qual o melhor "tapete"

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Pardal
Montador
Montador
Posts: 25
Joined: 23 May 2004, 11:10

qual o melhor "tapete"

Postby Pardal » 16 Jun 2004, 20:53

:? oie pessoal, blz ???
Eu queria saber qual a melhor opção de planta rasteira ou trepadeira se for o caso para que eu possa "cobrir" o fundo do aquario???
eu tenhu um pedaço de musgo de java e um pedaço de uma planta chamada alguma coisa graminea...
eu quero tampar o fundo inteiro!!
Me ajudem por favor!!! :D
blablabla... t+ valeu !

Casado
Colaborador
Posts: 294
Joined: 17 Sep 2003, 22:31
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasí­lia-DF

Postby Casado » 16 Jun 2004, 21:19

Cara não existe melhor. É uma questão de gosto.

tem umas que são bem faceis de manter como sargitarias, outras requerem um pouco mais de atenção como as glossos e tem umas bem mais chatas como riccias que é pra quem tem passiencia pra podar toda semana.

Eu não gosto muito usar musgo de java, acho que não fica muito bonito, mas ele tem a vantagem de ser uma planta que não tem muita exigencia.

te mais

Marcelo de Oliveira
Colaborador
Posts: 921
Joined: 18 Mar 2004, 18:24
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Porto Alegre / RS

Postby Marcelo de Oliveira » 16 Jun 2004, 21:35

os aqua-paisagistas hoje em dia usam muito glossostigma, ele tem um crescimento rapido fechando o tapete em pouco tempo, tem mais uma planta que não foi falada que eu gosto muito que é a hydrocotile.
"O único lugar onde o sucesso vem antes que o trabalho é no dicionário." - Einstein

Vanessa
Ciclador
Ciclador
Posts: 215
Joined: 21 Apr 2004, 19:12
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo
Contact:

Postby Vanessa » 16 Jun 2004, 22:24

Olá Pardal...

De fato, não existe uma planta melhor para fazer tapete, é uma questão de gosto mesmo.

Vou colocar o nome de algumas aqui:

:arrow: Glossos (Glossostigma elatinoides)
:arrow: Tenellus (Echinodorus tenellus)
:arrow: Gramínea (Lilaeopsis brasiliensis)
:arrow: Riccia (Riccia fluitans)
:arrow: Zosterifolia (Heteranthera Zosterifolia)
:arrow: Eleocharis (Eleocharis mínimas)
:arrow: entre outras

Agora dê uma pesquisada em cada uma delas, veja qual vc mais gosta e qual mais se adaptaria com as condições de seu aquário.

Até mais...
Vanessa Scandiucci :)

Tudo que amo, amo pra sempre!!!

User avatar
Bruno F.
Ciclador
Ciclador
Posts: 392
Joined: 18 Sep 2003, 19:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Brasà­lia - DF
Contact:

Postby Bruno F. » 17 Jun 2004, 13:24

Fala Pessoal,

Vou falar das plantas que a nossa amiga Vanessa mencionou.

Glossos (Glossostigma elatinoides): Quando é oferecido boas condições ela cresce muito bem, fica lindíssima no aquário. Pra mim é uma das melhores (ao meu ver).

Tenellus (Echinodorus tenellus): A Echnodorus tenellus cresce muito bem, no meu aquário ela está linda, linda mesmo. Cresce muito bem, ficando que nem "grama alta", tipo capim. O problema é que se você quiser fazer carpetes baixos é melhor utilizar as Echinodorus tenellus var. "Amano", que é menor e mais vermelha. Existe uma outra bem pequena, mas não lembro o nome no momento. Depois te falo qual é (se eu lembrar).

Gramínea (Lilaeopsis brasiliensis): Planta bonita, mas é muito lerda em forma submersa, muito lerda mesmo! Aqui em casa elas viviam sendo atacadas pelas algas, já recolhi alguns comentários que ,com outras pessoas, elas também são muito atacadas. Se for uilizá-la em aquários, deixe-a em forma emersa e depois coloca em forma submersa. Modo simples e rápido :wink:

Riccia (Riccia fluitans): Lindíssima planta, cresce bem rápido quando o aquário está com as condições ideais, fica muito linda mesmo. O grande problema dela é que ela não "gruda" em troncos, pedras e etc... Tem que colocá-la com nylon, e deve podá-la bem, para que a parte inferior não fique sem luz e conseqüentemente apodreça, fazendo com que a planta fique boiando.

Zosterifolia (Heteranthera Zosterifolia): Muito boa, cresce rápido e fica muito linda. Ofereça iluminação 1w/l no mínimo, pois ela cresce, ficando feia. Um "macete" é deixála crescer, depois podá-la e enterrar o "cabo" dela. Assim elaforma um lindo carpete, mas coloque iluminação forte!

O resto não posso opinar, pois nunca tive contato no aquário com ela.

Textos complementares:

Cultivo de Plantas de Aquário na Forma Emersa
Cuidados básicos da Glossostigma
Como cuidar c/ riccia e musgo de java

Abraços...
Acorrentaram-me, mas não os pensamentos
MV BILL

reinaldo
Colaborador
Posts: 269
Joined: 08 Mar 2004, 09:12
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sampa
Contact:

Postby reinaldo » 17 Jun 2004, 16:34

Oi pessoal...

Ainda não citadas e algumas explicações:

Eleocharis minima:(apenas algumas explicações)as eleocharis se propagam por estolhos (runners), como as glossos. Também como as glossos, minimas requerem cascalhos finos ou areia, como camada inerte, pois como dito anteriormente, propagam -se por delicados estolhos. Cascalhos mais grossos podem "travar" a planta. O plantio se dá, separando pequenos maços e plantando -os com pequenos espaçamento entre eles.

Christmass moss, fontinalis e erected moss (musgos em geral): os musgos podem formar carpetes. No entanto, considero um carpete um pouco complicado, pois esses musgos são bastante invasivos, fixando -se através de rizóides (diferente das riccias, que não os possui).

OBs: valem as mesmas explicações acima para o musgo de java (Vesicularia dubyana)

Como dito, as zosts realmente precisam de forte iluminação, caso contrário, crescerão como plantas de caule.

Na verdade, para um plantado bom, aconselho, qualquer que seja a planta escolhida, que reveja os parâmetros do aqua, até os considerados ideais, pois desse modo, a espécie de planta escolhida não será um limitante.

Bom, é isso aí!!
Como dito acima, tudo é gosto.
Procure fotos nas galerias, ou vá ao google e procure por imagens, ok??

Abraço a todos!!
Boa sorte na escolha.

User avatar
Fernando Carvalho
Ciclador
Ciclador
Posts: 193
Joined: 24 Feb 2004, 21:13
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo - SP - Z. Oeste

Lilaeopsis!

Postby Fernando Carvalho » 19 Jun 2004, 19:04

Olá!

Faltou comentar também, sobre a Lilaeopsis! Planta complicada, mas quando se acostuma ao aquário, cresce formando um carpete 1/2 alto, cerca de 7~1-cm. Quando bem adaptada, forma rapidamente o carpete. Mais incicada para cantos frontais, ou centros do aquário.

Abrass,

FHAC
carvalhofh@hotmail.com - Aquarismo plantado

!

Postby ! » 19 Jun 2004, 20:08

Olá

Bem vou dar a minha opinião sobre a hidrocotyle microfolia

Olha eu tive bastante dificuldade em adaptar essa planta no aqua pq ela sempre ficava amarela por falta de luz :(

Após varias tentativas consegui e hoje tenho um pequeno carpete de + ou - 20x15cm e indico essa planta como carpete
(só não cometa o mesmo erro que eu pq ela precisa de + de 1w/l de luz e injeção de co2 mas se tiver isso ela fica linda

Outra coisa tem o crescimento lento.

Abraço

Marcelo de Oliveira
Colaborador
Posts: 921
Joined: 18 Mar 2004, 18:24
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: Porto Alegre / RS

Postby Marcelo de Oliveira » 19 Jun 2004, 20:40

mas é muito bonita, pra mim vale a pena :D
"O único lugar onde o sucesso vem antes que o trabalho é no dicionário." - Einstein


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest