Sistema de TPA Automática

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Sistema de TPA Automática

Postby Aqua MP Brasil » 09 Jan 2013, 03:08

Falae pessoal, Já faz um tempo que montei esse sistema e em fim posso falar que é bem funcional.
Claro que para uns é impossível sentar a marreta na parede, passar tubulações pra lá pra cá e etc....
O que para mim não foi problema, pois parece que tudo se encaixou. A caixa d'água próximo, as obras
de fim de ano em casa, em fim: Juntei o útil ao agradável e ai está.

É bem básico, se resume a uma BOIA d'água no filtro e pronto! (Dessas de caixa d'água).
Porém, deu uma diferença enorme no dia dia e no aquário com certeza. Em dias quentes aqui no RJ (Rio 40°)
costumam evaporar diariamente cerca de 20 litros dos 800 que o aqua possui.

Fotos em breve, por enquanto vejam um pequeno esboço do sistema:
Image
No meu caso, eu deixo a BOIA que vem direto da caixa d'agua dentro do filtro (Sump) que é aonde se dá a
variação de nível da água do aquário. Deixei também uma bica / Ralo, que vai diretamente para o quintal,
assim eu posso estar re-utilizando essa água para aguar as plantas entre outros afins, já que uma TPA de 20%
nesse aqua seriam quase 200 Litros. E jogar sempre toda essa água fora seria um crime...

Em aquários não furados (como o meu) pode ser feito dessa forma:
Image
Na retirada da água para o filtro usa-se o Overflow, Já na bica / ralo pode ser feito o sifão simples,
como esses de esvaziar as piscinas, só que com um registro na ponta. Assim, fechando, obviamente, a água para, e
o sistema se manterá cheio assim permitindo o fluxo e sempre que abrir a água desce novamente.

Mais um detalhe da boia:
Image

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E é só amigos, comentários, ideias (Construtivas) serão sempre bem vindos. Abraços Image



LEMBRANDO:

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII Meus principais Tóticos IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Montagem de aquário 200x60x60:............................................... AQUI
Montagem de SUMP 80x40x40:................................................... AQUI
Caixa-Lago 1.000L + Filtro Balde 100L = Água Cristalina:.....................AQUI
Sistema de TPA Automática:......................................................AQUI
Ração de Camarão Seco (Fresco):................................................AQUI
Criação e reprodução de Tenébrios Gigantes: ..................................AQUI
Minhocasa - Composteira:.........................................................AQUI
Reprodução de Cascudos:..........................................................AQUI
Last edited by Aqua MP Brasil on 20 May 2013, 20:05, edited 1 time in total.
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Sistema de TPA Automática

Postby Bruno Caron » 09 Jan 2013, 07:59

Sistema inteligente, simples e funcional, porém ainda teria as sifonagens de fundo. Embora não sei qual seria essa rotina em um aquário desse porte.
Outro ponto, para lugares de temperatura mais amena, talvez a evaporação não seja tão acentuada, e uma dica seria deixar uma bomba ligada a um timer, onde essa jogaria para o Re-Uso a água segundo uma programação de horário prévia...

Todavia parabéns pela implementação do sistema em seu aquário!

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Sistema de TPA Automática

Postby Aqua MP Brasil » 09 Jan 2013, 11:50

Fala Bruno, hehe por incrível que pareça a sinfonagem é uma das coisas mais simples.
Eu uso uma mangueira de 1", e como o sump fica logo a baixo, coloco uma ponta da mangueira
nele e vou sinfonando como se estivesse no balde normalmente, a diferença é que o balde não enche :D
Depois é só retirar a camada de sima do perlon e boa.

Quanto a lugares de temperatura amena; A água evapora pouco, mas como eu sitei, posso estar utilizando
a água da TPA para diversos afins como: molhar as plantas, lavar o quintal, "calçada" (o que eu não faço, e não entendo pq fazem...)
Ainda mais a bica/ralo indo direto para o quintal, o que facilita demais.

Parece legal hein Tem algum esquema desse seu projeto ai? De onde viria essa água, ficaria em algum compartimento?

Abraço e valeu mesmo.
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Sistema de TPA Automática

Postby Bruno Caron » 09 Jan 2013, 22:29

Não, não, sem esquema definido, só imaginei uma forma de dispensar a água.
Nesse projeto meu o que pretendo é usar a ideia do Rafael Campassi e do Marcio Vargas, deixando uma boia magnética no compartimento da bomba no sump e uma pequeno reservatório só pra repor a evaporação, não necessariamente seria para substituir a TPA, porém como é um divisor de ambiente ainda estou estudando por onde passar a mangueira do reservatório extra. Pretendo usar um galão de 20 litros ou então fazer um reservatório de vidro mesmo...
Pena que na minha casa não posso fazer nenhuma alteração civil mais acentuada, pois senão com certeza traria um ponto de água próximo ao aqua.

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Sistema de TPA Automática

Postby Aqua MP Brasil » 15 Jan 2013, 14:55

Po quando se tem condições de passar tubulações e etc é booom demais esse
esquema da BOIA d'água vindo direto da caixa d'água. Acho que foi a melhor coisa que eu já fiz.
O aqua está outro. todo dia troco pelo menos 40 litros.
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
brunovh
Colaborador
Posts: 131
Joined: 29 Dec 2008, 19:09
Photography Portal AqOL: 7
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Manaus - AM

Re: Sistema de TPA Automática

Postby brunovh » 15 Jan 2013, 15:28

Po quando se tem condições de passar tubulações e etc é booom demais esse
esquema da BOIA d'água vindo direto da caixa d'água. Acho que foi a melhor coisa que eu já fiz.
O aqua está outro. todo dia troco pelo menos 40 litros.
Ai vc só abre o ladrão e deixa a agua sair e a boia encher na hr certo ?? realmente a idéia é muito boa ... no meu caso na daria para quebrar a parede para fora de casa... o velho ia me incomodar horrores... ehheheh... mas vou pensar em algo do tipo... se colocar uma bomba com timer para tirar a água esse sistema realmente vira um sistema de tpa automático muiiiito legal!!!

Higor_Nunes
Planejador
Planejador
Posts: 1
Joined: 17 Jan 2013, 12:09
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: Sistema de TPA Automática

Postby Higor_Nunes » 17 Jan 2013, 12:23

Muito legal o sistema!
Estou bolando algo muito parecido aqui, a diferença é que a água se troca continuamente, num volume que compense a evaporação e que faça a TPA também.
No meu projeto, a água que desce da caixa cai direto no aquário principal, havendo um dreno no último estágio do sump, a altura do dreno é a altura da linha d'água do sump, a água é descartada num canteiro no jardim.
Fiz uma interrupção na tubulação que desce para o aquário, na lateral da casa, para colocar uma estação de filtragem, para filtrar o que for preciso (carvão, desnitrificação, remoção de fosfatos/silicatos, etc.).
Já fiz a quebradeira, agora só falta lixar/emassar/pintar os rastros de cimento.
O fluxo deve ser regulado com o ajuste da torneira, para ficar no gotejamento/fio d'água desejado.

User avatar
Aqua MP Brasil
Colaborador
Posts: 622
Joined: 18 Jun 2008, 18:59
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: Sistema de TPA Automática

Postby Aqua MP Brasil » 19 Jan 2013, 16:18

show de bola higor é uma tb, entendi o esquema que vc falou. qual o setup do seu aqua? abs
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

User avatar
Tiago Watanabe
Montador
Montador
Posts: 92
Joined: 29 Oct 2012, 00:47
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Santo André - SP

Re: Sistema de TPA Automática

Postby Tiago Watanabe » 19 Jan 2013, 17:44

Eu vejo esses projetos e olho onde moro (apartamento) e penso, só quando tiver uma casa mesmo.

Muito bem elaborado. Algo que gostaria de colocar, como seria fazer uma troca total de água constantemente como se fosse um rio? Ajuntando com a ideia do Bruno, não daria para essa água que sai voltar para uma outra caixa e passar por um filtro e voltar ser usada?
Estava lendo uns relatos que isso ajuda muito a fauna a se desenvolver, mas não tinha flora inclusa no processo, era um sistema de criação separado para testes.

User avatar
fernandodebh
Montador
Montador
Posts: 32
Joined: 20 Apr 2008, 13:52
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Belo Horizonte-MG

Re: Sistema de TPA Automática

Postby fernandodebh » 21 Jan 2013, 21:07

Muito legal Marcus. Parabéns. Uma dúvida: você usa anti-cloro ou algo parecido nesta caixa d´água? Seu aqua é de água ácida ou alcalina? Abraços.
Saudações


Return to “Faça Você Mesmo - FVM”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest