Automação do seu aquário, você faria?

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Felipe Mendes
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 12 Feb 2015, 08:45
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Automação do seu aquário, você faria?

Postby Felipe Mendes » 12 Feb 2015, 11:35

Bom dia Pessoal!!!

Sou um entusiasta por automação de sistemas, no meu aquário plantado tenho algumas automações por exemplo, a iluminação que copia a iluminação natural do sol, os TPA,s são feitos automáticos e o controle de CO2 e relação ao PH.

Ontem fui questionado sobre minhas intervenções no aquário e fiquei pensativo sobre a pergunta. Minha esposa me perguntou: Qual a graça de ter um aquário e ser todo automatico?

Na opinião de vocês, quais os benefícios de um sistema automático no seu aquário, você faria?

Obrigado pela atenção pessoal.

User avatar
Rafael Compassi
Colaborador
Posts: 2555
Joined: 14 Jun 2011, 11:38
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1
Location: Novo Hamburgo - RS

Re: Automação do seu aquário, você faria?

Postby Rafael Compassi » 12 Feb 2015, 11:42

Eu sempre tive meus aquas automatizados, poupa trabalho e sobra tempo para curtir!

Seria mais ou menos como ter um cachorro que vai sozinho na petshop, ehheheh, sobra mais tempo de curtir o medonho!

Abraço

User avatar
Fabiano Penz
Colaborador
Posts: 1636
Joined: 12 May 2007, 19:27
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre / RS

Re: Automação do seu aquário, você faria?

Postby Fabiano Penz » 12 Feb 2015, 11:46

Olá Felipe Mendes,seja bem vindo ao AqOl.

Tchê isto vai de cada aquarista, muitos tem uma rotina de vida tão intensa que quase não sobra tempo pra ter, que dirá cuidar de um aquário, para estes é de grande valia a automação, mas acho que para a ampla maioria, me incluo nestes, um dos prazeres do aquarismo é a interação com os aquários, tpas, fertilização, alimentação, mas como disse, vai de cada um.

Vamos esperar a opinião da galera.

Abraço!!!

User avatar
Fabiano Penz
Colaborador
Posts: 1636
Joined: 12 May 2007, 19:27
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Porto Alegre / RS

Re: Automação do seu aquário, você faria?

Postby Fabiano Penz » 12 Feb 2015, 11:48

Seria mais ou menos como ter um cachorro que vai sozinho na petshop
Gostei da ideia hahahahaha,vou ver se ensino meu " zoiúdo " a fazer isso.

ric_schneider
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 18 Feb 2015, 09:33

Re: Automação do seu aquário, você faria?

Postby ric_schneider » 18 Feb 2015, 09:36

Acredito que o grande barato do aquarismo é o fato de ser um hobby com muitas possibilidades. No caso a automação do aquário é como um hobby dentro do hobby, assim como fotografar o aquário ou montar equipamentos fvm.

User avatar
Xica
Equipe AqOL
Posts: 7882
Joined: 29 Jan 2010, 18:19
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1
Location: Curitiba-PR

Re: Automação do seu aquário, você faria?

Postby Xica » 18 Feb 2015, 13:14

Eu faço parte do grupo que precisa se controlar para não ficar pondo a mão no aquário a toda hora e por qualquer motivo.
Gosto de fazer tpa, poda, replantio, limpar vidro, alimentar, inevitavelmente alterar alguma coisa.
Mas para quem tem pouca disponibilidade de tempo, automatizar o que for possível é vantajoso.
Seria mais ou menos como ter um cachorro que vai sozinho na petshop
Tive uma mestiça weimaraner que foi expulsa de dois pets, nem arrisquei o terceiro. Doida de tudo. :D

ogleari
Colaborador
Posts: 433
Joined: 03 Sep 2011, 09:23
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Atibaia / SP

Re: Automação do seu aquário, você faria?

Postby ogleari » 18 Feb 2015, 23:02

Pode-se conviver com os dois mundos.
Controle de iluminação, Temperatura, PH, CO2, Fertilização e TPAs devem ser automáticos, na minha opinião.
Alimentação deve ser manual, pelo controle de quantidade e qualidade da água; Interação com os peixes; (os meus adoram quando chego perto do aquário, eles ficam esperando por comida); Verificação se todos os peixes estão se alimentando; Momento de contemplação do seu aquário.
Lembrando que a alimentação é uma ou duas vezes por dia, ou seja, antes de trabalhar e quando voltar.
Assim é sempre possível manter a alimentação no manual.

Em situações de viagens, férias e outras situações de ausência, eu automatizo a alimentação também.
Davidson Gonçalves Ogleari
Projeto Plantado

User avatar
shgeovani
Ciclador
Ciclador
Posts: 141
Joined: 25 Sep 2007, 10:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Pacajus - Ce.
Contact:

Re: Automação do seu aquário, você faria?

Postby shgeovani » 24 May 2015, 22:02

Olá Felipe.
Acho que a TPA é um ritual sagrado, mas as demais ações podem ou devem sim ser automatizadas. (Talvez a alimentação só quando necessário.)

Sou entusiasta do FVM e também gosto muito de pensar em soluções que facilitem nossas ações.
Sou entusiasta da plataforma arduino e já pensei em fazer várias coisas pra aquários, mas infelizmente estou sem aqua no momento. Até já bolei algumas coisas, mas só em testes por enquanto.
O que você usa pra controlar seus projetos?

Abraço!
FVM... Meu hobby!!!

Todo aquario é pequeno!

Jarbas Peixoto
Planejador
Planejador
Posts: 13
Joined: 20 May 2015, 08:59
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Caconde - SP

Re: Automação do seu aquário, você faria?

Postby Jarbas Peixoto » 25 May 2015, 12:21

Eu comprei um arduíno só para arriscar nesse mundo de automação do aquário.

User avatar
Vitor Bello
Montador
Montador
Posts: 75
Joined: 20 Dec 2014, 01:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Belo Horizonte

Re: Automação do seu aquário, você faria?

Postby Vitor Bello » 25 May 2015, 22:15

Felipe,

Entendo que é um hobby dentro de outro hobby. Gosto muito disso também. Inclusive estou com uma dificuldade de montar as placas eletrônicas. As tenho desenhada, mas não tenho muito tempo as fazer.

Conhece alguém que faz?

Abraço
=====================================
Família, Aquarismo e Clube Atlético Mineiro.
Pronto!


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest