Projeto de plantado de 300 litros

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
volnistemtosta
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 07 Sep 2009, 15:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Presidente Prudente/SP
Contact:

Projeto de plantado de 300 litros

Postby volnistemtosta » 29 Feb 2012, 15:17

Olá pessoal, faz muito tempo que não participo aqui do fórum, mas retomando minhas atividades, venho postar meu novo projeto e por favor me digam o q acham sobre o set up e postem sugestões.
Bom, inicialmente para definir alguns pontos do projeto ( medidas do aquário, iluminação e substrato) utilizei as ferramentas disponíveis no site Nature Aqua http://www.natureaqua.com.br/.

O aquário
Image
Comprimento = 150 cm
Largura = 50 cm
Altura = 40 cm
Espessura do vidro = 6mm (com travas, conforme apresenta o site, mas como não quero utilizar travas no aquário, pretendo utilizar vidro com 10mm de espessura).

O Móvel e tampa
Image

Móvel
Image
Comprimento = 157 cm
Largura = 57 cm
Altura = 107 cm
O móvel, pretendo utilizar também como armário geral e também acomodar todos os equipamentos e instalações do aquário.

Tampa
Image
Comprimento = 154 cm
Largura = 53 cm
Altura = 22,5 cm
A tampa irá comportar 4 ventoinhas com grelhas e telas de proteção para dissipar o calor das lâmpadas, 2 luminárias de embutir, iluminação led e os reatores.
Image
Image
Detalhes dos buracos para as ventoinhas de 80mm e as luminárias de embutir (mod. LE-504 da Intral)

Image
Espaço para acomodar reatores para as lâmpadas e outros equipamentos elétricos

Image
Detalhe da tampa dos reatores


Mais imagens ...
Image
Visão Frontal do projeto

Image
Visão da Direita do projeto

Image
Visão do Fundo do projeto

Image
Visão da Esquerda do projeto

Sistema de filtragem com 2 Filtros Canister Eheim Classic 2215 e Filtro UV-C 8W (este ligado antes do canister) ligados em série
Image
Filtro Canister Eheim Classic 2215

Image
Filtro UV

Sistema de injeção de CO2 com o Kit da Aquamazon modelo AS-3000 com solenóide, aquecedor com termostato Eheim Jager 100W e termometro.
Image
Aquecedor com termostato Eheim Jager 100W

Image
Kit CO2 Aquamazon AS-3000

A injeção de CO2 terá início/fim 1 hora após o acionamento/desligamento do 1º timer de iluminação (vide Iluminação, abaixo), para que as plantas possam aproveitar o CO2 no período em que a iluminação estiver em sua capacidade máxima.


Camada fértil
10 Kg de Tropica Plant Substrate

Camada Inerte
25 Kg de Areia de filtro de piscina
25 Kg de Areia preta
Pretendo criar grandes variações no terreno

Iluminação
Como disse antes, a tampa vai comportar 2 luminárias de embutir, estas com 2 lâmpadas Aquaflora T5 de 54W e 2 Midday T5 de 54W (6000K) da Geiseman totalizando 216W, potência acima do que foi indicado pela ferramenta do site Nature Aqua, 169W.
Image
Luminária de embutir LE-504 Intral

Acredito que não terei problemas já que eu teria em média 0,72W/l de iluminação. Kit de iluminação led acionado por relê fotoelétrico, para proporcionar uma iluminação tipo moonlight.
Fotoperíodo total de 10 horas, sendo executado em etapas todas automatizadas por 2 timers da seguinte maneira:
Cada Timer estará ligado por 8 horas diárias com 1 Aquaflora e 1 Midday e 2 ventoinhas - 1 jogando ar para dentro da tampa e outra tirando o ar da tampa.
Os timers serão ligados/desligados com 2 horas de diferença, onde as primeiras 2 horas seriam o amanhecer, as 6 horas seguintes o "meio dia" e as 2 últimas horas de fotoperíodo o anoitecer.
No desligamento do 2º timer de iluminação, a iluminação led (moonlight) será acionada pelo relê fotoelétrico, sendo desligada como a ligação do 1º timer de iluminação.

Flora
Glossostigma elatinoide - Carpete
Anubia barteri var. nana - Troncos
Anubia barteri var nana mini - Troncos
Echinodorus Osiris - Meio
Echinodorus martii - Meio
Echinodorus Oriental - Meio
Ludwigia Arcuata - Meio
Ammannia Gracilis - Fundo
Cabomba Furcata - Fundo
Limnophila aquatca - Fundo
Wolffia sp. - Superfície


Fauna
1 Pomacea Bridgesii (Ambulária)
1 Gyrinocheilus aymonieri (Comedor de Algas Chinês)
6 Betta splendens (Betta) (1 macho e 5 fêmeas)
6 Poecilia reticulata (Lebiste/Guppy) (4 fêmeas e 2 machos)
10 Serrapinnus notomelas
10 Tanichthys albonubes (Tanictis)

Modelo do aquário, móvel e tampa foi desenvolvido usando o Google SketchUP.

É isso pessoal, será um grande investimento, por isso vou montar esse projeto com MUITA calma e orçamentos.

Desde já agradeço a opinião de todos.
Last edited by volnistemtosta on 12 Mar 2012, 00:23, edited 5 times in total.
Fabrício Rafael - Von Stein Aquascaping
===========================
Meu 1º Plantado
Projeto 300 litros - Ibiúna
Image

User avatar
Fuziyama
Colaborador
Posts: 472
Joined: 01 Dec 2011, 11:57
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Pedra de Guaratiba - RJ

Re: Projeto de plantado de 300 litros

Postby Fuziyama » 29 Feb 2012, 20:43

Acho que deveria colocar o aqua mais alto, tipo 50 cm de altura.. o meu atual tem isso e meu novo projeto será com 60cm de altura, pois a camada fértil e o restante do substrato com a possibilidade de ocupar bastante espaço facilita.. já com 40cm vai ficar com uns 30cm de água..

6mm? o aqua é bem comprido.. se tem certeza tudo bem, mas Seguro morreu de velho.. eu ia de 10mm logo.

abraços

leonegm
Populador
Populador
Posts: 1082
Joined: 06 Feb 2010, 11:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Jandira - SP

Re: Projeto de plantado de 300 litros

Postby leonegm » 29 Feb 2012, 21:03

Acho que termostato de 100w é pouco.

User avatar
volnistemtosta
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 07 Sep 2009, 15:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Presidente Prudente/SP
Contact:

Re: Projeto de plantado de 300 litros

Postby volnistemtosta » 29 Feb 2012, 22:15

Olá Fuziyama, obrigado pela sugestão, mas optei por 40cm de altura para facilitar as manutenções/podas, o que dificultaria com um aqua mais alto - experiência própria -, quanto à espessura do vidro, 6mm foi a sugestão do site Nature Aqua utilizando travas no aqua, mas como não quero utilizar vou de 10mm como você também disse.

Então leonegm, moro em Presidente Prudente, interior do Estado de SP. A cidade tem temperaturas muito elevadas durante praticamente todo ano, o termostato seria mais por precaução.
Fabrício Rafael - Von Stein Aquascaping
===========================
Meu 1º Plantado
Projeto 300 litros - Ibiúna
Image

Thiago Rodrigues
Colaborador
Posts: 1013
Joined: 28 Jul 2008, 20:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo - SP

Re: Projeto de plantado de 300 litros

Postby Thiago Rodrigues » 29 Feb 2012, 23:30

Caro volnistemtosta,

Parabéns pelo projeto! Muito bacana. Gostei muito dos desenhos 3d.

Também estou planejando um aquário de cerca de 300 litros que pretendo montar no final do ano.

Vou rabiscar minhas idéias no Google SketchUP!! Gostei mesmo.

Bom, levando em conta suas ponderações, está tudo certo. Só resolver esta questão da tampa (buracos).

Planejar e testar bem o sistema de resfriamento, afinal, sua cidade já é bem quente, e suas lâmpadas vão gerar calor.

Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

User avatar
volnistemtosta
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 07 Sep 2009, 15:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Presidente Prudente/SP
Contact:

Re: Projeto de plantado de 300 litros

Postby volnistemtosta » 01 Mar 2012, 01:49

Obrigado Thiago,

Quando você terminar o projeto para nos apresentar seu projeto. Quanto a temperatura no aquário, acredito que ficará em torno de 28º C, digo isso pois tenho um plantado de 60 litros onde a temperatura fica em torno de 31,5º C, mas um sistema de resfriamento é uma boa idéia, apesar do custo :( . O calor gerado pela iluminação, acredito que não será problema, já que da superfície da água até as lâmpadas tem um vão de 10 cm e ainda 4 ventoinhas - 2 como exaustor e 2 como ventilador.
Fabrício Rafael - Von Stein Aquascaping
===========================
Meu 1º Plantado
Projeto 300 litros - Ibiúna
Image

User avatar
volnistemtosta
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 07 Sep 2009, 15:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Presidente Prudente/SP
Contact:

Re: Projeto de plantado de 300 litros

Postby volnistemtosta » 06 Mar 2012, 18:24

Olá pessoal,

Fiz algumas alterações no projeto e editei o post inicial. Espero que gostem.

Abraços
Fabrício Rafael - Von Stein Aquascaping
===========================
Meu 1º Plantado
Projeto 300 litros - Ibiúna
Image

User avatar
volnistemtosta
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 07 Sep 2009, 15:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Presidente Prudente/SP
Contact:

Re: Projeto de plantado de 300 litros - Ibiúna

Postby volnistemtosta » 05 Apr 2012, 18:13

Olá pessoal,

Vim aqui postar o nome desse meu futuro aquário. Após perceber que muitos aquaristas dão nome em inglês a seus aquários, resolvi fazer algo diferente e nomear meu aquário com a língua tupi guarani.
Como vou usar camada inerte preta, resolvi nomear meu aquário de Ibiúna, que significa "terra preta", através da junção das palavras yby ("terra") e una ("preta") e também por tabela homenageio a cidade do Estado de São Paulo com este nome.
Fabrício Rafael - Von Stein Aquascaping
===========================
Meu 1º Plantado
Projeto 300 litros - Ibiúna
Image

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Projeto de plantado de 300 litros

Postby Rafael Compassi » 05 Apr 2012, 20:17

Buenas, vonistemtosta!

Vai ficar show de bola!

Só recomendo usar uma bomba de circulação interna, para ajudar os canisters, pois você vai ter somente 1300 l/h de água se movimentando.
Para um aqua de 300 litros é muito pouco. (pra ti ter uma idéia, no meu plantado de 250l, tenho 2700 l/h ao total). Dessa forma, os nutrientes serão melhor espalhados, os detritos serão sugados com mais facilidade pelos canisters e vai ter uma melhor oxigenação.

Não precisa utilizar refletores nas tuas T5, pois 0,7w/l de T5 é luz pra cacete! No máximo, pinte a tampa de branco, por dentro. Caso use refletores nas lâmpadas, pode baixar tranquilamente para 0,5 w/l (ainda mais que teu aqua é baixo).

Boa sorte no projeto, cara!

Abraço

User avatar
volnistemtosta
Montador
Montador
Posts: 86
Joined: 07 Sep 2009, 15:57
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Presidente Prudente/SP
Contact:

Re: Projeto de plantado de 300 litros

Postby volnistemtosta » 05 Apr 2012, 21:43

Valeu Rafael pelas dicas.

Só que fiquei com uma dúvida ...

Inicialmente eu havia pensado no Eheim Pro 3e 2074, mas em contato com a Aqua Base, o André me sugeriu 2 Eheim Classic 2215 ligados em série, pois, dessa maneira eu teria uma filtragem biológica melhor - já que o 2º caniter teria somente mídia biológica - por conta disso e por ser uma solução mais economica que 1 Eheim Pro 3e alterei o projeto. A idéia é colocar a entrada e saída do filtro em cantos opostos do aquário. Sei que de acordo com a "regra" de filtragem, a minha estaria deficiente.

... aqui vai ela ... Mesmo se tratando de um Eheim, onde a mesma recomenda 1 Classic 2215 para aquários de até 350 litros, posso vir a ter problemas quanto a qualidade da circulação e filtragem do aquário com 2 Classic 2215? Agora que você mencionou, fiquei preocupado com o comprimento das mangueiras? :shock: :shock: :shock:
Ao invés de acrescentar uma bomba para circulação não seria melhor colocar canisters mais potentes?

Quanto a iluminação eu tive uma idéia, a segui e acabei me esquecendo da recomendação da ferramenta do site Nature Aqua que foi de 169W para meu projeto :oops: :oops:. Vou seguir "parcialmente" sua sugestão e eliminar as luminárias, só que ao invés de pintar de branco a tampa acho que colar lâminas de fórmica branca será melhor? O que você acha? :D

Se você tiver outras sugestões eu agradeço. O móvel eu já pretendo mudar, vou fazer parecido com este do mestre Fabian. :lol:
Fabrício Rafael - Von Stein Aquascaping
===========================
Meu 1º Plantado
Projeto 300 litros - Ibiúna
Image


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest