Dimensões, vidros e litros

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Abilio Machado
Montador
Montador
Posts: 31
Joined: 17 Dec 2013, 23:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Floripa - SC - Brasil

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby Abilio Machado » 06 Jan 2014, 21:45

Agora surgiu uma dúvida Cruel.

Fiz as medições e devido ao espaço do móvel, o Aqua vai ter 60cm Comp. X 36cm Larg. x 50cm de Alt. Total 108L

Pretendo colar as laterais por cima do fundo e não tenho certeza do tamanho dos vidros, vamos ver se meus cálculos estão corretos:

Cuba
Vidro fundo: 60cm comp, 36cm larg e vidro 8mm.
Frente/Traseira: 60cm comp, 50cm alt e vidro 8mm.
Laterais: 34,4cm Larg, 50cm alt e vidro 8mm.

Travas Fundo:
Frente/Traseira: 58,4cm Comp, por 3cm Larg e vidro 5mm
Laterais: 28,4cm Compr, por 3cm Larg e vidro 5mm

Travas Cima:
Laterais: 28,4cm Compr, por 2cm Larg e vidro 5mm

Seria isso mesmo???

victsou
Planejador
Planejador
Posts: 5
Joined: 20 Oct 2010, 01:36

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby victsou » 19 Jul 2014, 19:26

Um aquário com dimensões: 125x30x50 e vidro de 8mm precisa de que tipo de travas?

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby Bruno Caron » 20 Jul 2014, 15:39

Aconselharia as francesas, com uns 5 ou 7 de largura.
Usar transversais também da, mas comprometerá o meio do tamque pois será uma mais larga.

LAGC
Montador
Montador
Posts: 43
Joined: 27 Jul 2014, 11:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: itabuna bahia

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby LAGC » 28 Jul 2014, 20:49

Boa Noite,

Estou montando um aquário de 300L pelo que eu vi no inicio do post as medidas são 120x50x50 agora quero saber quantas travas precisa e qual o tipo e se eu levar em um vidraceiro ele vai saber fazer pq nao tenho loja especifica que faça quarios na minha cidade.

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby Bruno Caron » 08 Aug 2014, 09:42

Entre um vidraceiro sem experiência em aquários e eu mesmo montar ficaria com a segunda opção.
Para 1,20 de comprimento, usar travas laterias e mais 2, sendo uma a cada 40 cm, deve ser o suficiente. Apenas atente-se na questão que isso irá limitar a sua entrada superior, ficando com "vãos" de menos de 40 x 50.

User avatar
Renata BBC
Ciclador
Ciclador
Posts: 167
Joined: 12 Oct 2015, 13:24
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby Renata BBC » 15 Oct 2015, 21:38

Olá pessoal!
Será que alguém pode me ajudar?
Decidi fazer um aquário como mesa de centro aqui de casa...
As medidas são 90x60x30.
Agora as perguntas...
Essa altura é problemática?
Como é uma mesa, ela vai precisar ter um tampo (12mm) maior que essa medida 1,10x0,80. Será que um vidro de 10mm aguenta a pressão da água mais o peso do tampo?

Eu já vi fotos de mesas assim, mas não sei como executar...

Muito obrigada desde já!

Fernandogcontabil
Planejador
Planejador
Posts: 14
Joined: 22 Jun 2016, 09:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia - Go

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby Fernandogcontabil » 22 Jun 2016, 11:12

Bom dia Pessoal :D

Sou novo aqui no fórum, primeiramente queria parabenizar pelo trabalho, o fórum é excelente, já tirei inúmeras duvidas que tinha e ainda aprendi muito aqui com todos.

Tinha um aquário de 240L e infelizmente precisei desmontar para poder fazer outros investimentos (Casar) kkkkkkkkk ai já viu a despesa né, porém como disse o sábio, "você precisa as vezes dar um passo para trás para dar 2 para frente" e estou iniciando o projeto dos meus sonhos, meu aquário de 1600L total (1344L do aqua e 330L do SUMP). Estou construindo o local onde vai ficar, na parte da alvenaria ainda, porém o aquário será todo de vidro mesmo e precisava saber qual a dimensão do vidro que vou ter que usar para fazer o mesmo.

Ele mede 3,20 X 60 X 70 (C x L x A) E o SUMP 1,10 X 50 X 60 (C x L x A)
O aquário terá duas travas horizontais e 4 verticais (2 nas extremidades e duas no meio distanciadas uma da outra coisa de 90cm)

Vou utilizar o SUMP como aquário por um tempo, o grandão é a longo prazo, ele medindo 1,10 X 50 X 60, então vou precisar fazer ele em um vidro mais grosso para não usar travas qual vidro seria ideal ?

Na tabela não tinha por isso fiquei em duvida :?
Alguém poderia me informar quais as medidas do vidro mais seguro para fazer ? Do Aquário com travas e do SUMP sem travas.

Desde já muito obrigado
Abs

User avatar
wislleyvieira
Plantador
Plantador
Posts: 770
Joined: 25 Sep 2014, 11:04
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Muriaé - MG
Contact:

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby wislleyvieira » 23 Jun 2016, 00:19

Fernando, seja bem vindo.

Projeto bruto heim. Quando começar abre um tópico específico para essa montagem, vai ser legal acompanhar.
Pelo seu nick, posso supor que somos colegas de profissão? É contador também?

Abraços;
:wink:
"Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: dar voltas". - José Saramago

Comunitário - 45 Litros

User avatar
Moises Gama
Plantador
Plantador
Posts: 516
Joined: 27 Nov 2011, 23:16
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba Parana

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby Moises Gama » 23 Jun 2016, 00:20

Vidro 15mm para o aquario no minimo, ideal 19mm
Travamento nao tente inventar nada, longitudinal em baixo, e longitudinal e transversal em cima.
Image
Sump, ta muito alto na minha opiniao, mas vai do gosto, se vc diminuir para 50 de altura fica mais facil, e pode ate usar vidro 6mm dependendo do tamanho dos compartimentos que ele vai ter.
Acho um sump pequeno para esse porte de aquario eu faria maior, mas depende de sua fauna.
Boa sorte e espero que o projeto saia do papel!

Fernandogcontabil
Planejador
Planejador
Posts: 14
Joined: 22 Jun 2016, 09:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Goiânia - Go

Re: Dimensões, vidros e litros

Postby Fernandogcontabil » 23 Jun 2016, 08:48

Bom diaaa

Pois é, Wislley Vieira como é um projeto a longo prazo não tinha pensado no post especifico, mais vou amadurecer essa ideia e abrir o post. Sim sim somos colegas de profissão rsrsrs.
Mais pra frente vou abrir o link e te aviso :D

Moisés Gama, Vou preferir fazer no de 19mm mesmo, não conheço muito sobre as travas então longe de min tentar inventar algo :lol: mais vlw demais pela dica.
O Sump estou fazendo com 60 justamente pela capacidade dele aumentar em 55Litros nesses 10cm de altura, o Sump vai ter 3 compartimentos, 1 para o perlon, outro para o Siporax e o ultimo para recalque, reposição de evaporação por ser automatizada, sensor de nivel, essas coisas. Provavelmente vou fazer o Sump primeiro para servir de aquário para iniciar a criação dos jumbos que crescem mais lentos, por isso vou precisar fazer ele sem travas e futuramente fazer os compartimentos do sump,tendo assim a necessidade de fazer em um vidro mais grosso por nao ter travas.
Esse aquário que postou é qual medida ? :shock: vou utilizar essa foto para quando for montar o maior eu fazer as travas assim, ficou show. Minha Fauna será de Jumbos, mais não quero superlotação não, minha intenção mesmo é um cardume de oscars, entorno de 5 ou 6, ai penso em complementar com Lypsosteus ou aruanã, papagaio, Flowerhorn, arraias de fundo, esse tipo mesmo.

Mais vou aprimorar meus conhecimentos em muito até o projeto estar pronto, com o andamento do projeto vou postando aqui, futuramente abro um tópico próprio pra ele.

Desde já muito obrigado :D


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest