Projeto sump Tire suas duvidas!

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Thibis
Planejador
Planejador
Posts: 5
Joined: 18 Sep 2014, 12:07
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Thibis » 19 Sep 2014, 11:32

AHHAHAHAHAH

Ok, vou fazer de 5cm. E a altura da bota, 5 cm Tbm?

Como cálculo quanta água vai entrar no sistema para eu conseguir acha o diâmetro certo do tudo e a força da bomba(l/h)?

Esse sistema não faz muito barulho né?!

glaucodieter
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 25 Jan 2007, 22:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby glaucodieter » 19 Feb 2015, 21:10

Olá Pessoa!

Estou montando meu aquário de 70x40x50 com sump e Durso para silenciar a descida d'água.

Mas fiquei com dúvida sobre quais medidas dos canos utilizar para garantir o correto fluxo de água na subida e descida.

Serão 3 flanges: 1 para o Durso (descida para o sump), 1 para o Ladrão(descida para o sump) e 1 para retorno d'água do sump para o aquário.

Quais medidas utilizo? 1/2 polegada? 3/4? Faço igual em todas?

Obrigado pela ajuda e abraços!

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Junior Gorski » 19 Feb 2015, 21:52

Com botas e Canos eu sempre usei 40 mm e 3/4 para recalque, mais isso vai depender da bomba pois sei for um volume ate uns 1000 lh acredito que 1/2 de conta do recalque ai 3/4 para decida do sump!
Abraço.

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby FelipeLeite » 19 Feb 2015, 21:58

Boa noite amigos, Junior e Glauco.
Então amigo no meu eu utilizei para descida canos de 1" ( 1 polegada), para o ladrão canos de 3/4" e para o retorno canos de 1/2". Meu durso coisa bem simples mas muito funcional não me arrependo vou gravar um video do sistema em funcionamento não se houve barulho de agua tão pouco de ralo muito bom mesmo, achei que teria que ficar regulando pelo registro e tal como muitos fazem mas o registro esta do jeito que coloquei totalmente aberto, ainda tive medo também de fazer o furo e errar na parte de cima do durso para a entrada de ar não sei se foi sorte mas fiz o furo sem problemas maiores acho que foi sorte de principiante mesmo kkk
Glauco sempre que precisar e so chamar, abraços.

glaucodieter
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 25 Jan 2007, 22:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby glaucodieter » 20 Feb 2015, 15:00

Valeu Felipe e Junior!

Felipe, você acha que com cano de 3/4'' para descida seria pouco para litragem do meu aquário (140L) ?

Tava pensando em 3/4'' para a descida, mas como o seu deu muito certo com 1'', fiquei com medo de usar os 3/4''. O único problema com 1'' é que o flange é grande e não sei se o montador vai conseguir cortar o acabamento do flange para não precisar fazer uma caixa muito grande...

Mas vou conversar com o montador, quem sabe ele da uma caprichada também :D

Mais uma vez obrigado e abraços!

User avatar
FelipeLeite
Ciclador
Ciclador
Posts: 274
Joined: 19 Dec 2011, 21:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Sao Paulo

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby FelipeLeite » 21 Feb 2015, 18:08

Glauco fiz de 1/2" por desencargo de consciência mesmo mas se vai fazer o ladrão pode ir de 3/4" que vai tudo correr bem. Realmente a flange de 1" e grande a minha tive de cortar as laterais.
Desculpe se falei de 1" não sei da onde tirei isso kkkk

glaucodieter
Montador
Montador
Posts: 55
Joined: 25 Jan 2007, 22:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Rio de Janeiro

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby glaucodieter » 22 Feb 2015, 18:53

Obrigado mais uma vez Felipe!

Assim que estiver com o aquário coloco umas fotos!

Abraços!

CaioLG
Planejador
Planejador
Posts: 15
Joined: 28 May 2015, 05:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby CaioLG » 05 Jun 2015, 14:04

Olá Pessoal!!

Quero tirar uma dúvida... Estou pensando em fazer um sump meio diferente, porém estou no problema que ando lendo por aí e não entendo a necessidade de fazer Sumps enormes... Sendo que praticamente qualquer sump pequeno cabe muito mais mídia biológia que Canister

Estou a pensar no seguinte Setup de Sump em Acrílico emcima do aquario por dentro da Tampa de madeira..

Image

Sump de 30L pra Aqua de 280L, subindo pela bomba e retornando por gravidade..

O que acham? muito triste a idéia? :lol:
Faria de acrílio pra ficar leve e com rebaixos em baixo pra se encaixar no formato do Aqua, retirando todo o Sump de uma vez se precisar de uma manutenção mais braba..

Não necessariamente as aberturas serão dos tamanhos na imagem, é só para ilustrar a idéia, depois faria calculos de vazão pra acertar se a idéia fosse boa..

Obrigado!!
Abraços

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Junior Gorski » 05 Jun 2015, 19:02

Funciona sim apenas a estética pode ficar um pouco afetada!
Abraço.

CaioLG
Planejador
Planejador
Posts: 15
Joined: 28 May 2015, 05:03
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby CaioLG » 06 Jun 2015, 04:53

Junior, devido a este sump ser de pequena altura, ele irá ficar por dentro da Tampa de madeira superior do Aquário, sendo assim não atrapalharia na estética..

Minha maior dúvida era sobre o tamanho, sempre vejo gente que usaria um SUMP de uns 150L por exemplo pra um Aqua desse porte, sendo que esse planejamento que fiz é para 30L, visto que não contém espaços "ociosos" de chegada e saída da água, são basicamente filtragem apenas..

Então a regra, na verdade é ter bastante espaço pra mídias e filtrantes e não ter um SUMP com quanto mais litragem melhor, certo? Visto que nesse caso de Sump reduzido, eu poderia ter um espaço líquido livre pra 15 a 20L de Cerâmica, dependendo da montagem dos outras filtragens o que é um belo de um espaço!!

Não vejo a hora de tentar colocar em prática, só falta o Aqua :lol:


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest