Aquário para Betta

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
matheusrzd
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 30 Dec 2019, 15:16
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Aquário para Betta

Postby matheusrzd » 31 Dec 2019, 20:44

Olá, amigos!

Me chamo Matheus, sou novo no fórum e pretendo montar um aquário para Betta. Criei um quando era adolescente, e sempre achei um peixe muito bonito, porém, dessa vez quero fazer as coisas da maneira correta (na primeira vez, criei em uma "betteira" de 3 litros).

Tenho pesquisado bastante a respeito do peixe, bem como sobre a melhor maneira de montar o aquário. Como gosto eu mesmo de fazer minhas coisas, pretendo montar todo o aquário praticamente do zero, e para isso conto com a ajuda dos amigos mais experientes do fórum. Então, vamos às primeiras dúvidas/ideias.

1 - Aquário: Como pretendo gastar pouco, eu mesmo irei fazer o aquário. Tenho alguns vidros de uma antiga prateleira e pretendo reaproveita-lá. O vidro é de 3mm de espessura, e a minha ideia é que ele tenha as dimensões de 40x30x30.

2 - Filtragem: A filtragem tem sido minha outra dúvida.

a) Não sei se aproveito 10cm da parte de traz do aquário e coloco um 6º vidro, fazendo uma espécie de SUMP. Nesse caso, teria espaço suficiente para as mídias? Ah, eu utilizaria uma bomba que já tenho aqui, de 700L/h, da marca JAD.
Lembrando que nesse caso o aquário ficaria com as dimensões 30x30x30.

b) Não sei se a ideia do ponto "a" é boa, ou se é melhor partir para um filtro Hang-on. No primeiro caso, daria mais trabalho na colagem do aquário, no segundo, aumenta o custo.

3 - Decoração: Pretendo fazer um aquário plantado. A princípio pensei em usar troncos, mas pelo que li, vou ter trabalho para tratar, então creio que deixarei apenas com algumas rochas e plantas. Penso em usar musgo de java.
Nesse caso, quais tipos de pedra posso utilizar, e qual substrato é o mais indicado?

Bom, a princípio, são essas as dúvidas. Assim que puder posto a foto de um esquema do que imagino para o aquário.
Uma observação importante é que como pretendo deixar o aquário no escritório, tenho interesse em deixar a parte de filtragem mais escondida (por isso a ideia do 6º vidro).

Aguardo as contribuições intelectuais de vocês :)

Assim que iniciar o corte e montagem dos vidros, vou postando fotos aqui.

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Aquário para Betta

Postby leninrj12 » 03 Jan 2020, 23:13

Olá Matheus,

Bem vindo ao fórum.

Primeiramente, acho fino demais 3mm de vidro para as medidas que pretende fazer, a não ser que trave bem ele. Tem um tópico no fórum que pode te ajudar quando as medidas do aquário e do vidro.
viewtopic.php?f=10&t=6157

Já quanto a filtragem, o sump é muito bom, mas como será um aquário para Betta, creio que não seja necessário tirar espaço do aquário para colocar um sump, acho mais válido partir para o Hang-on. O sump além de reduzir o espaço, reduziria também o volume de água e quanto mais água melhor melhor.

Espero ter ajudado.

matheusrzd
Planejador
Planejador
Posts: 2
Joined: 30 Dec 2019, 15:16
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Aquário para Betta

Postby matheusrzd » 04 Jan 2020, 01:51

Olá Matheus,

Bem vindo ao fórum.

Primeiramente, acho fino demais 3mm de vidro para as medidas que pretende fazer, a não ser que trave bem ele. Tem um tópico no fórum que pode te ajudar quando as medidas do aquário e do vidro.
viewtopic.php?f=10&t=6157

Já quanto a filtragem, o sump é muito bom, mas como será um aquário para Betta, creio que não seja necessário tirar espaço do aquário para colocar um sump, acho mais válido partir para o Hang-on. O sump além de reduzir o espaço, reduziria também o volume de água e quanto mais água melhor melhor.

Espero ter ajudado.
Obrigado pela resposta, leninrj12.

Quanto à espessura dos vidros, andei fazendo algumas leituras, vendo vídeos no YouTube, e realmente cheguei à conclusão que o melhor é utilizar um vidro de pelo menos 4mm de espessura.

Até já comprei o material para corte e colagem dos vidros, e tenho um pedaço grande de vidro de 4mm, creio que irá dar certo, mas preciso medir bem os cortes, tentarei fazer isso no fim de semana e posto algumas fotos.

Quanto à filtragem, a questão do 6º vidro seria algo mais pela estética, pois o aquário poderia ficar bem encostado à parede, o que não é possível com um filtro hang-on.

Nas minhas contas, ficaria com 27 litros disponível no aquário. Ainda não bati o martelo, mas provavelmente vai ser o 6º vidro mesmo.

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Aquário para Betta

Postby leninrj12 » 06 Jan 2020, 16:45

Boa,

Poste fotos do processo de corte e colagem, ainda não me aventurei nessa parte de montagem, mas tenho vontade.

Quanto a questão do sump, não tem como contestar que sump é a melhor filtragem, mas será que ao invés de tirar 10cm do aquário para o sump, você não consegue adicionar 10cm para o sump ?
Quanto mais volume de água melhor. Dependendo do quanto de vidro sobrar, você consegue colocar o compartimento do sump.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest