microsorum widelov?

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
jalles b. branquinho
Montador
Montador
Posts: 68
Joined: 05 Nov 2006, 19:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

microsorum widelov?

Postby jalles b. branquinho » 14 Jul 2008, 13:55

tenho uma exemplar de m widelov, mas não desenvolve, a planta começa a soltar folhas mas logo as folhas ficam pretas . morem, ´só acontece com a widelov, as outras M peterus são lindas! o que pode ser?

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Postby Marne Campos » 21 Jul 2008, 17:22

Olá Jalles

Muita gente chama isso simplesmente por "doença da windelov" e espera até que um dia a coisa dê certo. Eu não acredito nisso, se a planta não está bem é porque algum problema tem.

Quais os valores da sua água de fosfatos, nitratos e ferro?
Marne Campos

Alex Ribeiro
Colaborador
Posts: 1496
Joined: 21 Sep 2003, 11:04
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Fortaleza
Contact:

Postby Alex Ribeiro » 21 Jul 2008, 19:40

A windelov é provavelmente a planta mais chata da espécie que existe até hoje no ramo. Não é a toa que a Tropica a cultiva emersa, pois submersa ela simplesmente é um problema na maioria das vezes.

A dica é paciência, paciência, paciência e um aquário BEM estabilizado.
Alex Ribeiro
http://www.facebook.com/xylema
Concurso Brasileiro de Aqua Paisagismo
www.cbap.com.br

User avatar
Luccas Sanches
Ciclador
Ciclador
Posts: 468
Joined: 15 Feb 2008, 19:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: São Paulo-SP

Postby Luccas Sanches » 22 Jul 2008, 10:23

Olá,

Saí correndo agora para dar uma olhada nas minhas windelov.... :lol:

Até agora não tive nenhum problema no cultivo imerso da mesma.

Agora, será que o problema não é relacionado com uma concentração muito grande de nitratos na água? Pelo que eu sei, as Microsorum em geral tem problemas quanto a isso e também não gostam muito de mudanças rápidas nos parâmetros do aquário.

Um abraço!
Image

User avatar
Fernando Rocha
Montador
Montador
Posts: 92
Joined: 08 Oct 2006, 21:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Osasco/SP

Postby Fernando Rocha » 25 Jul 2008, 23:32

Eu sempre tive problemas com microsorum pteropus, nunca cresciam e as folhas sempre ficavam pretas também, e eu achava que o problema era minha água.

Mas, sem querer, achei um artigo que tinha uma entrevista com Takashi Amano; ele dizia que para as microsoruns ele sempre poda todas as folhas deixando apenas o rizoma da planta, para que as folhas novas já cresçam adaptadas a condição do ambiente.

Eu cortei TODAS, TODAS folhas mesmo, e deixei só os rizomas amarrados nos troncos... cortei até suas raízes. Em duas semanas estou cheio de brotinhos crescendo e com nível de CO2 em ~9ppm. Hoje fui checar o nitrato, e estava zerado (tive que adicionar mais!).

Concluindo, devemos ficar mais atentos a esses "segredinhos" vindo de grandes mestres.

Reis
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 26 Dec 2007, 10:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto velho/RO

Re: microsorum widelov?

Postby Reis » 26 Aug 2008, 09:15

Passei por isso também! E o pior, as folhas "doentes", quando em contato com outras plantas saudáveis, detonaram estas plantas sadias, "derreteram" minhas zoosterifolias, uma folha de ninfeia e até folhas de echinonodorus, dominó! Só entorno dela.
Tinha duas mudas bonitas que perderam todas folhas, uma retirei e a outra deixei seu ramo no tronco, que está bem fixado, e agora está rebrotando, vamos ver se vai pra frente!

J.Marcos
Ciclador
Ciclador
Posts: 110
Joined: 27 Oct 2003, 20:28
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Nova Friburgo - RJ
Contact:

Re: microsorum widelov?

Postby J.Marcos » 26 Aug 2008, 20:10

Eu possuo Windelov no meu aquário e não tenho esse tipo de problema. São plantas meio de chatas de engrenarem no desenvolvimento, mas fora isso, não apresentam nenhum problema.


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest