Cabombas com raizes pelo caule

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

Cabombas com raizes pelo caule

Postby dojo » 08 May 2013, 00:41

Oi gente!

Minhas cabombas e elodeias sempre desenvolvem raíses pelos caules, e isto é bem feio. Algumas vezes eu desplantei todas elas, cortei todas estas raízes, podei, e tornei a plantá-las, faz isto umas 3 vezes, mas as raises sempre voltam.

Image

Eu já procurei informação sobre elas, e tanto a cabomba quanto a elodeia, sempre encontro a mesma coisa, o PH, temperatura, não requer solo fétil, etc. Mas nada falando sobre isto.

Eu venho perguntar o que é preciso para isto não acontecer???

Obrigado!
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Cabombas com raizes pelo caule

Postby Victor Pax » 08 May 2013, 08:33

Olha Dojo, a função das raízes é anatomicamente sustentar e ancorar a planta no substrato e fisiologicamente absorverem nutrientes (o que nas plantas aquáticas não exclui a absorção por outras estruturas da planta).

Mesmo a Cabomba (e a Egeria) sendo plantas "flutuantes" elas usam essas raízes para se ancorar e para também absorver nutrientes da coluna d´água.
Faz parte da fisiologia e anatomia dela, não vejo como evitar isso.

Abraços.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Cabombas com raizes pelo caule

Postby Bruno Caron » 08 May 2013, 09:55

Pode não ter relação, mas pelo que o Victor disse até faz sentido... :?
Quanto tinha só substrato inerte as minhas cabombas tinham bastante dessas raízes pelo caule. Depois que inseri um pouco de húmus notei que diminuiu bastante. Imagino eu que a planta consegue absorver o que precisa e por isso não solta tantas raízes. T
Talvez se colocar umas capsulas com fertilizante enterradas próximo a base delas TALVEZ possa ajudar. Todavia eu acho legal esses pêndulos...

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Cabombas com raizes pelo caule

Postby Victor Pax » 08 May 2013, 10:03

Eu acho que dá uma ideia de "natural", afina em lagos, rios e outros corpos d´água as plantas são assim.

Mas se incomoda pode podar as raízes.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Cabombas com raizes pelo caule

Postby Xica » 08 May 2013, 12:50

Também gosto do aspecto que estas raízes dão ao aquário.
Acontece também com higrófilas.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Cabombas com raizes pelo caule

Postby Victor Pax » 08 May 2013, 13:39

Acho que da maioria das plantas aquáticas (Bacopa, Myriophyllum, Mayaca, Ludwigia, Hydrocotyle, Hemianthus, etc).
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
henardj
Plantador
Plantador
Posts: 513
Joined: 26 Mar 2012, 20:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Campo Grande - RJ
Contact:

Re: Cabombas com raizes pelo caule

Postby henardj » 08 May 2013, 21:51

As plantas de caule fazem isto.
Percebam que quando elas não recebem luz na parte de baixo, as raízes crescem imediatamente onde ela começa a pegar luz de baixo para cima.
Com elas ela procura se ancorar e se nutrir!

dojo
Colaborador
Posts: 309
Joined: 15 Apr 2013, 00:17
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Cabombas com raizes pelo caule

Postby dojo » 08 May 2013, 23:15

Oi Gente! Obrigado pelas respostas!

Eu já experimentei cortas estas raízes, e pareceu-me que não fez diferença para as cabombas. Também já deixei crescer, mas é muito difícil elas fixarem-se no solo, demora bastante até isto acontecer.

Eu já plantei elas em pote com substrato fértil e também deram raízes. Eu tinha uma Hygrophila_corymbosa que estava em um pote com humos e lateria, chegou a soltar tantas raízes que parecia até uma destas arvores do mangue.

Vejam só, quando agente compra as cabombas, elas não vem com estas raízes. Já comprei cabomba de até 30cm e sem nenhuma raiz destas. Eu acredito que o dono da loja não teria esta preocupação de ficar cortando raizinha por raizinha das cabombas, muito pelo contrário, do jeito que chega, ele joga no aquário e sai vendendo. Também não acho que o fornecedor iria ficar cortando raízes, pois são muitas cabombas vendidas.

Pois é, porque é que só depois que agente compra que aparecem as raízes???

Valeu!
Teoria da relatividade aquática: Se o tempo fosse medido em litros, a semana seria um balde, e entre sexta-feira 18:00h e segunda às 07:00h maior que um oceano.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Cabombas com raizes pelo caule

Postby Victor Pax » 09 May 2013, 08:20

Dojo, como sua foto demostra quando as cabombas estão na posição vertical elas não tendem a lançar raízes, mas quando passar a uma posição mais horizontal elas são mais frequentes.

Como as cabombas vendidas são podas da região posterior, elas não apesentam as raízes (até pelo tempo de corte, venda e compra da planta).
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

Cah
Planejador
Planejador
Posts: 18
Joined: 26 Mar 2013, 11:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Cabombas com raizes pelo caule

Postby Cah » 09 May 2013, 13:20

As minhas também tem essas raízes e eu já cansei de ficar cortando. Como são poucas, quase não aparecem.


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest