Camarões x Fertilização Líquida

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
epassere
Montador
Montador
Posts: 64
Joined: 09 Jun 2009, 11:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Joinville SC

Camarões x Fertilização Líquida

Postby epassere » 04 Jul 2013, 15:48

Olá a todos

Alguém tem experiência com camarões e fertilização líquida?

Tenho camarões fantasma (ou tinha, pois não os vejo no meio dos troncos e plantas faz 3 dias) e fertilizo semanalmente meu aquário com o All In One da RC Flora na medida indicada. Como notei que os camarões, colocados no aqua há 1 semana, estavam só escondidos resolvi pesquisar e descobri que o All In One tem cobre e isso poderia afetá-los.

Meu aqua tem 200l e vem de um tratamento para petecas com o Carbo. Na época que fiz o tratamento tinha uns 10 caramujos red ramshorn no aqua, e eles foram morrendo no decorrer das 4 semanas de tratamento. Eu pensei que fosse o carbo. Mas agora estou desconfiado também que pode ser o cobre do fertilizante líquido.

Eu Não sei se no All teria quantidade suficiente para afetar os invertebrados, mas fiquei na dúvida. Não queria abrir mão dos invertebrados, mas também não queria negligenciar com as plantas que estão muito bem. O que eu faço???

Segue o setup:

100x40x50 = 200L
PH 6,8
KH: 6 (caminhando pra chegar em 7)
CO2: 28mg/l
Temp: 26,5\
Filtragem: SUMP
Iluminação 4 PL de 36W 6500K (8hr/dia)
Fertilização: 20ml/semana de All In One
Carbo eu parei pq acabou. Desisti de acabar com as petecas, elas sumiram e após o tratamento voltaram, ou seja algo ainda está errado aqui e não quero ter q usar o carbo pra controlá-las. Estou tentando aumentar o CO2 e manter alto pra tratar a causa.

Bom espero que alguém tenha passado por algo assim e possa opinar com propriedade.

Obrigado à todos.

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Camarões x Fertilização Líquida

Postby Marne Campos » 05 Jul 2013, 10:18

epassere,

Quanto ao All não sei, mas quanto ao Carbo, que deve usar o mesmo princípio ativo do MPetec, eu ficaria atento. Na embalagem do MPetec diz que seu uso não é recomendado para aquários com invertebrados.

Acho que quando se opta por camarões, dificilmente se consegue grande êxito em aquários plantados (diferente de aquários com plantas) ou com peixes. A montagem precisa ser específica e sempre priorizando as exigências desses animais.
Marne Campos

User avatar
henardj
Plantador
Plantador
Posts: 513
Joined: 26 Mar 2012, 20:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Campo Grande - RJ
Contact:

Re: Camarões x Fertilização Líquida

Postby henardj » 05 Jul 2013, 11:10

Num nano q tenho eu doso macro, micro 2x a dose recomendada e rccarbo 3x a dose recomendada.
Os camarões estão dando filhotes e as planorbis se reproduzem igual guppy!
São camarões malawa.
Tenho CO2 em dosagem alta e filtragem hangon com 450 litros por hora num nano de 54 litros.
Em geral, camarões e ou invertebrados sentem qualquer aditivo!
Tem q ter uma boa filtragem para segurar a fauna!

User avatar
epassere
Montador
Montador
Posts: 64
Joined: 09 Jun 2009, 11:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Joinville SC

Re: Camarões x Fertilização Líquida

Postby epassere » 05 Jul 2013, 12:33

Obrigado pessoal pelas respostas.
Segundo o Rafael, a dose de cobre é muito insignificante para afetar os camarões.
Fiquei mais tranquilo agora.

reyns
Ciclador
Ciclador
Posts: 130
Joined: 15 Jul 2007, 23:56
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Brasil

Re: Camarões x Fertilização Líquida

Postby reyns » 08 Jul 2013, 20:37

Epassere, já pensou que eles podem ter sido "sugados" pelo SUMP??

a queda d'água é muito forte?? Ou está mal posicionado??
Aqua plantado HI-Tech 72 Litros

User avatar
marcelojc
Plantador
Plantador
Posts: 669
Joined: 16 Apr 2011, 16:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Ribeirão Preto/SP

Re: Camarões x Fertilização Líquida

Postby marcelojc » 08 Jul 2013, 20:43

Outra possibilidade seriam seus bandeiras terem almoçado os camarões :roll: , eu tinha alguns fantasmas com bandeiras jovens e tudo ficava de boa, então por algum motivo os camarões morreram, passou um tempo e quando os bandeiras estavam já grandes tentei introduzir novamente os camarões e eles não duraram dois minutos :twisted:
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Camarões x Fertilização Líquida

Postby Rafael Compassi » 09 Jul 2013, 00:50

Mesmo os camarões sendo sensíveis ao cobre, a dose semanal de All contém uma quantidade mínima de cobre, somente traços mesmo.

Cada dose semanal acrescenta 0,0002 ppm de Cu.

Segundo literatura,
Cherry Shrimp have a LD50 of 55ug/L for free copper.
Ou seja, para que 50% dos camarões morram, deve haver uma concentração de 0,055 ppm de Cu. Para margem de segurança, digamos que a dose segura seja de 10x menos, ou 0,005 ppm de Cu. Para chegar nisso, você teria que dosar 27x a dose recomendada, sem ter nenhum consumo e nenhuma TPA... por 27 semanas, ou mais de 6 meses, ehhehe.

Aqui também tive problemas com invertebrados, meus bandeiras comeram 5 ampulárias enormes! Elas tinham até que andar com as antenas encolhidas, heheheh. Mas... uma hora ou outra uma bobeava e já era.

Abraço

User avatar
Senfft
Colaborador
Posts: 3620
Joined: 26 Jan 2009, 12:57
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3
Location: RJ / Niterói - (agora MG / BH)

Re: Camarões x Fertilização Líquida

Postby Senfft » 09 Jul 2013, 11:46

O problema dos bandeiras é que de acordo com seu desenvolvimento dentro do aquário, eles passam a se tornar mais vorazes. Se eles estiverem bem adaptados, principalmente quando estão acostumados com as mãos do aquarista, qualquer coisa que se tente introduzir no aquário eles vão pensar que é comida. Então para tentar inserir camarões no aquário com bandeiras grandes e adaptados, o melhor seria fazer durante a noite, e mesmo assim é bom que o aquário tenha bastante esconderijos, pois somente assim vejo alguma chance dos camarões não virarem uma refeição. Valendo lembrar que estes camarões são a base alimentar de muitos peixes na Amazônia, inclusive dos bandeiras.

Abraços,
Rafael Senfft

User avatar
epassere
Montador
Montador
Posts: 64
Joined: 09 Jun 2009, 11:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Joinville SC

Re: Camarões x Fertilização Líquida

Postby epassere » 09 Jul 2013, 14:03

Provavelmente podem ter virado comida mesmo. Ou ainda estão escondidos por aqui. Pelo menos um eu tenho certeza que está vivo. Ele fica entre os vãos de algumas rochas num dos cantos de trás do aqua, e olhando pela lateral é possível vê-lo. A fêmea do apistogramma está sempre por ali rondando, e bem ali é o canto dos bandeiras também. Infelizmente não deu certo, eu pensei que eles ficariam numa boa pelo aqua pq tem bastante esconderijo e moitas de musgo de java, fazer o que, vivendo e aprendendo.

User avatar
epassere
Montador
Montador
Posts: 64
Joined: 09 Jun 2009, 11:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Joinville SC

Re: Camarões x Fertilização Líquida

Postby epassere » 09 Jul 2013, 14:07

Epassere, já pensou que eles podem ter sido "sugados" pelo SUMP??

a queda d'água é muito forte?? Ou está mal posicionado??
Olá reyns, não pode ter sido pelo sump, pois eu uso um overflow de pvc e na entrada do cano, uso aquelas ponteiras de canister com grade. Pelo tamanho que eles já vieram, não teria como eles passarem por ali.


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest