"Falsos peixes de aquário" e o problema da atrofia.

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Sphynx
Planejador
Planejador
Posts: 11
Joined: 30 Apr 2009, 13:54
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Santa Catarina

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby Sphynx » 23 Jul 2013, 00:56

Obrigada pelo aviso!
Estou montando um novo aquário e pensava em colocar carpas e depois de ler o post... NUNCA MAIS!
Vou procurar peixes com o tamanho compatível para o tamanho da cuba. Bizarro é que muitos sites de aquarismo conferem a carpa uma capacidade de 100 litros apenas para viver e, como não temos muitas opções de leitura na área, acabamos seguindo um conselho equivocado e deixando esses animais em um ambiente inadequado. :(

eduardod
Planejador
Planejador
Posts: 7
Joined: 15 Feb 2014, 22:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby eduardod » 15 Feb 2014, 22:45

Ótimo texto! Sou iniciante no hobby e realmente desconhecia esse problema! Como citado, algumas espécies deveriam ser proibidas de serem vendidas em pet shops. Talvez seja uma medida meio drástica, mas que tem de ser feita, já que muitos pets shops pensam mais no $ do que na responsabilidade...

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby Bruno Caron » 17 Feb 2014, 09:09

Pois é Eduardo, triste realidade!
A falta de uma legislação mais especifica prejudica de toda forma. Por um lado não há regras no comércio de peixes e por outro proíbem a importação de medicamentos pra tratar os nossos bichinhos. :?
BRASIL

FelipeAlexandre
Montador
Montador
Posts: 53
Joined: 08 Feb 2014, 17:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Apucarana, Paraná,Brasil

Re: "Falsos peixes de aquário", e o problema da atrofia.

Postby FelipeAlexandre » 16 Mar 2014, 15:47

É muito triste saber dessa dura realidade... Muitas pessoas compram esses peixes e ficam todas orgulhosas, mas mal sabem elas que apesar de todos os cuidados que elas dão aos peixes, ele pode acabar definhando por conta da atrofia.

User avatar
Gabriel Benoski
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 14 Dec 2015, 22:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Caraguatatuba-SP

Re: "Falsos peixes de aquário" e o problema da atrofia.

Postby Gabriel Benoski » 21 Dec 2015, 19:42

Achei esse tópico muito bom, é realmente um absurdo isso.
Achei importante ressaltar que quando li esse tópico me veio a mente uma lembrança de quando eu tinha uns 8 anos e vi um aquário que aparentava uns 50 litros com duas carpas de 30 cm dentro, as carpas literalmente ficavam paradas pois elas não tinham para onde nadar e nem como se locomover e até onde eu sei elas ficaram nessas condições por 5 anos.
Logo que vi isso achei um absurdo e não esqueço isso até hoje, isso me marcou muito.
Dava para ver o sofrimento no olho do peixe, implorando para simplesmente nadar, era só isso que ele queria nadar, pois lá onde eles estavam essa ação era impossível.
Na minha visão isso é um grande problemas que enfrentamos no nosso meio e que tem que acabar, mas o fato é: Por onde começamos, não é fácil acabar com isso, pois até na minha cidade isso acontece. E olha que eu moro eu um fim de mundo de uma cidade litorânea- Caraguatatuba-SP. Aqui tem duas lojas de aquários e uma delas vende qualquer peixe para qualquer pessoa sem ao menos perguntar qual é o tamanho do aqua dessa pessoa.
Bom eu sinto pena de quem faz isso, mas enquanto tem gente comprando sem conhecimento tem gente vendendo, então acho que para acabarmos com isso devíamos passar esse conhecimento e é isso que esse fórum faz.
Para concluir, voltando ao início, depois de 5 longos anos eu não vi mais as carpas lá então tirei duas conclusões: Ou elas morreram pelo fato das más condições onde vinham sendo mantidas ou elas foram soltas em algum lugar, mas mesmo assim lembro delas presas naquele aqua minúsculo e isso me dá um aperto no coração.
Espero um dia botarmos fim nisso, até mais... :cry: :cry:
Um aquário é um portal de histórias, afinal foram os peixes que começaram a escrevê-la.
Gabriel Benoski

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: "Falsos peixes de aquário" e o problema da atrofia.

Postby RicardoCS » 23 Mar 2017, 10:30

Amigos, bom dia!

tenho um lago de 3500 l com 6 carpas de 12cm. Ganhei ontem um pirarucu de 14cm. Gostaria de mantê-lo em um aquário até que atingisse entre 20 e 25 cm para então mudá-lo para o lago. Isso o atrofiaria? Meu lago vai comportá-lo até quando de forma saudável? Não quero me desfazer dele :roll: .

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: "Falsos peixes de aquário" e o problema da atrofia.

Postby Marne Campos » 23 Mar 2017, 17:28

Ricardo,

Quais as dimensões do lago?
Marne Campos

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: "Falsos peixes de aquário" e o problema da atrofia.

Postby RicardoCS » 24 Mar 2017, 09:21

3 X 3 X 0,70. Mas gostaria de manter ele em aquário até ele crescer mais um pouco.

balvaro
Colaborador
Posts: 300
Joined: 27 Aug 2013, 19:33
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: "Falsos peixes de aquário" e o problema da atrofia.

Postby balvaro » 24 Mar 2017, 10:25

Até uns 80 cm, talvez 1 metro, não seria absurdo.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

RicardoCS
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2016, 14:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: APORÁ-BA

Re: "Falsos peixes de aquário" e o problema da atrofia.

Postby RicardoCS » 24 Mar 2017, 10:56

Até uns 80 cm, talvez 1 metro, não seria absurdo.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Qual o tamanho do aquário pra mantê-lo até uns 25 cm?


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest