Kinguio com a cauda roida

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Vivian Rose
Planejador
Planejador
Posts: 5
Joined: 25 Feb 2006, 21:46

Kinguio com a cauda roida

Postby Vivian Rose » 11 Mar 2006, 21:50

Boa Noite!!!!

Notei que meus kinguios pequenos(três kinguios de +- 3cm) estão mordendo o rado do Kinguio maior(5cm), por que?o que posso fazer?

User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 12 Mar 2006, 01:14

Ok, em seu topico voce menciona que a cauda esta' "roida", o que me fez pensar que os parametros da sua agua nao deviam estar bons, mas no texto voce menciona outra coisa que e' o comportamento dos kinguios. So' para esclarecer a questao, voce esta' dizendo que voce tem certeza de que a causa do fato do seu kinguio estar com a cauda roida e' porque os outros kinguios estao "atacando-o"?

Se voce tem certeza de que essa e' a causa, entao vamos a perguntas que caberiam a essa situacao:

1) Que tipo de kinguio estamos falando?
2) Ha quanto tempo voce os tem?
3) Quantos sao no total? So esses quatro?
4) Voce ve uns pontos brancos nas branquias dos tres menores, supostos atacantes? Por exemplo, assim:

Image

Image

Credito: http://www.kokosgoldfish.com e http://www.flippersandfins.net

Se voce nao tiver certeza de que o motivo da cauda do kinguio for mesmo por ataque dos outros, vamos a essas perguntas?

1) Tamanho do aquario?
2) Qual o nivel de amonia?
3) Qual o nivel de Nitrito?
4) Qual o nivel de pH?

Christie

Vivian Rose
Planejador
Planejador
Posts: 5
Joined: 25 Feb 2006, 21:46

Postby Vivian Rose » 12 Mar 2006, 11:40

Cristie, de acordo com o que você especificou, o PH está excelente,porém
a unica coisa que ainda não foi medida foi a amônia, pois não tenho este
teste, e todos os outros kinguios estão em perfeito estado, o maior de
todos é um oranda red cap, e os outros são normais como o popularmente
conhecido peixinho dourado. Quanto a tamanho do aquário é um tamanho
bom para os peixinhos que estou criando, 30 Litros aproximadamente,se
está pequeno por favor me informe. Eu apenas gostaria de saber porque
os pequeninos atacam a cauda do maior rasgando-a por completo, estou pensando em comprar um aquário só para ele pois não disponho de muito
espaço para criá-los, então a solução seria separá-lo oK! se vc puder me
ajudar a encontrar outra solução por favor aguardo uma resposta.

Bjs; Vivian Rose !

User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 12 Mar 2006, 14:46

Ok, Vivian, infelizmente eu tenho "bad news" (pessimas noticias) para voce:

30 litros para 4 kinguios e' demasiadamente pequeno. O red cap precisa de 40 litros so' para ele. Os outros voce diz que sao peixinhos dourados comuns, porem existem 2 tipos de "peixinhos dourados". Se for como esse aqui:

Image

Cada um precisa de 80 litros!!! Esses douradinhos especificamente devem ficar em lagos. O outro problema e' que apesar de nao serem agressivos, eles sao bem maiores e velozes que o redcap e a competicao por comida as vezes e' acirrada, podendo machuca-lo.

A outra possibilidade e' que os outros 3 sejam Fantails

Image

O que e' melhor, pois eles tambem fazem parte do chamado grupo "fancy" como o Redcap e portanto, seus habitos, tamanho e anatomia equivalem a esse ultimo. Mas estes, como o Redcap, precisam de no minimo 40 litros para cada peixe. Nesse caso, so para ter os 4 voce precisaria de um aquario de 160 litros.

Quanto aos testes, e' imprescindivel que voce tenha todos os testes: amonia, nitrito e ph. Nao tem como ter um aquario sem esses testes! Ao dizer que o pH esta "excelente", estou querendo acreditar que o seu pH e' 7.5 que e' o que chamamos excelente para kinguios.

Num aquario tao pequeno e com tanto peixe (nao sei qual a filtragem que voce esta usando, mas teria que ter uma potencia 10 vezes maior que o volume de agua do aquario e isso numa situacao normal, ou seja, 40 litros para cada kinguio!), as chances de que seu nivel de amonia e nitrito estejam altos e' muito grande!

O fato deles estarem atras do "rabo" do outro pode ser um simples ritual de acasalamento, o que nao e' muito bom num aquario pra la' de lotado como o seu. Mas dos males o menor, se esse for o caso, pelo menos a causa da "cauda roida" nao seria devido a altos niveis de amonia. No entanto, durante o acasalamento, as coisas podem ficar um pouco "negras", especialmente se os machos forem kinguios comuns como o da primeira foto. A femea geralmente fica tao estressada que pode acabar morrendo por conta do comportamento dos machos. A separacao da femea, nesse caso, e' recomendada!

Porem, fechar os olhos para o problema e querer acreditar que a causa do mesmo e' somente essa, nao leva a nada e mais tarde, se um kinguio morrer, voce ficara' pensando "mas o que aconteceu?" O unico meio de se ter certeza de que estamos lidando apenas com um simples comportamento de acasalamento, seria voce comprar os testes de amonia e nitrito e testar a sua agua o mais rapido possivel!!

Christie

Vivian Rose
Planejador
Planejador
Posts: 5
Joined: 25 Feb 2006, 21:46

Postby Vivian Rose » 12 Mar 2006, 20:32

Obrigado pela sua atenção, Cristie. No momento não disponho de recursos
para comprar outro aquário, porém tenho um aquário de 10 litros, que está
vazio, eu posso coloca-lá lá enquanto não posso comprar, daqui a três
semanas poderei ver um novo aquário. Dos peixes que você exemplificou
eu tenho um de cada totalizando 6 kinguios, num aquário de 30 litros.
Voltando ao problema as nadadeiras traseiras que estão roídas e rasgadas com vasos sanguineos dilatados. E ela está estranha ! quando um outro peixe se aproxima ela foge rapidamente, se esse é um ritual de acasalamento então o melhor seria isolá-la ? não gostaria que ela morresse pois é a que mais gosto ! o teste de amônia e nitrito poderei comprar apenas daqui há tres semanas, no momento só poderei isolar dos outros, e cuidar das nadadeiras roidas com BACTERICIDA E FUNGICIDA.
Pois os outros estão sadios e em perfeito estado ! Aguardo retorno !

:shock: BJs, Vivian Rose

User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 12 Mar 2006, 22:28

Vivian,

Sinceramente eu nao sei o que te dizer. Seis kinguios num aquario de 30 litros, me desculpe, mas e' um absurdo!

Ainda nao entendi quais os tipos de kinguios que voce tem, pois so dei exemplo de 2, mas voce disse que tem "um de cada" totalizando 6. :? Essa matematica nao esta fazendo muito sentido para mim.

Esperar 3 semanas para comprar outro aquario, tudo bem, eu entendo, mas 3 semanas para comprar os testes, e' inaceitavel. Colocar fungicida e bactericida num aquario so por colocar tambem nao faz sentido. Voce vai estressar essa "peixa" ainda mais e piorar as condicoes da sua agua com produtos quimicos. Alem do mais nao acho que ela tenha fungo ou bacteria. A causa dela estar assim e' muito provavelmente por causa do nivel de amonia, o que deve ser corrigido com trocas de agua diarias. Porem, sem os testes nao da para saber quao mal estao esses valores.

Sim, o melhor nesse momento e' isola-la, porem num aquario de 10 litros e sem testes para saber como esta a sua agua, as chances dela se recuperar sao remotas. Voce vai adicionar um filtro a esse aquario de 10 litros? Qual o filtro que voce tem no aquario de 30 litros?

O fato dos outros aparentemente estarem bem nao quer dizer que eles nao estejam sofrendo o stress de uma ma' qualidade de agua. Se a situacao continuar, mais cedo ou mais tarde eles tambem adoecerao.

Estou rezando para que seu "problema maior" seja mesmo o acasalamento :(

Se voce nao pode comprar os testes agora, voce so' tem uma saida: coloque-a no aqua de 10 litros e comece a trocar a agua (25%) dos dois aquarios (30 e 10 litros) todos os dias ate o dia que voce possa comprar os testes :roll:

Nao esqueca de que voce deve adicionar um anti-cloro antes de colocar a nova agua.

Boa sorte!

Christie

Vivian Rose
Planejador
Planejador
Posts: 5
Joined: 25 Feb 2006, 21:46

Postby Vivian Rose » 13 Mar 2006, 00:03

Cristie,



Eu sei que é um absurdo ! os tipos de peixes que eu tenho são:
1 oranda red cap ( 5 cm ), 3 dourados ( entre 2 e três cm ) 1 oranda
que parece o red cap por causa das manchas vermelhas em seu corpo,
e um que parece o peixe espada porem não sei o nome dele, mas é kinguio ! A minha sala é muito pequena e é onde está os 6 kinguios
em cima de um rack que eu comprei só para eles, é por isso que eu
não posso ter um aquário muito grande ! :roll:.
Cristie quando estou desesperada sou confusa mesmo ! agora
que estou mais calma estou respondendo direitinho ok!
Continuando, eu coloquei o bactericida fungicida no aquário de
10 litros para ver se melhora as nadadeiras dianteiras roídas pois
como estão com os vasinhos dilatados podem infeccionar ! e eu tenho um bom filtro externo que filtra aproximadamente 60 litros de água a cada hora que tem carvão ativado e um espécie de "lã" que segura a sugeira.
Costumo trocar a água a cada 15 dias, sanfonando o fundo do
aquário para tirar os resíduos que se acumulam entre as pedras.
No aquário de 10 litros eu medi o cloro estava alto, e baixei com
um anticloro, medi o PH e estava bom entre 7,5. Coloquei um termometro
para acompanhar a temperatura da água está entre 25 e 26 graus.
No momento estou observando, era tudo o que eu poderia fazer!
Vou fazer as trocas regulares por enquanto, como vc me recomendou
te aviso sobre qualquer mudança ! até mais e muiiiiiito obrigada !

Até Breve !

Bjs; Vivian Rose :oops:

User avatar
christie
Populador
Populador
Posts: 1022
Joined: 17 Dec 2004, 04:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: So Cal, USA

Postby christie » 13 Mar 2006, 01:01

3 dourados ( entre 2 e três cm )
como o da primeira foto no meu segundo post?
um que parece o peixe espada porem não sei o nome dele, mas é kinguio !
:shock: kinguio que parece peixe-espada? nunca vi
A minha sala é muito pequena e é onde está os 6 kinguios
em cima de um rack que eu comprei só para eles, é por isso que eu
não posso ter um aquário muito grande ! :roll:.
talvez voce precise pensar em se desfazer de alguns :(
eu coloquei o bactericida fungicida no aquário de
10 litros para ver se melhora as nadadeiras dianteiras roídas
como falei, nao acho que esse seja o problema da peixa, voce corre o risco de estressa-la ainda mais.
vasinhos dilatados
voce quer dizer umas "linhas" vermelhas na cauda? isso e' sinal de amonia na agua.
tenho um bom filtro externo que filtra aproximadamente 60 litros de água a cada hora que tem carvão ativado e um espécie de "lã" que segura a sugeira.
vivian, 60 litros por hora nao e' uma boa filtragem. A filtragem para kinguios tem que ser 10 vezes mais que o volume do aquario, portanto para um aquario de 30 litros, voce precisa de um filtro que filtre 300 litros por hora
Costumo trocar a água a cada 15 dias, sanfonando o fundo do
aquário para tirar os resíduos que se acumulam entre as pedras.
Sua manutencao tambem nao esta adequada. Num aquario "normal" de kinguios, ou seja, 1 kinguio para cada 40 litros, o ideal e' trocar 25% da agua toda semana, sinfonando o fundo
Num aquario superlotado como o seu, a frequencia de troca de agua deve ser aumentada para pelo menos 2 vezes na semana.
No aquário de 10 litros eu medi o cloro estava alto, e baixei com
um anticloro
Voce deve colocar o anti-cloro antes de colocar a agua no aquario.

Nao esqueca de tirar o carvao ativado no aquario onde voce colocar o medicamento, ou o carvao filtrara' o mesmo.

Christie

Diogo cardoso
Planejador
Planejador
Posts: 6
Joined: 02 Apr 2006, 12:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: maceio/alagoas

caudas ruidas

Postby Diogo cardoso » 02 Apr 2006, 12:44

Na maioria dos casos de caudas ruidas tem haver cum o PH da água consequencia da acides podendo ate matar o peixe
:(
vejo o PH .
Valeu :)
como alimenta bem os meu kinguios para que eles cresçam sadios?


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest