Ph endoidou!

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Ph endoidou!

Postby Gustavo Henrique » 08 Feb 2013, 14:40

Galera, to com um probleminha aqui com meu ph que está muito baixo, uns 6.2!
A montagem do aqua é recente, uns 15 dias, porém, ele veio a cair nos ultimos 3 dias, nao sei pq. Antes ele era 6.8 e foi subindo até 7.0 pq eu ainda nao tinha colocado o co2 pq tinha pouquissimas plantas. O aqua tem alguns troncos e areia de filtro de pisina. Ele esta nessa faixa baixa agora e nao muda nem a pau, ja troquei um pouco a aqua e coloquei a saída do filtro para arear muito e nada resolveu! Os peixes pelomenos ate agora parecem tranquilos.

Ja procurei algo para resolver isso e nada ate agora, entao quem poder ajudar sou grato. Abç.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ph endoidou!

Postby Bruno Caron » 08 Feb 2013, 14:46

Como foi a ciclagem desse aquário?
Não estaria com essas mudanças devido a picos de compostos (amônia, nitrito, nitrato etc...)

Ou ainda, a regulagem de inserção de CO2 esta certinha? Muito Gás pode causar isso e inclusive "sufocar" a fauna.

User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Re: Ph endoidou!

Postby Gustavo Henrique » 08 Feb 2013, 15:11

Cara, assim, eu tinha os peixes sendo que nao podia deixa-los em um aqua separado por muito tempo, entao depois da mudança de cenario esperei 24h e coloquei os peixes que inclusive nao parecem ter sofrido com isso, pois a água é da caixa e a midia do filtro ainda é utilizada da montagem anterior, e o filtro tem um saquinho de purigem. Ja havia feito isso na montagem anterior a essa que inclusive tinha um troncao no aqua.
Praticamete nao vejo sujeira no fundo, quando vejo aspiro logo, mas ainda assim nao é quase nada.
O co2 parei de injetar devido a isso e ainda nao era em grande quantidade pois nao há muitas plantas.

Mas acho que pode ate ser viu picos de amonia e etc.. pq deixei as ceramicas algumas horas sem agua circulado por elas, so depois que botei no aqua onde os peixes estavam. Entao se for isso, com o tempo ele se regula mesmo?

Abç.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ph endoidou!

Postby Bruno Caron » 08 Feb 2013, 16:05

Sim, com a reformulação das colônias (se esse for o caso) não é mais para existir esses picos. Chegou a fazer os testes de amônia e nitrito? É sempre bom ter esses parâmetros.
Creio que mesmo com a utilização de mídias já colonizadas não seja aconselhado proceder a mudança dos peixes juntamente com a nova montagem. Pois não é só nas mídias que se formam colônias, mas sim em todo o aquário (vidro, água, decoração, troncos e etc), que no caso de um novo não tem nada disso. Somado isso ao fato de você inserir toda fauna (carga biológica) de uma vez, acontecendo que por conta da pouca formação das bactérias elas não darem conta da amônia.Outro ponto ainda é que mesmo para uma água da caixa, essa não significa estar livre do cloro, pois pode ter ficado pouco tempo reservada. É sempre bom usar um condicionador de água para tratar a água a ser inseria no aquário.

Cheque seus parâmetros para ter certeza do que esta ocorrendo, e se possível para o setup do seu aquário, com medidas, equipamentos, fauna e flora.

Abraços!

User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Re: Ph endoidou!

Postby Gustavo Henrique » 09 Feb 2013, 00:46

É, vou comprar os testes e fazer mais tpas. Mas é quase certeza de ser isso mesmo, com relaçao a reformulaçao da colonia de bacterias. A agua da caixa eu sei que nao é pois nas montagens anteriores eu a utulizava e alem de ela ficar um tempo em descanço, a água que vai para caixa passa por um filtro justamente para este fim de retirar o cloro, entre outros elementos. Os equipamentos estao ok tb, a capacidade do filtro esta de acordo com a litragem do aqua, e com lance dos peixes eu sinto nao poder mais esperar um pouco, mas infelizmente nao tem como deixa-los muito tempo no aqua reserva, mas eles estao ok, sempre ativos, famintos e com as nadadeiras abertas, é a segunda vez que eles passam por isso e ate agora nao tive perdas e ninguem sentiu a ponto de ser perceptivel uma mudança de comportamento.

Valeu pelos toques ai Bruno, um abraço.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ph endoidou!

Postby Bruno Caron » 09 Feb 2013, 09:10

Só tome cuidado com esse filtro de entrada, sempre mantenha os elementos filtrantes renovados.
Quanto a usar a espuma para a formação de colônias, eu não ficaria só com ela. Consegue adicionar alguma outra mídia biológica? Tem algumas "minis" como siporax (inclusive utilizo delas) que são muito boas e seria um ótima segurança para o esquema de filtragem.

User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Re: Ph endoidou!

Postby Gustavo Henrique » 09 Feb 2013, 11:44

Recentemente o filtro de entrada foi vistoriado, entao acho que esta tudo ok, mas sempre tenhos minhas duvidas pq ele usa dolomita para filtrar, com isso, era para a água ficar com o ph elevado ou ela é inerte? o ph da aqua que vem da caixa é de 6.8, 6.6 +-. Tenho vontade de comprar matrix e siporax para renovar os elementos do filtro, tecnologia nova e tal e mais eficiente, mas no momento nao tenho verba. Estou utilizando tres saquinhos com ceramicas para a fixação das bacterias, ta uma quantidade boa de ceramica acho que nem cabe mais saco no espaço da bandeja do atmam 3337, as esponjas so para reter residuos e purigem na parte quimica.

Abraço

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Ph endoidou!

Postby Bruno Caron » 09 Feb 2013, 12:21

Há, sim Gustavo, não vi que já tinha cerâmicas, imaginei só o refil original.
Não conheço as propriedades dessa dolomita...

User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Re: Ph endoidou!

Postby Gustavo Henrique » 09 Feb 2013, 14:52

Dolomita é uma pedra muito porosa que pode servir como um material que tira certos elementos quimicos da água. E se nao me engano lendo sobre reffs vi que alguns aquaristas ja indicaram ou usaram mesmo ela como substrato.
Chequei agora o ph da agua do aqua, das torneiras daqui e da vizinha que nao usa nenhum sistema de filtragem (a agua da rua vai pra caixa e la fica descançando, normal.) e o ph de todos é 6.2. Ainda bem que os peixes estao bem!
Fiz uma tpa de quase, se n, 50% da aqua e vou troca-la com mais frequencia para ajudar as bacterias e o sistema como um todo. Quando o ph voltar ao normal, ou nao voltar hehe, posto aqui.

Valeu pelas duvidas esclarecidas cara, abraço.

User avatar
Gustavo Henrique
Colaborador
Posts: 524
Joined: 15 Apr 2011, 13:23
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Natal/RN

Re: Ph endoidou!

Postby Gustavo Henrique » 01 Apr 2013, 20:28

Entao, ate agora nada de o ph voltar ao normal, ainda esta em 6.2! Parece que isso é meio ruim pras bacterias, ou nao? A agua esta cristalina, nao com aquela aparencia visivel de chá.
Estou desconfiando se é algum tronco que pode estar apodrecendo, alguem tem mais alguma ideia do que pode ser?

Abraço.


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest