Poderiam ajudar uma novata?

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
aLumaCamargo
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 23 May 2020, 11:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo

Poderiam ajudar uma novata?

Postby aLumaCamargo » 23 May 2020, 12:18

Boa tarde para todos, espero que estejam bem!
Meu nome é Luma Camargo e recentemente comprei um peixinho betta nomeado Flávio Luís. Ele veio em um minúsculo aquário de nem mesmo 1.5L, e então acabei pesquisando a respeito e decidi cuidar melhor dele: comprei um aquário de 10L, um enfeite, substrato de pedrinhas e uma plantinha artificial, filtro e aquecedor. Depois de pesquisar mais ainda a respeito e ponderar, eu decidi comprar um aquário de 20L e fazê-lo plantado! Gostaria que vocês que possuem mais experiência pudessem me auxiliar, pois na internet se acha muitas informações e as vezes elas são contraditórias, o que dificulta para uma iniciante inexperiente como eu. Portanto irei resumir a maioria das minhas perguntas e o meu objetivo:
OBJETIVO: um aquário de 20L-25L plantado que seja fácil de cuidar para uma iniciante como eu.
PERGUNTAS: quais plantas eu deveria usar (meu maior objetivo, além de proporcionar um aquário melhor para o meu peixinho, é aprender a cuidar de um aquário plantado, então acho que devo começar com coisas mais fáceis e simples), qual substrato fértil eu deveria usar, quais cuidados a mais devo ter por causa das plantas (influencia em alguma coisa no TPA?, por exemplo), qual seria uma boa iluminação para um aquário desse porte que não incomodaria seu habitante, e, por último, quais produtos eu devo ter para manter um aquário plantado saudável (como fertilizante, etc).
Sei que são muitas dúvidas e já peço desculpas pelo incômodo, eu pesquisei bastante a respeito, mas como eu já disse, achei muitas informações divergentes, então gostaria de tirar essas dúvidas com pessoas que realmente já viram resultados positivos com seus aquários plantados.
Muito obrigada!!

User avatar
LMuhlen
Ciclador
Ciclador
Posts: 105
Joined: 12 Jul 2004, 15:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Poderiam ajudar uma novata?

Postby LMuhlen » 14 Jun 2020, 23:29

Existem várias formas de ser bem sucedido com aquários, talvez seja por isso que você encontra informações conflitantes por aí.

Para um pequeno plantado de aprendizado, eu começaria com algo simples, mas no seu perfil me faltou algo importante: você está disposta a gastar e ter do bom e do melhor, ou prefere soluções mais acessíveis, sabendo que elas trazem mais limitações?

Caso seja a segunda opção, pesquise por aquário low-tech e siga as recomendações. Plantas como Anúbia nana, microsorum e musgos formam a tríade básica do low-tech, mas outras plantas podem entrar também. Em um aquário assim pequeno, visando baixo custo, eu escolheria um substrato inerte, lâmpadas LED de uso doméstico, um tronco bonito, estilo ramificado, não muito grosso. Faria uma fertilização líquida sem exageros, se quiser pode se aventurar com uma garrafada de CO2 pra ir pegando o jeito...

As TPAs não são influenciadas significativamente por causa das plantas, sendo comum ver gente trocando de 10 a 50% semanalmente. O maior cuidado é para gentilmente sifonar as sujeiras sobre o substrato sem remexer tudo.


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest