A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básicos

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby Katsuzo Koike » 25 Aug 2011, 07:36

Olá, Fábio, obrigado pela mensagem! De fato, há muitos camarões caros, mas acredito que os mais caros mesmo são os de água salgada....eu já tive aqueles camarões "fantasma" de água doce, que virou praga em meu lago de 11 mil litros (um praga boa, claro). Eles reproduziram demais, mesmo com os peixes que havia. No dia que limpei o tanque, havia mais de 300 deles. Sobre os seus Zebrinhas (Tilapia buttikoferi), além do erro de retirar os filhotes dos pais, vi mais dois erros:1) Zebrinha em aquário comunitário de 70L não dá. Esses peixes crescem até 30 cm ou mais (quanto mediam os seus, quando reproduziram?). Mas eles podem a desovar ainda pequenos, com 12 a 15 cm. Um tanque para eles deve ter mais de 300L, no mínimo, inclusive porque são territoriais, precisam de espaço. 2) Para melhor reproduzir qualquer peixe, é preciso de um tanque só para eles, ambientado para proteger os ovos e filhotes (isso depende da espécie). Mas valeu ter registrado a sua experiência aqui, amigo!

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby FabioFreitas » 25 Aug 2011, 11:56

Eles crescem muito e se reproduzem ainda pequenos. o macho tinha uns 9 cm e a fêmea uns 6 cm e nasciam em media de 25 filhotes em cada ninhada, chegou a dar duas ninhadas ao mesmo tempo num mês. rssss fiz tudo errado :oops: :oops:
Nem tenho mais esse aquario.

Os camarões ainda não nasceram, espero que de tudo certo, quanto e se tiver filhotes posto fotos.

O que virou praga no meu aquario foi Caramujo Red Ramshorn, peguei 5 deles, em um mes ja tinha mais de 300. Acredito que seja assim porque eles servem de alimento p/ miutos outros animais, então fazem isso p/ sobreviver.
Abrs.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby Katsuzo Koike » 25 Aug 2011, 16:17

Amigo, esses camarões são raros mesmo, pelo Brasil. Nunca os vi vendendo nas lojas. Mostre fotos deles, caso reproduzam. Fiquei impressionado com o tamanho da fêmea de Zebrinha que reproduziu em seu aquário, 6 cm. Creio que seus peixes atrofiaram.

Leia: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... ia#p154748" onclick="window.open(this.href);return false;

Se bem que Zebrinhas são peixes para grandes aquários, hehe. Abçs!

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby FabioFreitas » 25 Aug 2011, 19:06

Olha a foto aqui Katsuzo Camarões.

A fêmea do zebrinha era pequena mesmo, e botava muito ovos. Reconhecia ela pela coloração que ficava quando estava p/ botar ovos.
Pode ter atrofiado mesmo os zebras, mas ainda é um mistério, pois quando comprei ja estavam desse tamanho e demorou poucos meses p/ que começcem a procriar. Cresceram bem no aquario até, mesmo nessas condições vergonhosas.
Comprei porque eram bonitos e estavam bem baratos, claro que o vendedor nem me informou sobre o tamanho que atingem,até hoje só conheci um vendedor honesto, ele prefere não vender doque deixar alguem fazer coisa errada.
Já vi ele não vender um aquario marinho porque o comprador queria pegar peixes demais, ele mandou o cara comprar em outra loja, que na dele não seria rssssss.
Abrs

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby Katsuzo Koike » 26 Aug 2011, 09:32

Valeu, Fábio, acabei de ver as fotos de seu aquário e do camarão vermelho. Tem também a espécie clara, fantasma, né? Se reproduzirem, mostra aqui. Se der, arranje alfaces d´água de superfície, pois as suas raízes ajudam a esconder os filhotes de camarão. (Uma dúvida: as pedras arnoex estão dando alguma alteração no sistema? Lembra do debate que houve aqui?)

Sobre a atrofia dos seus Zebrinhas, acho que ocorreu mesmo, e já estavam atrofiados desde a loja onde vc os comprou. Primeiro, porque a fêmea reproduziu logo que chegou em sua casa. Depois, pelo preço baixo que vc disse, devem ter passado muito tempo no aquário de venda, em geral pequenos demais. Já vi até vendedor dizer que "essas" carpas (que ele vendia) não cresciam, e podiam ficar no aquário. Ou ele está mentindo (pois sabemos que carpas crescem muito), ou não (as carpas ficaram em tanque pequeno, tipo 50L, por mais de ano, e assim, ficaram nanicas). Mas é isso, rapaz, grande abraço!

User avatar
FabioFreitas
Colaborador
Posts: 1775
Joined: 28 Apr 2010, 16:46
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: São Paulo - Capital

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby FabioFreitas » 26 Aug 2011, 11:20

Katsuzo, acho que acertou sobre os zebras, afinal o lugar que comprei é um sacrilégio com os peixes, na bateria só tem aquarios pequenos e os peixes ficam amontoados.

Os camarões claros que viu são Blue Pearls, tenho 3 machos , estou esperando sobrar um a graninha p/ pegar pelo menos uma fêmea, pois a fêmea é bem mais cara.
Eles tem um azul bem clarinho, e dependendo do dia tem uma variação, aconteceu uma vez de estarem com um azul bem vivo, pena que não estava com uma câmera boa p/ tirar fotos.

Vou providencias as alfaces d'agua, obrigado pela dica, esse final de semana mesmo vou procurar.

Sobre a Arnoex... Sim elas alteram e muito os parâmetros da agua, mas estou surpreso com o resultado, pois por mais que seria prejudicial acabou ajudando.
O dKh da agua da torneira de casa é 2 , um Dkh baixo, que atrapalha um pouco a controlar o ph pela moleza da agua. A rocha arnoex altera alteram p/ cima tanto o ph quanto o Dkh, eu fazendo TPA a cada 15 dias mantenho o Dkh em 4 ( um numero bom) e com a garrafada o ph se mantem em 6.8.
No aquario grande que tenho ( sem Arnoex) tenho que adicionar Bicarbonato p/ manter o Dkh alto, p/ poder manter a concentração de CO2 boa p/ as plantas.
Ou seja, O arnoex ajuda dois tipos de montagens:
- Com plantas pois ajuda a manter o Dkh alto, e o ph controla-mos com adição de CO2;
- E montagens com agua alcalina.

Aquarios que deveriam ser de água acida e não possuem CO2 o Arnoex seria um veneno.
P/ um plantado eu achei uma ótima experiencia pois ele mantem o nivel do Dkh sempre alto.
E no aquario de camarões eu nào preciso adicionar bicarbonato, pois acredito que isso fará mau aos bichinhos.
Abrs

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby Marcio Vargas » 26 Aug 2011, 11:42

Katsuzo

Tinha dois Paraísos Albinos em um comunitário. Notei um aumento na agressividade deles, chegou ao ponto de arrancarem um dos olhos de um telescópio. Nesta ocasião não percebi o que estava acontecendo. Retirei o telescópio para um tanquezinho hospital e pronto. Após uns 3 dias percebi bolhas na superfície do aquário. Corri para o AqOL pesquisar o que era, para minha surpresa descobri que era um ninho de Paraísos (por isso a agressividade). Cono não havia muito o que fazer deixei assim. Quando percebi que não havia mais ninho (também não vi alevinos) eu passei eles para um aquarinho de 18 litros. Neste aquário eles nidificaram novamente. Passaram quase um mês só no abraço e nada de ovos. Hoje continuam lá, porem nunca mais tentaram nidificar.

Aqui tem o relato com fotos.

Minha intenção nunca foi procriar, aconteceu naturalmente. Acredito que isso deve ocorrer com frequência entre os amigos aquaristas.

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby Katsuzo Koike » 26 Aug 2011, 12:12

Olá, Márcio, valeram seus comentários, e olhei a discussão extensa sobre "Paraíso Nidificando". Seria interessante investigar porque não colocaram ovos, e porque não nasceram alevinos, apenas fizeram ninho. Fungos? Os pais comeram os ovos/filhotes? A ambientação estava ruim? Notei que mal havia plantas em seu aqua, e um pedaço que tinha estava feio. O normal é que os Paraísos reproduzam bastante, como disse o Camboim. Talvez um pequeno lago para eles, de 300 litros ou mais, com plantas e boa água, levasse a algo diferente do ocorrido em seu aquário. Mas é isso, por tentativa e erro aprendemos também. Grande abraço.

Fábio: as pedras arnoex são bonitas, mas prefiro os seixos gigantes, que são inertes e podemos escolher os mais bonitos, em várias formas. Com eles, dá pra relaxar quanto ao sistema, e não ficar preocupado sempre mantendo níveis na água. Valeu!

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby Katsuzo Koike » 05 Feb 2013, 15:38

Valeu, Marne!

Dhiogenes
Planejador
Planejador
Posts: 4
Joined: 21 Jan 2013, 19:16
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: A reprodução de peixes em aquário e seus problemas básic

Postby Dhiogenes » 11 Feb 2013, 13:57

Pessoal, tenho um aquario 60x30x30, 4 guppys machos 2 guppys femeas.
Comprei as femeas essa semana e dentro do saquinho nasceram 4 filhotes. Coloquei todos no aquario, mas estou preocupado quanto a sobrevivencia deles.
Não tenho condições e não estou afim de separar as femeas quando estiverem prestes a dar cria, porém meu aqua é bem plantado com rabo de raposa inclusive.
Acha que eles vão continuar a se reproduzir nessas condições?
Tenho dificuldade em alimentar os atuais alevinos porque ficam escondidos entre as plantas, caso eu comprasse um pequeno aquario para eles, sem bomba, filtro, nem nada, teria como eu mante-los apenas com 1 TPA diaria? Que taxa?
Se continuarem a viver como está, axam que eles vão se desenvolver? Estou tentando alimenta-los com flocos bem triturados.

Por favor deem um help ai.


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest