cultura de microvermes acidental?

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Baco
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 11 Mar 2006, 20:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Belo Horizonte/MG
Contact:

cultura de microvermes acidental?

Postby Baco » 12 Mar 2006, 13:40

Não sei se redescobri a roda, mas vamos lá... limpo o refil do meu filtro (Whisper 20) uma vez por semana e uso sempre 2 refis, enquanto um vai pro "banho" coloco o outro limpo, até a hora da troca de algum deles. Tirei o refil para limpeza como de costume na sexta, mas sabe como é... final de semana, outras prioridades 8) ... acabei esquecendo de lavar esse refil, e só lembrei dele hoje.

Tinha colocado o refil como de costume numa vasilha de plástico (que deixei tampada, não sei se isso também interferiu), e quando abri a tampa, na tampa estava cheio de bolinhas alaranjadas (da cor de artêmias) e reparei que eram pequenos vermes, muitos mesmo... Será que são microvermes e eu consegui formar uma mini-cultura acidentalmente? Na tampa tinha uma quantidade mais que suficiente para uma boa refeição (não tinha muitos deles em outros lugares, portanto suponho que eles "migraram" pra lá como os microvermes fazem), mas não quis experimentar dar aos peixes por causa da coloração diferente por exemplo daqueles vermezinhos que aparecem de vez em quando vindos do substrato, eles estavam laranja enquanto esses vermes são brancos... só que acho que também essa coloração pode ser porque eles estavam se alimentando somente do que estava no refil, que nem precisa dizer que cor tem...

Será que compensaria pegar um refil que fosse ser jogado fora e colocá-lo numa vasilha semelhante e tentar iniciar uma cultura a partir daí? Considerando que o trabalho que deu foi absolutamente zero (sem falar no custo), acho que valeria a pena, caso os vermes em questão não sejam patogênicos. Se o refil estiver bem sujo, acho que teria alimento para os vermes por um bom tempo também.

Gleidson Magno
Colaborador
Posts: 152
Joined: 02 Dec 2003, 12:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Barra Mansa RJ

Postby Gleidson Magno » 13 Mar 2006, 11:46

e ae baco beleza

cara essas mini colonias que se voce encontrou voce esta alimentando ela?

abraço
Ficar longe de casa é F%D@!!!!!!

Baco
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 11 Mar 2006, 20:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Belo Horizonte/MG
Contact:

Postby Baco » 13 Mar 2006, 12:31

Não, eu não levei pra frente... eu limpei o recipiente de plástico e tirei todas as supostas "mudas" das colônias, mas se for compensador usar esses vermes eu vou pegar um refil quando estiver na hora de jogar fora e tentar começar a partir daí e deixar a alimentação só através da sujeira que estiver no refil que deve durar por um bom tempo... o interessante é que eu não notei vermes no refil em si (no perlon), só nas paredes do recipiente.

(editei pra consertar um erro)


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest