Estudo de caso 02 - Erivaldo Casado

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Alex Ribeiro
Colaborador
Posts: 1496
Joined: 21 Sep 2003, 11:04
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Fortaleza
Contact:

Estudo de caso 02 - Erivaldo Casado

Postby Alex Ribeiro » 29 Mar 2005, 13:09

Olá pessoal,

Quem topa mais uma avaliação "clínica" de layout?

Nosso novo alvo é o nano cubo campeão do CBAP 2004, o responsável por essa belezinha foi nosso amigo Erivaldo Casado, de Brasília.

As fotos:
Image

Image

Detalhe:
Image

O setup completo do nano.

E então, agora eu pergunto:

O que tornou essa montagem atraente e funcional?
Que técnicas você pode perceber nesta montagem?
Por que a escolha de plantas e por que elas estão dispostas desta forma?
O que vc vislumbra como evolução do aquário tendo em mente o desenvolvimento das plantas?

Vamos lá pessoal, não prendam-se as perguntas que eu fiz pois são apenas um estímulo, observe e tente discorrer sobre o layout.
Alex Ribeiro
http://www.facebook.com/xylema
Concurso Brasileiro de Aqua Paisagismo
www.cbap.com.br

Eduardo Vicente
Colaborador
Posts: 440
Joined: 18 Sep 2003, 10:54
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo - Mooca

Postby Eduardo Vicente » 30 Mar 2005, 14:04

Olá Pessoal,

Bom, lá vou eu novamente com meus "chutinhos", serve até pro resto do pessoal que esta meio acanhado em postar e participar, muitas vezes é errando que se aprende!

Creio que o leaiute usado seja "Triangular" não sei se é essa a forma correta de espressar, mas a linha que mais chama a minha atenção é a diagonal feita pelo tronco.

Apesar que as vezes tenho a impressão de um leiaute em ilha, pois as vezes parece que tudo estás meio centralizado.......!

Hahaha!

Fiquei confuso agora! rsrs!

To achando melhor ir por partes para não gerar um caminhão de dúvidas!

Abração!!!!!

Rafael Diogo
Colaborador
Posts: 958
Joined: 30 Jul 2004, 12:49
Photography Portal AqOL: 5
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Fortaleza
Contact:

Postby Rafael Diogo » 30 Mar 2005, 14:49

Fala, pessoal

Como ja havia falado pro Erivaldo, o unico problema desse aquario era nao estar no meu quarto... :oops: :oops:

Brincadeiras a parte, acho que ele optou por um layout estilho ilha, usando como ponto focal da ilha a L. pantanal.

Acho que ele preencheu muito bem o fundo com planta estilo 'moita', a B. japonica, no caso. As Eleocharis 'abracando' delineando a ilha formada pelo tronco e pela pedra, alem, obviamente, das plantas de fundo, tambem esta muito bonita, até porque o Erivaldo deixou um espaco livre na frente dando uma sensacaozinha de 'praia', e a escolha dessa areia branca ainda intensificou essa sensacao.

Como falei...se fosse mudar alguma coisa, trocaria apenas o aquario de lugar..:)

Abracos
Last edited by Rafael Diogo on 19 Apr 2005, 15:20, edited 1 time in total.

arquimedes
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 06 Apr 2005, 09:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas

Postby arquimedes » 06 Apr 2005, 09:29

Eu particulamente acho que não é para ser uma ilha não. Isso porque, a vegetação tá colada no vidro e o tronco é muito grande. Quando as plantas crescerem mais, e precisarem ser podadas, o áquario deve acabar indo para outra formação. Triangular talvez. A aqua é muito bonito, mas eu, se tivesse a disposição teria colocado um tronco com ramificações um pouco mais finas, para tornar mais suave a composição. Inté.

livionakano
Colaborador
Posts: 170
Joined: 05 Aug 2004, 16:24
Photography Portal AqOL: 4
Articles in the Portal AqOL: 0

Postby livionakano » 18 Apr 2005, 17:43

EU encontro nessa montagem, uma harmonia interessante entre os contraste dos tons claros (carpete e plano médio, Planta do fundo), com escuros (Troncos, parte da pedra e plano do fundo)
Além disso, o destaque da "Pantanal" aumenta ao deixá-la como única planta de caule, praticamente do ponto focal esquerdo até o meio da montagem
As Blyxas contrastam bem em coloração e dimensão com as Eleocharis, e essas por sua vez, com a areia bem clarinha na região anterior do aqua.
Gostei da escolha do Apistogramma uaupesi (A. Hotkeil) como peixe principal, casou bem com a montagem
Utilizou-se também a técnica de "Dois tons de substrato" e com resultado satisfatorio

Observações
- Não consegui "encontrar" a Crypto, mesmo com o setup da montagem.. Realmente sumiu naquela posição (claro, vi umas pontas das folhas, mas ela mesmo não teve muita "participação" na montagem)
- Muitas amps na foto - apesar de "Honesta", dessa maneira ela "rouba", "desvia" muita atenção da propria montagem - Se foi possivel "esconder" a filtragem, por que não as "Amps"

Enfim - uma boa utilização do espaço em uma montagem claramente planejada, sem ser artificial

Abraços

Livio

javoski
Ciclador
Ciclador
Posts: 137
Joined: 09 Aug 2005, 00:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro

Postby javoski » 09 Feb 2006, 13:13

O tópico é antigo ... mas gostaria de ver mais discussões desse tipo.

Tb me parece um layout ilha. A praia branca, constituindo um primeiro plano antes mesmo das eleocharis, e o uso das blyxas antes e depois dos troncos, dá uma profundidade muito grande pro aqua.

O tronco ao mesmo tempo q me parece muito grosso pro aqua, tb cria uma sensação de tensão muito bacana.

Será que o aqua ainda está montado?
E minha principal curiosidade: e esse casal de apistos lindíssimos (só vi o macho)? Está bem? Será que procriaram?

Casado
Colaborador
Posts: 294
Joined: 17 Sep 2003, 22:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasí­lia-DF

Postby Casado » 03 Sep 2006, 23:48

Depois de anos alguém reviveu esse tópico!!!
Acho que tenho um mínimo de obrigação de responder neh? Rs

Vou basicamente falar dos defeitos desse aqua, pq o que os acertos é fácil de perceber pelas fotos.

De longe, o maior problema desse aqua são as fotos! Essas ai foram feitas em uma das minhas primeiras tentativas de tirar fotos de um aqua valorizando mais o layout. Lembro que foi um dia que tudo que podia dar de errado aconteceu, tive problemas com a maquina, filtros, o reator das lâmpadas queimou...
Com isso eu não me toquei para detalhes que faziam muita diferença como tirar as amps, e espantar o limpa vidro...
Com os problemas que tive nesse dia acabei só conseguindo fazer as foto muito tarde, isso atrapalhou muito, porque depois de umas 20:30 as L. pantanal começam a fechar as folhas. Se fosse uns 30 minutos antes elas estariam muito mais bonitas.

A idéia era fazer um layout de ilha... com o tempo as blyxas de traz formaram uma moita bem alta e linda, isso fez com que a forma de ilha ficasse um pouco apagada, mas ainda dava pra entender que essa era a idéia.
As plantas do lado direito foram substituídas por blyxas, e tambem fora plantas mais algumas blyxas ao lado do troco na esquerda, que deixo todo o aqua com um aspecto mais fechado, e aumentou a sensação de profundidade (a principio pensei que ia ficar muito fechado, mas ficou melhor do que nas fotos)

Outro problema é a faixa de areia, ela da um aspecto lindo, mas é um S*** de manter... qualquer vacilo que eu dava, as eleocharis tomavam conta. Um dia resolvi desencanar e deixar que elas crescessem ate o vidro.
Isso não fez o layout perder a beleza, mas confesso que o aspecto das eleocharis coladas no vidro não é dos mais bonitos.

Sobre o tronco, eu concordo que se fosse menor seria mais bonito, mas não é fácil descolar troncos tão bonitos, e esse caiu como uma luva!

O resto acho que foi tudo acerto! (e um tanto de sorte de principiante)
Não vejo uma escolha mais feliz de plantas que essa, com o tempo elas desenvolveram um aspecto perfeito! Um aquário armonico, relaxante, de fácil manutenção, simples e ao mesmo tempo surprendente...com certeza valeu cada uma das horas (muitas horas, muitas mesmo) que eu trabalhei no layout (a principio era muito mais complexo, fui simplificando ate achegar a isso).

Infelizmente 2004 e 2005 foram uns anos meio difíceis, tive uma serie de problemas com o aquário, dês de um Mar de Algas, ate perda de uma serie de organismos. Assim como vários problemas pessoais que me desanimaram bastante.
Esse desanimo fez com que eu perdesse as L. pantanal, e uma seria de plantas raras (pra época) entraram no aquario totalmente fora do layout.

No meio de 2005 tinha resolvido desmontar, mas a pedido de vários amigos eu resolvi manter ele, mas alterei totalmente o layout. Ate agora esta com a montagem que venceu o CBAP 2005. Mas essa provavelmente vai ser a ultima semana desse aqua aqui em casa. Dei ele a um amigo, e em breve vai receber uma montagem nova!

Sobre o casal de Rots... Uns poucos meses depois dessas fotos, a fêmea matou o macho! Poucas vezes fiquei tão triste com a morte de um peixe.Depois disso, eles foram substituídos por um grupo de red phantons, mas olhar pra o aqua nunca mais foi a mesma coisa.

Abraços
Erivaldo Casado


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest