Dificuldade em elevar PH

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
gabriel s
Montador
Montador
Posts: 41
Joined: 21 Nov 2016, 11:17
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo SP

Dificuldade em elevar PH

Postby gabriel s » 18 Aug 2017, 18:02

Boa tarde amigos,

Recentemente montei um aquário plantado nano de 20 litros; usei na montagem substrato e pedras neutras. Quando comecei a dosar o CO2 (foi difícil calibrar) o pH teve uma queda brusca, caiu para 6,2 ou um pouco menos.
Quando o CO2 se estabilizou, o tempo passou, o pH ficou estabilizado em 6,6. O problema é que tenho um betta nele, e as nadadeiras começaram a definhar, creio que o problema seja o pH baixo.
Comprei aragonita (conchas moídas) e coloquei em uma saquinho dentro do filtro. Coloquei ontem de manhã e o pH não mudou nada; coloquei mais aragonita no saco hoje e também não mudou nada, cravado em 6,6.

Minha dúvida é: Demora para mudar o pH quando se coloca aragonita no filtro? Devo colocar mais?

Pergunto por que tenho medo de colocar mais e o pH subir tudo de uma vez "do nada".

Abs, e obrigado!

User avatar
NANDO J
Montador
Montador
Posts: 97
Joined: 11 Jul 2016, 11:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo Capital

Re: Dificuldade em elevar PH

Postby NANDO J » 18 Aug 2017, 18:24

Tem um produto da Seachem que chama "Alcaline Buffer". Ele elava gradativamente o PH e tampona no numero desejado, bastando colocar mais ou menos produto. No meu aquario eu uso o "Gold Buffer", que é a mesma coisa (destinados a aquario de kinguios).
Acredito que tenham produtos similares de outras marcas mais baratos.

User avatar
Aioria Jackson
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 19 Feb 2016, 22:35
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba - PR

Re: Dificuldade em elevar PH

Postby Aioria Jackson » 18 Aug 2017, 19:02

Uso aragonita no meu aquário de kinguios 320 litros. O pH também ficava em 6,6. Para estabilizar em 7,2 usei mais ou menos 600 gramas de aragonita dentro do filtro. Foi bem rápido que subiu, medi depois de 4 dias e estava 7,2 e nunca mais baixou.

Acho melhor usar aragonita para elevar o pH e a dureza do que outros produtos. Para acidificar naturalmente já é mais difícil.

User avatar
Leandro Merce
Ciclador
Ciclador
Posts: 416
Joined: 17 Mar 2008, 11:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Santo André - SP

Re: Dificuldade em elevar PH

Postby Leandro Merce » 18 Aug 2017, 21:33

Você pode usar a aragonita junto com bicarbonato de sódio saturado. Juntos eles formam tampão alcalino e o ph se estabiliza. Veja como fazer a solução aqui.

Agora vem um grande e importante "porém" que é o CO2. Não sei se o tampão funcionaria com injeção de CO2... eu acho que não. Ou pode até funcionar, mas é provável que o uso de CO2 cause oscilações, ainda mais num volume pequeno de água.

User avatar
gabriel s
Montador
Montador
Posts: 41
Joined: 21 Nov 2016, 11:17
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo SP

Re: Dificuldade em elevar PH

Postby gabriel s » 21 Aug 2017, 13:21

Obrigado a todos!
Vou tentar subir somente com aragonita mesmo, para não ficar dependente de soluções, se eu não conseguir, tento algo diferente; mas por enquanto acho que é a melhor saída.
Deixei o final de semana para dar um tempo, e o pH subiu para 6,8. Vou adicionar mais aragonita agora e esperar até que chegue em 7,0!

Logo mais atualizo se deu certo! Obrigado!

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Dificuldade em elevar PH

Postby Xica » 21 Aug 2017, 17:33

O CO² é caseiro?
Pergunto porque a produção de gás é instável e então, no momento em que ela começar a diminuir, o quanto e com qual rapidez será que o pH poderia se elevar visto que está usando aragonita?

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Dificuldade em elevar PH

Postby Marne Campos » 21 Aug 2017, 17:45

Quanto está o KH da água?
Marne Campos

User avatar
gabriel s
Montador
Montador
Posts: 41
Joined: 21 Nov 2016, 11:17
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo SP

Re: Dificuldade em elevar PH

Postby gabriel s » 24 Aug 2017, 17:05

Boa tarde!
Atualizando, o pH sempre está descendo para 6,6 ~ 6,8. Coloquei mais aragonita no filtro, e nada; coloquei um pouco no substrato, e nada, elevei a altura do difusor de CO2 (está bem próximo da coluna d'água), e nada.
O pH já subiu para 7,0; mas é só o CO2 ligar e ele já cai pra 6,6; tá complicado.
O CO² é caseiro?
Pergunto porque a produção de gás é instável e então, no momento em que ela começar a diminuir, o quanto e com qual rapidez será que o pH poderia se elevar visto que está usando aragonita?
Não é Xica, tem válvula solenoide e está com ajuste de 1 bolha a cada 2 segundos
Quanto está o KH da água?
Aí é um problema, não estou com medidor de KH agora; já tive problemas com o da Labcon e resolvi não comprar ele, e os outros tem o preço lá em cima, como não estou podendo gastar muito, achei que seria desnecessário. Mas a aragonita, sendo de formação calcária, não deveria elevar o KH junto com o pH, caso estivesse muito baixo?


Obrigado galera, qualquer ajuda é bem vinda! Estou querendo resolver isso logo, pro peixe não sofrer mais ainda, abs!

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Dificuldade em elevar PH

Postby Marne Campos » 24 Aug 2017, 17:10

já tive problemas com o da Labcon
Que problemas? Esse teste é muito simples e bem parecido seja o produzido pela nossa Labcon, seja o produzido pela marca x da Europa.

Seria legal ter o teste para saber o que pode estar acontecendo. A aragonita sobe o pH, mas pelo que o Compassi me explicou uma vez, é um processo mais lento, então talvez ela não esteja subindo na velocidade que seu aquário está demandando.
Marne Campos

User avatar
gabriel s
Montador
Montador
Posts: 41
Joined: 21 Nov 2016, 11:17
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo SP

Re: Dificuldade em elevar PH

Postby gabriel s » 24 Aug 2017, 17:18

Quando tinha aquário marinho o KH pela Labcon sempre apontava KH = 2 :shock:
Tive que comprar um da RedSea para apontar o KH correto; mas já joguei fora ele, talvez fosse um problema pontual, pois sempre usei os outros produtos da Labcon e sempre me atenderam bem.

Mas então Marne, a dúvida é, será que com o tempo irá subir o pH então? Será melhor fazer uma solução para tentar corrigir esse pH?
A água de reposição vem com pH 7,2 +/-; nunca medi o pH logo após a TPA, mas após uma hora o pH está em 6,6.


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest