Aquário Quarentena

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Reinaldo Dutra
Montador
Montador
Posts: 27
Joined: 20 Dec 2019, 19:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Aquário Quarentena

Postby Reinaldo Dutra » 21 May 2020, 13:49

Boa tarde pessoal,

Quero montar um aquário quarentena, vou passar o setup do que vou comprar. Como acho mais barato e prático do que ter um aquário e também mais fácil de armazenar, com menos risco de quebrar também rs, vou montar com uma caixa organizadora de 50L.

Aquário Quarentena (50L):

Image

Vou inserir nele um filtro de 250 L/H da Jebo que já possuo num aquário que não é mais utilizado.

Image

Dentro dele vai perlon e algumas cerâmicas que já estão no aquário principal ciclado

Image

Também vou instalar um termostato de 50 W que tenho reserva. Vou manter ele na temperatura de 30º pra me livrar de Ictio.

Image

Além disso, vou colocar alguns pedaços de cano de PVC para os peixes que vou colocar.

A fauna que vai nesse aquário quarentena, será: 5 corydoras, 5 matogrossos e 5 paulistinhas.

Serão feitos TPA's a cada dois dias de 10 a 20%. Não pretendo utilizar medicamentos, apenas se algum peixe apresentar alguma doença. Vou deixar os peixes por 40 dias (como o próprio nome já diz)

O que acharam? Está tudo certo. Podem colocar se acharem que está faltando algo ou se há algo errado.

Abraço

User avatar
LMuhlen
Ciclador
Ciclador
Posts: 105
Joined: 12 Jul 2004, 15:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Aquário Quarentena

Postby LMuhlen » 15 Jun 2020, 00:34

Não se apegue muito à história dos 40 dias, você pode identificar as principais doenças em bem menos tempo. Eu diria que metade disso basta.

No seu caso são poucos peixes, mas em geral faz-se uma quarentena para cada “lote” de peixes, principalmente se vierem de baterias diferentes ou mesmo lojas diferentes. Fazendo tudo de uma vez, todos os peixes estão expostos a um eventual patógeno. Se identificar uma doença, terá que tratar todos.

Coridoras são bastante sensíveis a muitos medicamentos. Já que você está sendo cauteloso a ponto de quarentenar os peixes, talvez fazer uma quarentena só para elas, minimizando a chance de você ter que medicá-las.

Alta temperatura significa que você tem que ser particularmente cuidadoso com a oxigenação da água. Deixe esse Hang-on fazendo uma cascatinha, ou até mesmo coloque um compressor e pedra porosa. Uma água bem oxigenada pode fazer a diferença para um peixe fragilizado.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest