Projeto sump Tire suas duvidas!

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Junior Gorski » 19 Sep 2013, 19:06

Bom vou postar um projeto de sump para que possam copiar e entender o seu funcionamento!

Esquema do sump
Image

Image

Image

Image

Image

Bom gente esse sump é pra um aquário ate 800 litros.
Alem de maior capacidade filtrante e biológica maior pode colocar os equipamentos escondidos!
ex: de como entra água pro sump ( com bota de vidro)
Image
Como cano (igual ao meu)
Image

Que não queira furar o vido do fundo da furar o vidro traseiro.
Para acabamento pode ser usado flange e cotovelo pintado com tinta preta epóxi, isso para que esta com aquario montado, se o aquario estiver desmontado da para mandar fazer bota como o esquema abaixo!

o esquema do furo traseiro!
Image


Essa é a foto do meu sump,s que uso.
Este tinha 65 cm X 40 cm X 50cm
Image

Este tinha 50 cm X 40 cm X 45 cm

Image

Este tinha 60 cm X 50 cm X 45cm

Image



Meu sump atual do Black Rocks to Malawi
Medidas 100 cm X 55 X 45 cm

Image

Bom gente em minha experiencia mídia biológica nunca é demais, usar boas mídias químicas e curtir seu aquários.

Qualquer duvida é só perguntar.
Espero te ajudado !
Abraços .

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Marcio Vargas » 19 Sep 2013, 20:10

Muito bom Junior!!!!!!!!!

Certamente ajudará muitos a construir o seu.


Deixo meu testemunho, depois de mais de 15 aquários fiz o primeiro com sump, e não utilizarei mais outro sistema. É muito pratico e eficiente.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Junior Gorski » 19 Sep 2013, 20:17

Com certeza Marcio eu já uso a muito tempo e não troco já tive ate em plantados!
Valeu amigo!
Abraço.

User avatar
Tiago SC
Ciclador
Ciclador
Posts: 290
Joined: 25 Jun 2013, 13:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Mossoró / RN
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Tiago SC » 20 Sep 2013, 00:32

Quanto perlon :shock: Falando em perlon... uma dúvida, não tem problema dele estar abaixo do nível d'água? O meu quando fiz eu deixei acima do nível, mas vou ter q reformar essa parte por como acabou ficando muito na beirada da divisória, a água esta passando por cima dela, vou ter q, ou baixar o nível do perlon, ou colar mais um trecho para subir a divisória, qual você me indicaria? Meu sump tem 125L 50x50x50, bomba de 4000L/h Atmna ph-4000, temostato 200W e 15L de cerâmida da Ista.

Segue uma foto.

Image
"Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida."

Plantado Low Tech. 250L + Sump 125L
Cubo Plantado. 87,5L + Sump Traseiro 37.5L

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Junior Gorski » 20 Sep 2013, 00:41

Amigo no aquário doce o perlon tem que ficar dentro da água no marinho que se usa ele por passagem, o seu sump eu colocaria mais perlon e retiraria o aquecedor pode colocar onde esta o termômetro, onde esta o aquecedor eu colocaria o perlon e ai só colocar um cano para que a caída da água seja uns 5 a 10 cm dentro do sump para melhorar seu nível de o2 e assim a filtragem!
Uso bastante perlon para ter uma boa filtragem mecânica e ela é colonizada por bactéria que ajudam a degradar a sujeira!
Abraço.

User avatar
Tiago SC
Ciclador
Ciclador
Posts: 290
Joined: 25 Jun 2013, 13:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Mossoró / RN
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Tiago SC » 20 Sep 2013, 00:47

Só confirmando que acho q não entendi bem, devo por o cano uns 5~10cm abaixo do nível da água é isso? Com essa queda d'água da flauta esta prejudicando o nível de O2?
"Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida."

Plantado Low Tech. 250L + Sump 125L
Cubo Plantado. 87,5L + Sump Traseiro 37.5L

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Junior Gorski » 20 Sep 2013, 00:49

Não amigo apenas quando a bolha e solta pelo cano o nível de o2 é maior pois borbulha dissolvendo mais o2!
E parabéns pelo seu sump muito criativo!
Abraço.

User avatar
Tiago SC
Ciclador
Ciclador
Posts: 290
Joined: 25 Jun 2013, 13:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Mossoró / RN
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Tiago SC » 20 Sep 2013, 00:56

Ah certo, obrigado pelas infos, não sabia essa do perlon em água doce ter que ser submerso.
Obrigado! Consegui economizar uma baita grana usando esses porcelanatos, custo desceu de R$220 para uns R$60 (isso só a estrutura -vidros x porcelanatos ) e ainda tem o bônus, que o Bruno Caron falou que eu nem tinha percebido, da possibilidade da parte de trás dos porcelanatos por serem porosos serem colonizados por bactérias, apesar que como são peças de alta qualidade a porosidade é pouca ( tanta que acima do nível d´água é sequinho ) mas qualquer coisa já é lucro :lol:

Abs!
"Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida."

Plantado Low Tech. 250L + Sump 125L
Cubo Plantado. 87,5L + Sump Traseiro 37.5L

User avatar
Tiago SC
Ciclador
Ciclador
Posts: 290
Joined: 25 Jun 2013, 13:51
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Mossoró / RN
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Tiago SC » 20 Sep 2013, 01:16

Ah sim, esqueci de comentar, o nível da área de recalque não esta tão alto, estou deixando no mesmo nível da divisória então aumentou consideravelmente a queda da áre das cerâmicas para a do carvão o que ocasiona uma profusão de bolhas, o mesmo ocorre na bota de queda, onde eu regulei para ficar um pouco mais baixo exatamente para formar uma grande quantidade de bolhas. A foto não esta muito boa mas da para perceber.

Ps.: ainda vou trocar essa grade de proteção, a vazão dela ficou pequena e a água esta tendo que passar por cima dela, vou verificar se da pro gasto isso pois não quero deixar a vazão da bomba ao máximo.

Image
"Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida."

Plantado Low Tech. 250L + Sump 125L
Cubo Plantado. 87,5L + Sump Traseiro 37.5L

User avatar
Junior Gorski
Populador
Populador
Posts: 1958
Joined: 13 Jan 2008, 17:37
Photography Portal AqOL: 16
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 3
Location: Curitiba/PR
Contact:

Re: Projeto sump Tire suas duvidas!

Postby Junior Gorski » 20 Sep 2013, 10:07

Assim amigo tudo vai ajudando mesmo sendo pouco poroso já ajuda, na que caída tenta alguma grade ou ate mesmo tela que não tranque sua caída!

Mais uma parabéns pelo projeto!
Abraço.


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest