Criando lingüados com sucesso. (Com Fotos e vídeos)

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
negretto
Ciclador
Ciclador
Posts: 107
Joined: 23 Feb 2006, 21:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Criando lingüados com sucesso. (Com Fotos e vídeos)

Postby negretto » 10 Jun 2008, 21:04

Percebi que quase não existem informações sobre como manter linguados em aquários... Tenho dois linguados a mais de um ano e espero trocar informações com outros viventes que os tenham ou que os tiveram em seus aquas. Qualquer informação, dúvida ou experiência sobre estes bichinhos será bem vinda por aqui.
Last edited by negretto on 29 Jun 2008, 18:13, edited 3 times in total.
Meus Tópicos:
ImageImage

User avatar
negretto
Ciclador
Ciclador
Posts: 107
Joined: 23 Feb 2006, 21:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Postby negretto » 10 Jun 2008, 21:48

Aí vai o básico para os linguados e como são as coisas no meu aqua...

1) O aquario tem de ter areia, preferencialmente fina. Ele adoram se enterrar.

2) Você tem de ter muita paciência para alimentálos, principalmente nos primeiros meses. Como a alimentação é algo bem a parte, depois faço um post falando somente sobre isso.

3) Não sei quais são as especificações ideais da água para eles, mas os meus vivem muito bem em PH neutro a levemente ácido. Meu PH é normalmente 7,0 mas muito eventualmente cai para para 6,9... aí eu coloco umas conchinhas na água por uns tempos e tudo volta ao normal...
Regulo o PH com caramujos. A água de minha torneira tem PH levemente ácido, em torno de 6,8. Acho que o PH só se desregula quando meu Botia Palhaço (um morto de fome sem igual) come muitos caramujos... De manhã cedo eu só vejo os cascos boiando das farras que ele faz a noite... Como retiro as cascas do aqua para ele não ficar feio, com cara de cemitério, procuro repor o cálcio das cascas com conchinhas...

4)Eles não crescem demais em aquário como se pensa não. Na natureza podem até crescer, mas confinados no aqua, eles crescem lentamente, acho que devido a falta de espaço pois ao menos aqui eles comem bastante.

5)Eles gostam de água muito limpa, sem amonia ou nitratos. Acredito que este tenha sido um dos fatores pelo qual eles se deram bem no meu aqua. Ele é bem estabilizado, nunca descontrolou desde que o montei a alguns anos. Tanto a amônia quanto os nitratos tendem a zero. Como eles vivem a maior parte do tempo no fundo, acredito que seriam os primeiros a ser afetados por algum descontrole na água do aquário.

6)Faço a manutençao do aqua uma vez por mês, quando faço uma TPA de uns 20% e lavo com um pouco da agua do próprio aquário os elementos filtrantes e a bomba...

7) Meu filtro é adaptado. Peguei um filtro interno da RESUN para 1500 litros por hora e modifiquei para ter filtragem física (espumas), Química (carvão ativado), e Biológica (BioBalls+Cerâmica). Meu aqua tem uns 150 Litros, portanto, uso um sistema de filtragem com 10x a litragem do aqua.
Meus Tópicos:
ImageImage

User avatar
negretto
Ciclador
Ciclador
Posts: 107
Joined: 23 Feb 2006, 21:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Postby negretto » 10 Jun 2008, 22:35

Abaixo estão três fotos do ano passado com os Linguados comendo... nesta época eles ainda estavam comendo apenas comida viva... hoje em dia, um deles já come pedacinhos de camarão... o outro nada.
A proposito, um deles é extremamente esperto, atento a tudo no aqua. O outro é um tremendo "bocaberta"... nas primeiras semanas só comia as minhocas que caiam em cima da cabeça... depois ele foi aprendendo a caçar, mas ainda come poeira, pois como já falei, o outro já come pedaços de camarão...
Chamamos eles de Tico e Teco.

1) Na foto abaixo um dos linguados está comendo uma larva de borboleta...

Image


2) Nesta, comendo minhoca...

Image

3)E nesta, minhoca também...

Image
Meus Tópicos:
ImageImage

User avatar
negretto
Ciclador
Ciclador
Posts: 107
Joined: 23 Feb 2006, 21:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Postby negretto » 10 Jun 2008, 22:57

Esta foto é de hoje, batida agora a pouco...
Os dois linguados estão nela. Quem encontrar ganha um chiclete mascado. :lol:


Image


É por isso que falei que eles gostam e precisam da areia...

[]s a todos
Meus Tópicos:
ImageImage

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Postby Marne Campos » 11 Jun 2008, 00:46

Negretto,

Já pensou em organizar essas informações em forma de artigo para a seção Espécie em Destaque?
Marne Campos

User avatar
negretto
Ciclador
Ciclador
Posts: 107
Joined: 23 Feb 2006, 21:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Postby negretto » 11 Jun 2008, 22:16

Boa Noite Marne,

Honestamente não, descobri que esta seção existe agora :D ... mas acho uma boa ideia...

Vou preparar o melhor que puder... e quando tiver algo pronto em mãos eu aviso.

Obrigado pelo convite.
Meus Tópicos:
ImageImage

User avatar
negretto
Ciclador
Ciclador
Posts: 107
Joined: 23 Feb 2006, 21:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Postby negretto » 11 Jun 2008, 22:54

Sim, meu Acará Bandeira (Cruel) é enorme e gordo, mas ...
Image
...não, não é um Bandaid alí no vidro não e meu aqua também não está furado... é um linguado grudado no vidro mesmo...

Não acredita? Olhe mais de perto...

Image

:shock:
Meus Tópicos:
ImageImage

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Postby Marne Campos » 12 Jun 2008, 00:14

Ok, assim que estiver pronto, pode enviar para admin@aquaonline.com.br.
Marne Campos

User avatar
negretto
Ciclador
Ciclador
Posts: 107
Joined: 23 Feb 2006, 21:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Postby negretto » 29 Jun 2008, 11:39

Fiz alguns vídeos dos linguados comendo... este aí é o menor... com o tempo vou adicionando os outros...
O rodostomo está aí de metido, esse cara deve ser daquele tipo que não pode ver uma câmera e já quer aparecer :mrgreen:

[youtube]LffgX8ccx7s[/youtube]

Boa Sorte a todos.
Meus Tópicos:
ImageImage

User avatar
negretto
Ciclador
Ciclador
Posts: 107
Joined: 23 Feb 2006, 21:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Natal - RN

Postby negretto » 01 Jul 2008, 19:56

Olha mais outro vídeo...
Este aí mostra um "ataque" a um bolinho de minhocas...

[youtube]xTiYSh9PIM4[/youtube]

Boa Sorte a todos
Meus Tópicos:
ImageImage


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest