que eu gosto nesses peixes é o aspecto quase pré-histórico das nadadeiras, do nado lento, e do corpo...lembra aquele peixe raro do mar, o Celacanthus, hehehe.

Veja essa foto de um grande Gobi dorminhoco (para se ter uma idéia, esse Oscar ao lado tem quase 30cm):

Image[/URL]
(Fonte:Aquatic-terrors.com)

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Peixes Goby (gobiidae)

Postby Marne Campos » 09 Jan 2012, 16:15

Pois é, ficamos no aguardo de alguém ceder uma boa foto do animal. :(
Marne Campos

HENRIQUE SARTO
Ciclador
Ciclador
Posts: 154
Joined: 08 Jan 2011, 18:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Piracicaba-SP

Re: Peixes Goby (gobiidae)

Postby HENRIQUE SARTO » 09 Jan 2012, 16:56

Conheço o peixe da ultima foto como barrigudo ou goby dorminhoco

Agulhinha
Colaborador
Posts: 19
Joined: 09 Jun 2011, 20:05
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Recife - PE

Re: Peixes Goby (gobiidae)

Postby Agulhinha » 25 Aug 2012, 15:20

Minha experiência com esses seres.

http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 16&t=31595

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: Peixes Goby (gobiidae)

Postby Katsuzo Koike » 29 Aug 2012, 17:06

Pessoal, aproveitando esse tópico dos Góbios, lembro de uma espécie que já pesquei muito, e até comi (o gosto é até bom): se tiver alguém aqui que já pescou pelos alagados e regatos do litoral cearense, tem um peixe chamado "moré" que sem dúvidas é um Góbio: tem suas características, vive em geral no fundo dos riachos e lagos doces, ou escondido no lodo (tipo moitas de rabo de raposa) ou tocas, embaixo de troncos, etc. Ele fica da cor da areia amarelinha, enterrando-se nela, gosta de água limpa, se corrente, melhor. Não possui dentes como as traíras, mas tem boca grande, uma grande cabeça. Certa vez vi um rapaz que mergulhou em uma lagoa, sem óculos de mergulho, e conseguiu pegar um Moré desses de uns 30cm. Tenho saudades dessa época. E nunca achei foto desse peixe na Web, muito menos em qualquer aquário. Os que eu pegava, na maioria, tinha 15cm. Quem tiver registro desse peixe do Nordeste, peço que tente colocar sua foto aqui. A cor-base desse peixe é amarelada, clara, não tem escamas e não lembro de ele ter pintas ou listas, a barriga é mais esbranquiçada, rabo de leque e corpo roliço, comum dos Góbios. Parece com os "Peixes Macacos" dos arrecifes marinhos, mas não acho que seja esse o peixe Moré. Abraço a todos!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest