Fala Pessoal,
Vou falar das plantas que a nossa amiga Vanessa mencionou.
Glossos (Glossostigma elatinoides): Quando é oferecido boas condições ela cresce muito bem, fica lindíssima no aquário. Pra mim é uma das melhores (ao meu ver).
Tenellus (Echinodorus tenellus): A Echnodorus tenellus cresce muito bem, no meu aquário ela está linda, linda mesmo. Cresce muito bem, ficando que nem "grama alta", tipo capim. O problema é que se você quiser fazer carpetes baixos é melhor utilizar as Echinodorus tenellus var. "Amano", que é menor e mais vermelha. Existe uma outra bem pequena, mas não lembro o nome no momento. Depois te falo qual é (se eu lembrar).
Gramínea (Lilaeopsis brasiliensis): Planta bonita, mas é muito lerda em forma submersa, muito lerda mesmo! Aqui em casa elas viviam sendo atacadas pelas algas, já recolhi alguns comentários que ,com outras pessoas, elas também são muito atacadas. Se for uilizá-la em aquários, deixe-a em forma emersa e depois coloca em forma submersa. Modo simples e rápido
Riccia (Riccia fluitans): Lindíssima planta, cresce bem rápido quando o aquário está com as condições ideais, fica muito linda mesmo. O grande problema dela é que ela não "gruda" em troncos, pedras e etc... Tem que colocá-la com nylon, e deve podá-la bem, para que a parte inferior não fique sem luz e conseqüentemente apodreça, fazendo com que a planta fique boiando.
Zosterifolia (Heteranthera Zosterifolia): Muito boa, cresce rápido e fica muito linda. Ofereça iluminação 1w/l no mínimo, pois ela cresce, ficando feia. Um "macete" é deixála crescer, depois podá-la e enterrar o "cabo" dela. Assim elaforma um lindo carpete, mas coloque iluminação forte!
O resto não posso opinar, pois nunca tive contato no aquário com ela.
Textos complementares:
Cultivo de Plantas de Aquário na Forma Emersa
Cuidados básicos da Glossostigma
Como cuidar c/ riccia e musgo de java
Abraços...