Projeto aquário para bettas

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
felipeharmuch
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 01 Aug 2018, 15:22
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Projeto aquário para bettas

Postby felipeharmuch » 01 Aug 2018, 15:55

Boa tarde pessoal, tudo bem?
Primeiro tópico meu no forum e quero mostrar o meu primeiro projeto de aquário que estou montando. :wink:

Image

Image

Image

O aquário tem uma separação pois tenho dois bettas, um Red Dragon e um Dumbo. Essa separação possui furos para que a água possa passar e de cor preta para que eles não se vejam.
Quero fazer um plantado utilizando o substrado da mbreda black blue (gosto muito do visual que ele da) e algumas plantas de facil manutenção, também quero incluir alguns rochas pequenas e tronco.

Li alguns tópicos aqui sobre sump e pesquisei também em videos e acabei encontrando um canal no YT de um americano e acabei me inspirando nele para fazer este desenho. No sump acho que todos aqui já devem saber o que é colocado ali dentro.

Então é isso, estou aberto a sugestões e criticas. Quero aumentar meu conhecimento sobre aquarismo.

Abraçoss

User avatar
Felipe Panicio
Ciclador
Ciclador
Posts: 397
Joined: 01 Dec 2011, 21:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Guarulhos - São Paulo

Re: Projeto aquário para bettas

Postby Felipe Panicio » 01 Aug 2018, 21:51

Oi Felipe (Xará!), seja bem vindo!

Acho esse tipo de projeto muito legal e no futuro tenho interesse em fazer algo parecido também, focando na criação de bettas de linhagem.

Quais as medidas desse aquário?
Qual bomba de recalque você pretende usar para ter força o bastante para circular água nas duas divisões?
Dentro desse SUMP você pretende colocar prateleiras para as mídias, perlom, etc?

Nos atualize sobre o projeto!

Abraços
Image

felipeharmuch
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 01 Aug 2018, 15:22
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto aquário para bettas

Postby felipeharmuch » 02 Aug 2018, 15:23

Olá xará! hahaha

Então a medida é 60x35x30

60 - comprimento
35 - largura
30 - altura

Não sei ainda que bomba vou utilizar ainda. Tenho medo que aconteça o transbordo da água. Vou utilizar sim as mídias com prateleiras e o perlom

As divisórias serão de acrílico.

User avatar
Felipe Panicio
Ciclador
Ciclador
Posts: 397
Joined: 01 Dec 2011, 21:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Guarulhos - São Paulo

Re: Projeto aquário para bettas

Postby Felipe Panicio » 03 Aug 2018, 07:41

Você mesmo que vai fazer a colagem ou mandar fazer?

Com relação ao retorno de água, a água toda vai retornar na primeira divisória? Não pensou em fazer uma flauta na saída para distribuir a água em todo tanque?
Image

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Projeto aquário para bettas

Postby Marne Campos » 03 Aug 2018, 09:24

Eu ia sugerir a mesma coisa que o Felipe! Uma flauta ou algo do tipo para distribuir melhor a circulação da água pelos dois módulos.
Marne Campos

felipeharmuch
Planejador
Planejador
Posts: 3
Joined: 01 Aug 2018, 15:22
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto aquário para bettas

Postby felipeharmuch » 06 Aug 2018, 13:30

Você mesmo que vai fazer a colagem ou mandar fazer?

Com relação ao retorno de água, a água toda vai retornar na primeira divisória? Não pensou em fazer uma flauta na saída para distribuir a água em todo tanque?
Fala Felipe :D

Eu mesmo ia fazer essa colagem, só que eu conversei com outras pessoas e me aconselharam a por um canister. Agora vou pesquisar um bom para por nesse aquário, preciso de algum que seja suficiente para os 63l e também não mova muito a aguá.

User avatar
Felipe Panicio
Ciclador
Ciclador
Posts: 397
Joined: 01 Dec 2011, 21:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Guarulhos - São Paulo

Re: Projeto aquário para bettas

Postby Felipe Panicio » 07 Aug 2018, 07:54

Eu nunca usei canister, mas me parece uma opção boa também em relação a filtrage/movimentação de água. Fora que ganha espaço não precisando de SUMP.

Existem modelos com opções para duas saídas de água / duas flautas separadas?

Acho que seria o ideal ai, duas saídas diferentes uma em cada módulo.
Image

leninrj12
Ciclador
Ciclador
Posts: 114
Joined: 01 Jul 2019, 12:19
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto aquário para bettas

Postby leninrj12 » 03 Sep 2019, 09:56

Dando uma revivida no tópico...

Uma outra opção também, poderia ser uma mangueira passando por debaixo do substrato e fazendo a saída na parte onde não fica o sump, assim mantém uma circulação de água legal.
Em todo caso, o ideal seria fazer a água sair na segunda parte, que assim o fluxo de água sai do segundo pro primeiro e depois pro sump.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest