Dúvidas com Discos.

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
diegumn
Montador
Montador
Posts: 25
Joined: 01 Jan 2006, 18:50

Dúvidas com Discos.

Postby diegumn » 11 Mar 2006, 11:26

Este tópico foi movido para esta sala porque foi postado em local inadequado.
Clique aqui para consultar a política deste forum.


Ola amigos.

Sabemos que o desafio de criar Discos está além da imaginação. Então, algumas dúvidas foram surgindo.

Onde encontro um material vasto sobre os Discos? Adquiri recentemente 2 exemples do selvagem a preço de banana.

Gostaria de saber quanto tempo eles passam em média para se adaptar ao novo habitat? O aquário está com molinésias negras, o pH do aqua está neutro.

Obrigado desde jah.

lgarruda
Planejador
Planejador
Posts: 8
Joined: 24 Jan 2006, 22:26

Postby lgarruda » 11 Mar 2006, 14:20

Olá Diego

Olha, discos são um pouco enjoados, mas nada de anormal. O que eles gostam de verdade pode ser resumido em poucas palavras:

água - mole e ácida. O pH 7 ou neutro não é o ideal, principalmente para selvagens, que vivem em pHs de 6,4 para baixo (em alguns casos a água no ambiente natural chega a 5).

Amônia, nitrito e nitrato - 0, 0, 0. quanto menor o índice de nitrato melhor e isso vc só consegue com trocas de água bastante frequentes. Eu troco 20% da água a cada quatro dias.

Aquário - o maior possível. dá dó colocar discos em um aqua menor de 100 litros. Contar uns 30 l por peixe no mínimo.

Convivência - Colocar discos de tamanhos parecidos. Eles vivem em cardume mas enchem o saco dos menores que por vezes podem parar de se alimentar e definhar.

Alimentação - aí está um grande desafio. Eles são meio enjoados e cada um tem uma preferência pessoal. Os meus adoram colorbits da Tetra, Colour discus da Sera, artêmia e minhoca liofilizada em flocos. muitos discos selvagens, por mais baratos que sejam, não comem nada e morrem. Tente começar com artêmia viva e alevinos de peixe (suas molinésias se prestarão bem a este papel). Quando for comprar discos, vale a pena gastar um pouco mais com discos nascidos em cativeiro, pois se adaptam melhor à qualidade de água de torneira e comem melhor.

Eu vou indicar um livro muito bom e mais barato que existe sobre discos: Back to Nature: O livro dos discos. O autor é Dick Au e a Editora é a Pol Gráfica. Ele custa por volta de 50 e poucos reais.

Muito boa sorte

Luiz Gustavo/Piracicaba SP

diegumn
Montador
Montador
Posts: 25
Joined: 01 Jan 2006, 18:50

Postby diegumn » 11 Mar 2006, 21:13

Certo Luiz.

Gostaria de mostar eles para você, agora eles estão bem melhores, bem abertos, percorrendo o aqua. Creio que eles estejam comendo quando não há ninguem próximo a eles, ai eles vão na no solo e come. :)

A infelizmente tive que retirar as mollies, estavam mordendo os discos... os coitados estavam muito estressados.

Segue as fotos:
Image

Image

Image

Image

Image

Image

diegumn
Montador
Montador
Posts: 25
Joined: 01 Jan 2006, 18:50

Postby diegumn » 11 Mar 2006, 21:15

Esqueci de mencionar que o vendendor me deus umas dicas interessantes. É comum e normal o discos passar por um tempo de adaptação no novo habitat. Eles realmente sofrem um pouco no começo, ficam sem comer mas depois acostumam.

Leonardo Marchi
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 27 Mar 2006, 23:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Nova Venécia - ES
Contact:

Postby Leonardo Marchi » 28 Mar 2006, 00:36

Diego, eu passei por uma fase de adaptação dos meus disquinhos também ficaram cerca de 2 semanas sem comer nada! Hoje estão se alimentando normalmente, acho que com discus é sempre assim.

Você disse que comprou os seus bem baratinhos, poderia passar o end eletrônico da firma?


O livro que o lgarruda te indicou pra mim é o melhor do gênero.

Um abraço.
Venda ou troca de plantas? CLIQUE AQUI!!!

User avatar
amenezes
Ciclador
Ciclador
Posts: 450
Joined: 09 Nov 2003, 21:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Santos/SP
Contact:

Postby amenezes » 29 Mar 2006, 15:29

Olá...

Qual o tamanho deste aquário ae??? Qtos litros tem?

Os peixes estão bonitos...

Cuide bem deles!


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest