Nó de Pinho (dica + dúvida)

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Cristiano
Ciclador
Ciclador
Posts: 138
Joined: 05 Feb 2004, 01:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre - RS

Nó de Pinho (dica + dúvida)

Postby Cristiano » 16 Mar 2004, 02:23

Pessoal,
coloquei dois nós de pinho no meu aquário. Um é oco e serve como toca, lindo. E o outro eu coloquei em pé e fixei o musgo de java ao redor.
Acredito que esta madeira seja ótima para usar em aquário, afinal, já "morreu" há uns 100 anos e ficou enterrada, ou seja, não deve apodrecer. Além de o tratamento ser facílimo, basta uma escovada e uma fervida e pronto. Eles já afundam mesmo sem tratamento algum.
Bom, esta é minha dica... porém não tenho certeza absoluta se pode ser usado.
Se alguém tem alguma coisa contra o uso deste tipo de madeira que fale agora ou...... :lol:
Bom, minha dúvida é se eu estou certo ou não.

Abraço
Cristiano

Alex Ribeiro
Colaborador
Posts: 1496
Joined: 21 Sep 2003, 11:04
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Fortaleza
Contact:

Postby Alex Ribeiro » 16 Mar 2004, 09:09

Oi Cristiano,

O pinho geralmente é evitado por que tem muita resina e o tratamento é mais longo do que a paciência da maioria dos aquaristas é capaz de suportar (hehehe), mas no seu caso creio que não haja problema, afinal é bastante envelhecido e o que haveria de resina já deve ter ido embora a muito tempo.

Mas uma curiosidade minha: por que você chama de Nó de Pinho? é por que tem um nó na madeira mesmo? e a aparencia deles é de madeira ou lembra pedra?
Alex Ribeiro
http://www.facebook.com/xylema
Concurso Brasileiro de Aqua Paisagismo
www.cbap.com.br

User avatar
Cristiano
Ciclador
Ciclador
Posts: 138
Joined: 05 Feb 2004, 01:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre - RS

Postby Cristiano » 16 Mar 2004, 17:55

É o seguinte,
pelo menos aqui no sul se chama assim. E é muito usado em lareiras, pois demora pra queimar.
"Os nós do pinheiro, devido a sua elevada densidade e grande teor de resinas, são muito resistentes ao apodrecimento. O nó-de-pinho é originário da insersão dos galhos dos pinheiros, isto é: a parte que fica engastada no tronco, envolvida pelas camadas lenhosas. Tem-se visto de 1,20 m de comprimento, sobre 40 cm de largura." embrapa
Ou seja, é a parte onde o galho se prende ao tronco da árvore. Mas em geral são menores. Meu maior tem 20x6cm.
"[... Encontrado nos pinheiros já mortos há algum tempo, o nó-de-pinho aparece em grande quantidade ao longo do caule já decomposto. Este nó tem em média 30 cm de comprimento, podendo variar conforme o tamanho do pinheiro. Possuí uma forma ligeiramente cônica, muitas vezes contendo pequenos sulcos paralelos a sua extensão, proporcionando uma superfície pouco lisa. É de notável resistência, podendo permanecer intacto durante vários anos. ...] Marcos Adriano Tortato
Pois é... tem resinas, mas acredito que sejam resinas já endurecidas pelo tempo, pois acho que os nós de pinho chegar a ter quase 100 anos de idade. A árvore já morreu, apodreceu e somente os nós não apodreceram.
Eles se encontram na natureza geralmente enterrados....

Bom, são essas as informações que eu tenho a respeito.
Sim, haja paciência para tratar essa madeira (+ou- 100 anos) Mas a natureza já cuidou disso.
Mesmo assim, se alguém tiver outras informações, até contrárias ao uso, serão bem vindas.
Eu vou continua usando, mas se alguém não se sentir seguro, procure mais informações. Não quero me responsabilizar por possíveis danos, já que estou dizendo que minhas informações são poucas e não tenho nenhum estudo de impacto do nó de pinho em aquários.
Segue uma foto:
Image

Abraço
Cristiano

EduSimiao
Montador
Montador
Posts: 23
Joined: 17 Sep 2003, 18:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Postby EduSimiao » 29 Apr 2004, 16:40

Nossa... soh vi essa mensagem agora...

Cristiano,

acho que nao deve ter problema em usar nao, afinal, aprodecer nao vai. ... tem resinas, mas tambem acredito que sejam resinas já endurecidas pelo tempo, e que nao vao dar problema no aquario.

Nos aqui do sul temos isso de monte, e eh muito mais barato do que troncos de aroeira. Vou montar um aquario nano usando nos de pinho como troncos. Depois eu posto aqui os resultados.

Um abraco,

Eduardo

PS: Como vai teu aquario? enfrentou algum problema com o no de pinho?

User avatar
Cristiano
Ciclador
Ciclador
Posts: 138
Joined: 05 Feb 2004, 01:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre - RS

Postby Cristiano » 29 Apr 2004, 19:15

Oi Edu,
não tive nenhum problema!
Como desvantagem eu vejo somente no formato que não é tão atrativo quanto um tronco... mas as vantagens:
Não precisa tratar, basta uma escovada e uma fervidinha para limpar
Não apodrece
Ja afunda por natureza
Não solta tinta... só um pouquinho quando ferve
É barato....
Não tem nenhum inconveniente dos troncos de aroeira.
Eu tenho um que é oco, servindo como toca.
Legal tua idéia do nano... poste umas fotos quando der tb!

abraço
Cristiano

Marcelo de Oliveira
Colaborador
Posts: 921
Joined: 18 Mar 2004, 18:24
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Porto Alegre / RS

Postby Marcelo de Oliveira » 29 Apr 2004, 19:25

sera que nó de pinho é facil de quebrar? se sim acho que seria legau cortar aquele bico e deixar só a parte de cima. ela tem um formato interesante, ficaria legau com um musgo de java.

abraços.
"O único lugar onde o sucesso vem antes que o trabalho é no dicionário." - Einstein

Klainet
Ciclador
Ciclador
Posts: 219
Joined: 29 Apr 2004, 20:58
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campo Mourão - Paraná

Postby Klainet » 01 May 2004, 09:14

Coloquei um nó de pinho no meu aqua a 2 dias, pelo menos até agora nada de estranho com ela, sem sinais de apodrecimento, nomente o ph ficou mais alcalino, mas é só ir tratando com acido que ela fica normal.
Tratei ela com água de poço com sal por um dia apenas, escovei e fervi e depois escovei até parar de sair sujeira e coloquei no aqua.
Pelo aqua ser novo ainda (30) dias, acho que está bom pois nasceram 10 lebistes esta manhã.
Caso alguem queira saber o setup do aqua, ai vai:

Aqua: 40x25x20
Bomba submersa Sarlo 300 (280 l/h) acoplada a um filtro biologico.
Aquecedor de 10W.(ainda sem tremostato)
Uma lâmpada eletronica de 9W
O nó de pinho, alguma rochas.
Fundo com 1 cm de Humus de minhoca e areia grossa (1/2 a 1/2)
1 cm de areia grossa por cima e cascalho de rio para completar.
Ainda não pos plantas pois a minha cidade só tem 1 loja de aqua e ainda não chegou, mas tenho 3 lebistes,(agora 8 porque guardei 4 para a maternidade) e 2 paulistinhas por enquanto.
Se alguem estiver interessado e ver as fotos , aí estão:
http://geocities.yahoo.com.br/deivesmil/aqua.htm
Ainda esta meio cru mas achoq ue estou indo no caminho certo.
Obs: nas fotos vcs veram uma coisa amarela na bomba é que eu pus uma esponja para ajudar a limpar a água porque quando eu coloquei água um pouco do humus subiu sujando a água.)
O sucesso é apenas sorte.
Pergunte a qualquer fracassado!

Marcelo de Oliveira
Colaborador
Posts: 921
Joined: 18 Mar 2004, 18:24
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Porto Alegre / RS

Postby Marcelo de Oliveira » 01 May 2004, 09:39

ficou legau o nó de pinho, mas o quatzo não autera o ph da agua? vai ver é por isso que o ph ta ficando acima de 7.0.

abraços
"O único lugar onde o sucesso vem antes que o trabalho é no dicionário." - Einstein

User avatar
Cristiano
Ciclador
Ciclador
Posts: 138
Joined: 05 Feb 2004, 01:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre - RS

Postby Cristiano » 01 May 2004, 11:24

Oi, não sei se o quartzo altera a água.
Ouvi falar que sim, mas com certeza não é o nó de pinho que esta subindo o pH.
Sinal de apodrecimento em 2 dias? Verifique mais uma vez em 10 anos, talvez esteja igual :-)
Se o quartzo faz elevar o pH, então vai ser quase impossível manter o pH mais baixo pois vai endurecer a água. Daí só com xaxim para retirar os minerais.
Por outro lado, lebistes são de água alcalina.
Tudo depende de que peixes quer manter no aquário.

Abraço
Cristiano

User avatar
Cristiano
Ciclador
Ciclador
Posts: 138
Joined: 05 Feb 2004, 01:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre - RS

Postby Cristiano » 01 May 2004, 11:27

Klainet

pelas fotos me parece que são Tanictis e não Paulistinhas...

Abraço


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests