[Ajuda] Projeto de nano paludario

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
delagostini
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 10 Mar 2020, 09:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

[Ajuda] Projeto de nano paludario

Postby delagostini » 10 Mar 2020, 10:17

Olá pessoal!
Acompanho o forum já tem bastante tempo mas sempre como leitor. Vocês já me salvaram muitas vezes! :D

Mas agora estou com umas dúvidas sobre um novo projeto e que, por ser bastante específica, não encontrei respostas.

Em resumo, tenho 2 grandes hobbys. O primeiro (por ordem cronológica) é plantas carnívoras e o segundo, o aquarismo. Agora, depois de uns 2 anos me aventurando pelo segundo, resolvi criar um projeto que une os 2. Um nano paludário para neocaridinas e plantas carnívoras na parte emersa.
E quero fazer tudo, desde a montagem dos vidros, criação do background, etc. só que estou com algumas dúvidas de como fazer algumas coisas. Se possível gostaria da ajuda de vocês.

A primeira dúvida é: Posso usar vidros de 4mm ou é melhor não arriscar e fazer com 6mm?
Lembrando que a parcela com água será de mais ou menos 18x25x25cm (considerando substrato e o fundo 3d mas desconsiderando troncos, pedras...), e o sump que deverá ter uns 10x10x30 de água. Um total de aproximadamente uns 15 litros no máximo. E o projeto não está prevendo travas.

A segunda dúvida é: É fácil achar a grade usada na entrada do sump? Fazem alguma adaptação ou isso é vendido em lojas de aquarismo?
Confesso que nunca vi em lojas e numa busca pela internet também não achei nada.

A terceira dúvida é: Essas seriam as dimensões corretas para os vidros?
Não sei bem quanto descontar pensando no quanto o silicone ocuparia de espaço. Li (não lembro onde) que seria de aproximadamente 2mm) e acompanhei mais ou menos essa lógica. As dimensões seguem na imagem abaixo.

Ufa, acho que era (só) isso! :oops: :lol:

Por fim, queria já agradecer quem se dispuser a ajudar e pedir a opinião de vocês sobre o projeto como um todo. Acham que daria certo? Teriam alguma consideração a fazer?


Image

User avatar
LMuhlen
Ciclador
Ciclador
Posts: 105
Joined: 12 Jul 2004, 15:36
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: [Ajuda] Projeto de nano paludario

Postby LMuhlen » 11 Mar 2020, 23:32

Não vejo maiores problemas se quiser usar vidro de 4mm, exceto por ficar relativamente frágil contra batidas e impactos. É como uma janela, se bater alguma coisa, pode trincar. Se isso te preocupa, monte com vidro 5mm e já fica mais resistente.

Eu consideraria 0,5mm por emenda de silicone. Considerar 2mm por vidro (1mm para cada emenda) me parece muito para um aquário assim pequeno.

Me pareceu que você está planejando deixar os vidros laterais irem até a frente, de forma que o vidro frontal fica entre os dois laterais. Não é errado, mas o mais comum é o vidro frontal ser da largura da base e os vidros laterais serem menores, se encaixando entre e frontal e o de trás. Mais pela estética, assim você esconde um pouco a emenda de silicone.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest